Será que preciso de ajuda?

Feita por >Thamires · 22 dez 2017 Problemas psicológicos

Tenho 26 anos, 2 filhos e marido, quando descobri que estava gravida do meu filho que agora tem 2 anos e 6 meses, decidi me tornar dona de casa, para poder dar mais atençao aos meus filhos,e com o tempo tenho notado q estou muito nervosa, impaciente e tristeza,nao tenho vontade de sair,nunca fui ciumenta com meu marido e agora nao consigo confiar nele, quando ele chega 1 hora atrasado em casa, imagino mil e uma coisas, estou me sentindo deixada para tras(ele trabalha, estuda e tem uma vida social ativa). Não tenho com quem deixar meus filhos para retomar minha vida, estou desesperada, nao sei o que faço

A melhor resposta 25 DEZ 2017

Thamires, muitos pensamentos devem estar passando por sua cabeça, em relação a desejos que não se concretizaram e na sua situação atual acabam gerando muita angústia e expectativa. Você abdicou de algumas coisas e agora quer retomá-las mas não vê como fazer isso, e assim gera muita ansiedade. A sugestão é que busque terapia para trabalhar esses pensamentos e ver a melhor forma de reconfigurar sua vida. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

23 DEZ 2017

Thamires,
O que você tá sentindo, por mais difícil que seja agora, são sinais de autoproteção, é o seu eu falando que alguma coisa não está fluindo bem e você precisa olhar para isso. Quando você decidiu abrir mão de um lado seu para viver outro lado, me pareceu que foi uma decisão consciente no momento, mas hoje parece que você precisa olhar para sua vida novamente e reavaliar seus papeis e as possibilidades diante dessas ações.
Tudo isso é um processo de construção e autoconhecimento, entender seus limites e suas possibilidades para que você não se sinta "tão pra trás" como você se sente agora.
Busque um profissional para aprofundar no seu autoconhecimento e buscar alternativas saudáveis para sua mudança. O ser humano é dinâmico e está sempre em transformação, há muitas possibilidades para auxiliar você, busque ajuda.
Espero ter lhe ajudado de alguma forma, me coloco a disposição caso haja dúvida.

Núbia Cristina Farias Barbosa Psicólogo em Fortaleza

49 respostas

23 DEZ 2017

Olá Thamires,
Parece que ao abrir mão da vida que tinha há cerca de 3 anos atrás para ser dona de casa, você não imaginava que sua vida mudaria tanto. Ao refletir sobre a escolha de assumir a maternidade, ela tem um peso tão grandioso, que compensa fazer qualquer coisa. Mas, olhar para sua vida agora e perceber que você não tem vida social, não produz nada daquilo que você aprendeu a fazer antes, possivelmente não se arruma para sair de casa como fazia antes e, vê que os filhos estão crescendo. Talvez você esteja num momento de mudanças novamente. Incluir algumas atividades poderia ser interessante, como passear com as crianças, ver outras mães que estão nas mesmas condições que você. Ler alguns livros também pode ser muito prazeroso e te dará novos assuntos para conversar com seu marido, ao invés de brigar com ele a cada hora que ele chega atrasado.
Seu estado de humor provavelmente vai melhorar se você começar a fazer algumas coisas criativas.
Um abraço e estou à disposição!

Sheila Cirigola Psicóloga Psicólogo em São Paulo

45 respostas

23 DEZ 2017

Olá, Thamires.
Você precisa ter uma vida social mais ativa, incluir algumas coisas diferentes na sua rotina, ubincluam atividades condizentes com a sua idade e sem filhos. Assim vai começar a ocupar a cabeça e reconstruir a sua auto estima.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo