Tratamento para hipertensão do jaleco branco

Feita por >Afonso · 9 nov 2015 Hipnose

Vi um depoimento de pessoa com esse distúrbio e ela procurou a hipnose e regressão para resolver o problema.

A melhor resposta 9 NOV 2015

Olá, Afonso. A "síndrome do jaleco branco", que pode ocasionar, inclusive picos hipertensivos é tipo de fobia (a iatrofobia - medo de médicos) e a pessoa também pode apresentar taquicardia, desconforto geral, sudorese excessiva e outros tipos de problemas somáticos quando é obrigado a comparecer a um consultório médico ou hospital. Geralmente quando se conversa com a pessoa ela admite que seu medo excessivo e não consegue especificar muito bem o seu porquê. Muitas vezes a pessoa sabe que seu medo é irracional, mas não consegue evitar o desconforto. É um distúrbio causado pela ansiedade e a hipnose pode ser de grande ajuda, assim como a Terapia Cognitivo comportamental. Cuidado, porém, com profissionais que prometerem curas milagrosas e rápidas. A melhora do paciente dependerá de sua dedicação e esforço e de um trabalho conjunto com o profissional de psicologia e, dependendo do grau de ansiedade do paciente, inclusive de tratamento medicamentoso. Espero ter ajudado. Um abraço.

Edith V. C. Andrade Psicólogo em Nova Iguaçu

79 respostas

11 NOV 2015

Bom dia Afonso
Esse tipo de reação é bem comum e você não está sozinho nisso. A notícia boa é que tem solução, que poderá vir pela hipnose ou usando outras ferramentas e técnicas de psicoterapia. Eu particularmente uso a dessensibilização sistemática que faz parte das técnicas da linha de abordagem cognitivo comportamental.
Espero ter ajudado.
Abraço, Sílvia Tigre

Silvia Tigre Noé Psicólogo em Recife

9 respostas

11 NOV 2015

Afonso, a Hipnose é uma técnica autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP N.º 013/00) disposta numa resolução que autoriza o seu uso de forma a auxiliar o trabalho do Psicólogo, portanto, é necessário que o profissional esteja habilitado para isso. Por se tratar de uma alteração causada por extrema ansiedade, a hipnose pode ajudar desvelar a causa. Mas vale lembrar que esta técnica pode não ter efeito com todas pessoas.

Mariana Di Zazzo Psicólogo em São Paulo

22 respostas

10 NOV 2015

Boa tarde Afonso. existe um fundamento para tal "fobia" que requer maior aprofundamento. Na minha opinião não adianta tratar o problema sem investigar a causa. Antes de "solucionar o problema" investigue o porque disso estar ocorrendo. Recomendo que procure ajuda dos profissionais de psicologia, para entender de onde e como surgiu. Abraços

Iara Enilda Araújo Psicólogo em Fortaleza

23 respostas

10 NOV 2015

Caro Afonso,
os profissionais de psicologia divergem muito quanto a embasamento teórico para seu trabalho. Consequentemente as práticas utilizadas em consultório são muito variadas e cada profissional opta por aquela que considera ter um melhor embasamento teórico e ser mais efetivo. Eu, por exemplo, sou analista do comportamento e para esse tipo de caso uma das técnicas utilizadas é a dessensibilização sistemática (porém nunca deve ser utilizada sem acompanhamento psicoterápico como fazem profissionais mal informados sobre analise do comportamento). Profissionais de outras abordagens vão utilizar outras técnicas, pois acreditam que têm melhor embasamento teórico e produzem resultados de maneira mais efetiva. Diante desse dilema, sempre sugiro que converse com um profissional de psicologia clinica da sua confiança, ou com alguns profissionais. Escolha o profissional que melhor lhe explicar e convencer como funciona e o porque daquela opção de tratamento. E cuidado, muitos profissionais são especialistas convencer pessoas com curas milagrosas.

ACP Análise Clínica de Psicologia Psicólogo em Brasília

3 respostas

10 NOV 2015

Afonso, o ideal seria você procurar tratamento psicoterápico na Abordagem Comportamental, quer seja análise do comportamento ou Cognitiva comportamental, que lhe ajudará a resignificar e superar seus medos.

Clínica Séfora Medina Psicólogo em Fortaleza

15 respostas

10 NOV 2015

A hipnose pode ajuda-lo a transpor facilmente esta fobia. Procure ajuda,ok?
Um abraço fraterno, Sandra Elena Carosio.

10 NOV 2015

O interessado deve ser tratado com o método adequado a ele, os já citados, bem como a dessensibilização sistemática estão indicados. Henrique Evangelistas