Sinto que ando perdendo meus sentimentos.

Feita por >Jao · 2 jun 2023 Abordagem psicológica

Já faz tempo que venho percebendo isso, e é uma condição que esta retamente me incomodando muito, pois eu lembro como eu era antes e não consigo sentir como antes. uma das ultimas vezes que eu senti que realmente que amava alguém foi no enterro do meu pai a dois anos, e mesmo assim, foi muito pouco, no outro dia eu já sentia estar bem para continuar a minha vida como se nada tivesse acontecido.
Com meus familiares, eu demonstro afeto e expeço que os amos, mas eu faço isso pois sei que eles sentem, mas eu não, sinto que se eles morrem hoje, eu vou talvez chorar um pouco e nem isso eu tenho certeza, mas sei que rapidamente vou seguir enfrente, mas no fundo eu sei que os amo.
Percebi também que eu não me abalo igual as outras pessoas, sempre sinto indiferença em situações boas ou ruins, situações que vejo as pessoas ao me redor pularem de alegria ou se desesperarem, lido com ambas com muita calma e uma sensação de indiferença .
Eu sou uma pessoa que passou por muita preção sempre, dês de muito novo, divórcios e brigas do meus pais, falecimento do meu pai, brigas geradas por parte de minha mãe, vendo familiares sofrendo por dividas e etc.
Com amigos já não é aquela emoção e alegria de estar com eles, nunca me isolei, mas sinto que sempre estou em busca de emoções e algo que me de um prazer momentâneo, então eu fumo e bebo, não ao ponto de cair, mas o suficiente para me divertir, e só com isso sinto um pouco de alegria e consigo aproveitar o role, se eu ficar em casa eu sou consumindo por todos esses pensamentos.
tenho muitos pecos de energia e criatividade, dias que acordo bem e outros que estou destruído mas o pior são os dias que estou irritado e não consigo achar o motivo, é como se nada tivesse bom e tudo me estressasse.

A melhor resposta 8 JUN 2023

oi! você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

6 JUN 2023

meu caro o tabaco, devido à nicotina pode amenizar seu estresse em um primeiro momento, mas não para por aí o resultado pode ser uma piora de saúde ok

Henrique Rezende Psicólogo em Belo Horizonte

43 respostas

4 JUN 2023

Precisávamos conversar mais para entender o que se passa contigo.
Pode ser reação normal, frente ao que passou, aprendeu a lidar com as perdas de forma natural.
Voce não perde sentimentos, eles estão presentes, apenas que voce pode estar bloqueando eles, justamente para não sofrer.
Precisa aprender a deixar eles fluírem com naturalidade, compreendê-los para assim, poder ressignificar acontecimentos.
As emoções e sentimentos precisam ser compreendidos e resolvidos; são forças, energias naturais que vão e vem, mas se voce sufoca, quando rompe a resistência pode provocar muita destruição.
Faça Psicoterapia para tratar seu emocional
Abraços

5920 respostas

3 JUN 2023

Olá.
É fundamental a compreensão que somos nós quem projetamos as percepções que temos do mundo. O mundo não é aquilo que vemos e sim aquilo que projetamos para fora de nós. Então, se você projeta ausência de afetos é isso que você irá experimentar em tua experiência diária.
O caminho é você olhar para dentro e ver o que está te levando a sentir da forma como está sentindo.
Abraço.

Consultório de Psicoterapia Regressiva Pedro do Nascimento Psicólogo em Curitiba

71 respostas

3 JUN 2023

Olá Jao! Obrigado por escrever. Seu título dá o sinal que precisa de maior atenção. Quem sente que anda perdendo, sente. Teus relatos indicam a associação entre acontecimentos de vida, certa anestesia para com as emoções, assim como sinais de irritação, baixa energia, criatividade, bebida, ato de fumar, a citação da hipótese do isolamento. Esses fatos sugerem que você precisa conversar metodicamente com um de nós, psicólogos. Lute com todas as tuas forças para não se isolar, caso não tenha, introduza atividade física em sua rotina, mantenha o máximo possível de contato real, com pessoas éticas, saudáveis, evitando os hábitos ruins que você já citou.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8767 respostas

3 JUN 2023

Olá, João. Agradeço por compartilhar suas preocupações e experiências conosco. Parece que você está passando por um período difícil e percebeu uma mudança em suas emoções e capacidade de sentir afeto. É compreensível que essa condição esteja lhe incomodando bastante.

Com base no que você descreveu, pode ser útil explorar esses sentimentos com mais profundidade. Como psicólogo, meu objetivo é ajudá-lo a entender melhor suas emoções e encontrar estratégias para lidar com elas.

Uma possível explicação para o que você está vivenciando pode estar relacionada às experiências difíceis pelas quais você passou desde a infância, como os divórcios, brigas familiares e o falecimento do seu pai. Esses eventos podem ter deixado marcas emocionais em você, resultando em uma sensação de indiferença ou dificuldade em vivenciar sentimentos intensos.

É importante ressaltar que cada pessoa é única e a forma como cada um lida com as emoções pode variar. Alguns indivíduos podem demonstrar afeto de maneiras diferentes, e a ausência de reações emocionais intensas não significa necessariamente que você não ame seus familiares.

No entanto, se esses sentimentos de indiferença e falta de emoção estão lhe causando angústia, seria benéfico buscar o suporte de um profissional, como um psicólogo. Ele poderá ajudá-lo a explorar mais a fundo essas questões, compreender melhor suas emoções e desenvolver estratégias para lidar com elas de maneira saudável.

Lembre-se de que não há nada de errado em buscar ajuda quando enfrentamos desafios emocionais. Estou aqui para apoiá-lo e auxiliá-lo neste processo.

Paulo Eugenio Ferreira Rocha Psicólogo em Taubaté