tenho ansiedade e sinto que estou a desenvolver transtorno de pânico

Feita por >ines · 2 fev 2023 Ansiedade

Sempre convivi com ataques de ansiedade desde os meus 13 anos por causa da morte do meu pai e por causa das tentativas de suicídio da minha mãe, eles pararam quando comecei a trabalhar e a ser mais sociável. Em Junho meti o implante anticoncepcional e desde aí tive vários ataques de choro e pensamentos depressivos. Tirei o há cerca de uma semana. Só que houve cerca de 2/3 dias que eu pensei que preferia morrer do que viver nesta angústia, esses pensamentos trouxeram me muita ansiedade, porque eu não quero fazer nada de mal comigo. Falei com um psiquiatra e ele receitou me sertralina por eu ter um transtorno de ansiedade generalizada, mas os efeitos foram horríveis então eu parei e tenho tido ataques de pânico (há cerca de uma semana) todos os dias e incontroláveis. E quando paro de os ter começo a ter pensamentos depressivos o que me volta a dar ataques de pânico. As vezes eu penso “quero morrer” e só começo a chorar e não consigo parar porque parece que isto não vai acabar. O que pode ser?

A melhor resposta 6 FEV 2023

Oi Inês
Sim... voce precisa se restabelecer, se curar da tua ansiedade, angústia; para de se maltratar, de fazer coisas que só te causam mal estar. Psiquiatras receitam medicamentos... não vão ser estes que vão te curar... remédios apenas podem remediar e na maioria das vezes, só pioram o quadro.
Precisa entender o que está acontecendo e resolver.
Os sintomas são apenas a indicação de que precisa mudar coisas na sua vida; está deixando de fazer o que deveria fazer.
A vida é ciência exata... se faz o que ela pede, tem saúde e prosperidade; se não faz, tem a doença e as dificuldades.
Faça Psicoterapia.

Abraços

5826 respostas

3 FEV 2023

Oi Ines! Obrigado por escrever. Certamente será muito gratificante, enriquecedor, esclarecedor, conhecer mais detalhadamente os contextos que geraram o presente texto. Implante anticoncepcional pode envolver várias reflexões, que possam por questões morais, religiosas, de amplitude de vida, assim como por questões hormonais.
Será bom conversar mais profundamente.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, primitivo, bárbaro, se faz um deles.

8654 respostas

3 FEV 2023

Olá Inês, para que você responda seus questionamentos é preciso entender mais o seu contexto. Pelo seu relato você passou por situações difíceis e isso pode tirar a clareza de outras situações. Fico a disposição para ajudá-la, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

3 FEV 2023

olá! Voce estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém