Sinto que ando muito estressada no trabalho. O que fazer?

Feita por >Ana · 19 mai 2016 Stress

Olá! Trabalho em una empresa de telemarketing há dois anos e estou muito estressada. Quando lembro que tenho que ir pra lá, choro. Quando estou lá fico muito irritada com os clientes. Eu mudei muito depois que entrei lá. O que devo fazer? Existe alguma chance de eu conseguir um afastamento via INSS?

A melhor resposta 19 MAI 2016

Ana, bom dia! É importante você compreender o que lhe traz esta angústia e stress (é a cultura organizacional, as pessoas, os procedimentos, a área de atuação...) e procurar primeiramente uma ajuda de um psicólogo em sua cidade para conhecerem juntos estas emoções, sentimentos e pesos atribuídos. Nessa hora devemos respirar fundo ou mesmo trabalhar formas em seus ajustamentos criativos de lidar com os estas situações. Assim, procuremos controlar esse sentimento em nós, em de acordo com a nossa forma de ser, sentir e viver que é única! Não há uma solução ou uma resposta imediata que podemos lhe oferecer, apenas lhe indicar que se for possível, e do seu interesse, buscar um processo terapêutico na sua cidade. A psicoterapia é um processo único e individual que se desenvolve através de uma relação terapêutica entre paciente e psicoterapeuta e que possibilita transformação e consciência acerca de sua vida, suas relações, seu jeito de ser! Existem algumas linhas de trabalho dentro da psicologia, mas todas buscam a melhora significativa do paciente seja Psicanálise, Gestaltista, Junguianos, Lacanianos, TCC, todos são psicólogos. O Importante é você encontrar qual a melhor linha e Psicoterapeuta que você se identifica! Não existe certo ou errado! Mas encontrar a melhor forma de compreender a queixa, o mundo e a sua forma de lidar com o mundo. Espero ter lhe ajudado! Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

26 MAI 2016

Oi Ana!! Trabalhar com esse tipo de serviço, com pessoas de perfis diferenciados, causam estresse com o tempo. As pessoas atualmente estão impacientes, e pouco se preocupam com as respostas mal dadas. O ser humano veio ao mundo para buscar satisfação nas coisas e nas pessoas. Esse trabalho é uma ponte muitas vezes para o outro expôr seu pensamento a favor ou contra algo.Há pessoas que tem prazer porque precisam explodir, e com quem não é visto, nem conhecido fica mais fácil. Por esse motivo seria importante procurar um profissional para aprender a lidar com determinadas questões, para se fortalecer psiquicamente e poder falar outras demandas. Atenciosamente, psicelestemartins.

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

23 MAI 2016

Olá, Ana! É muito comum esse nível de estresse de quem trabalha em telemarketing. Penso que o melhor pra você é, buscar ajuda de um profissional em psicologia para avaliação. Os sintomas que você apresenta, pode estar associados a fatores de sua vivencia. Portanto, é importante uma investigação psicológica.

Silvane dos Reis Rodrigues Psicólogo em Rio de Janeiro

27 respostas

23 MAI 2016

Olá Ana,
Imagino como você deve estar se sentindo esgotada... e esse sentimento realmente é muito ruim e pode estar influenciando negativamente não apenas sua vida profissional como também a pessoal.
Me parece que este sentimento está te paralisando, a ponto de a melhor saída aparente ser o afastamento pelo INSS. No entanto, quero te dizer para não desistir de você! Procure a ajuda de um profissional para avaliar o seu caso.
Acredito que durante o processo terapêutico você encontrará várias outras alternativas para a sua queixa.
Espero ter ajudado, e conte sempre conosco! :)

Camila Evangelista Psicólogo em Goiânia

9 respostas

20 MAI 2016

Algumas profissões tem tarefas bastante desgastantes e a profissão de telemarketing é uma das que as pessoas podem se sentir mais estressadas. Até mesmo pela própria atividade do trabalho de estar sempre lidando com o público e exigir do profissional paciência e equilíbrio psicológico para lidar com os clientes.

Seria interessante procurar um psicólogo que trabalhe com orientação profissional para que ele possa investigar com você o que pode estar te estressando e desmotivando. Para que você possa mudar isso e se sentir melhor tanto no trabalho como na vida pessoal (pois muitas vezes isso acaba atrapalhando a vida pessoal também).

Além disso, o psicólogo pode te ajudar a descobrir o que você quer alcançar em sua carreira e fazer um planejamento de carreira junto contigo. ;)

Silvia Correa dos Santos Psicólogo em Curitiba

5 respostas

20 MAI 2016

Bom dia Ana, diante do seu relato, algumas reflexões ficaram para mim e quero colocá-las para você. Primeiro, trabalhar em uma empresa de telemarketing vai de encontro aos seus objetivos de vida e profissionais? Como você chegou neste trabalho? No seu ambiente de trabalho, o que é mais difícil para você conviver? E o que é mas prazeroso?
Você está em um mercado que é conhecido pelo alto nível de entrada e saída de funcionários, ou seja, não é todo mundo que tem um perfil que se adeque a esse mercado. Mesmo assim, em todos os lugares que você for, irão existir aspectos positivos e negativos, o importante é saber como você decide conviver com isso. Onde você coloca mais atenção e energia, não só no ambiente de trabalho, mas em todos os setores da vida, no difícil e desagradável ou no lado prazeroso da situação? Onde está o seu foco? Esse é apenas um dos aspectos que você pode trabalhar para diminuir seu estresse. Também poderá aprender a desenvolver habilidades para lidar com esse estresse e com a ansiedade que dele resulta, o que também irá lhe ajudar. Se estiver na região de Curitiba, entre em contato, ficarei feliz em poder ajudá-la.

Carpeendi Psicologia Psicólogo em Curitiba

34 respostas

20 MAI 2016

Olá Ana. Às vezes o trabalho pode ser uma fonte de stress. O cotidiano, as pessoas, as tarefas que temos que realizar. Mas a forma como reagimos a esse cotidiano também tem que ser levada em consideração. Como estamos levando o nosso dia-a-dia, o que fazemos com nosso tempo livre, por onde andam os nossos sonhos, enfim por onde andamos...
Talvez este seja um bom momento para você pensar o que está acontecendo com a sua vida como um todo. Talvez este seja um bom momento para conversar com um profissional que te ajude a enxergar melhor a situação, para que possa tomar decisões de uma forma mais tranquila e mais consciente. Então pense nessa possibilidade. Uma psicoterapia individual pode ser um excelente espaço para você compreender melhor o que está acontecendo na sua vida.

Andrea Tissenbaum Psicólogo em São Paulo

2 respostas

20 MAI 2016

Ana, bom dia, procure uma orientação profissional, invista na sua formação para que possa trocar de emprego, acredito que necessita dos seus vencimentos. Um projeto para o futuro sempre é uma luz que ajuda a gente a viver o presente com melhor qualidade, uma vez que sabemos que temos um prazo para estar naquela situação.

Elizabeth Barbosa Psicólogo em São Paulo

35 respostas

20 MAI 2016

Ola Ana!
Os sintomas de stress como cansaco, choro e irritabilidade podem estar associados a muitos fatores no contexto que voce esta vivenciando. Voce fala de muitos sintomas que estao causando desconforto e sendo assim a possibilidade de se afastar do trabalho pelo INSS esta sendo a unica saida .Seria bom voce procurar um profissional e fazer uma avaliacao medica bem e psicologica pra trabalhar outras .perspectivas que nao se resumem somente ao trabalho.

Cristiane Cabreira Psicologia Psicólogo em Florianópolis

38 respostas

20 MAI 2016

Olá... Significado de que está fazendo algo sem prazer, vc saberia me dizer o q te dá prazer em realizar na vida? Pois bem muito provavelmente será esse o tipo de trabalho que se ajusta na sua personalidade. Boa sorte!

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

19 MAI 2016

Olá Ana, você está vivenciando algo que está lhe movendo desta forma em seu trabalho, o que pode ser? Identificar os elementos que tem força neste seu sofrimento é uma possibilidade de começar a compreender seu estado atual..Um psicólogo(a) poderá juntamente com você pensar o que você quer, o que você pode e o que te conecta com a situação atual ou uma outra possibilidade de trabalhar por exemplo.. Tente identificar o que a move para um futuro profissional? Você pode escolher através daquilo que você se identifica a partir do conhecimento sobre qual caminho a seguir.. Pense... O que você pode fazer para ficar neste trabalho? O que você pode fazer para buscar outras oportunidades? Você dará conta e tem meios para isso acontecer? Busque ajuda e tudo ficará melhor... Um forte abraço!!

Psicóloga Katia Janete Egerland Souto Psicólogo em Florianópolis

39 respostas

19 MAI 2016

Olá Ana!
Parece que a sobrecarga e o estresse deste trabalho está interferindo tanto em sua saúde que se afastar via INSS é a única solução que vem em sua mente para conseguir se livrar deste ''problema'' que se tornou o seu trabalho.
Primeiramente, é importante você buscar a ajuda de um Psicólogo para fazer avaliação do seu caso, muitas vezes com o apoio de um profissional conseguimos lidar de maneira diferente com o que nos traz sofrimento.
Existe sim um esgotamento mental em função do estresse do trabalho, mas muitas vezes outros aspectos da nossa vida ou de nosso âmbito profissional estão contribuindo com o estresse e sofrimento, e sozinhos não conseguimos perceber, acabamos generalizando aquela dor a um único motivo e uma única solução.
Realizando esta avaliação o psicólogo poderá também encaminha-la para um médico psiquiatra, ele poderá verificar a intensidade dos seus sintomas (agressividade, irritação, choro, estresse) e a interferência dos mesmos em sua vida e sua saúde, determinando a melhor forma do seu tratamento, seja medicamentoso, afastamento ou acompanhamento terapêutico.
Procure a ajuda de um profissional.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo