Preciso de ajuda para ajudar minha namorada

Feita por >Nick · 25 ago 2020 Terapia de casal

Bom dia, Boa tarde, Boa noite ou Boa madrugada.
Desde que, começamos a namorar, a mais ou menos 2 anos e meio, eu percebi que minha namorada precisa de ajuda psicológica, porém ela não se sente a vontade para se abrir com os profissionais, ela geralmente se abre comigo porque que sente mais a vontade, e ela me fala que eu a ajudo muito, eu dou o meu máximo, porém sei que ela precisa de ajuda profissional.
Ela tem problemas de auto estima, auto confiança, auto suficiente fora outros que não estou lembrando de cabeça.
Eu preciso de ajuda, mas para ajudar ela porque eu sei que ela não vai ir em um psicologo.

A melhor resposta 26 AGO 2020

Olá Nick. Obrigado pelo relato.

Que bom que ela encontra apoio em você, mas ela precisa entender que isso pode gerar uma dependência emocional, e também pode te sobrecarregar. Eu imagino que seja a resistência dela, é muito comum esse tipo de comportamento, principalmente com relação a Psicólogo. Sugira que ela tente, se ela não gostar ela para, de repente tratar o assunto com leveza.

E você já pensou em procurar ajuda de um psicólogo para saber lidar melhor com essa situação? Pode ser que te ver entrando num processo de psicoterapia ajude ela a mudar o conceito, e você pode ir relatando sua experiência com ela, fazendo enxergar os benefícios da psicoterapia.

Espero ter ajudado de alguma forma. Fico a disposição

Psicóloga Meicy Fujii

Meicy Fujii Psicóloga Psicólogo em São Paulo

10 respostas

1 SET 2020

Olá Nick,
Muitas vezes o rebaixamento da autoestima, autoimagem, autoconfiança está relacionada a uma percepção de falta de apoio social, ela encontrou em você um lugar de apoio e isso pode ajudá-la muito. No entanto, é muito difícil para você estar nesse lugar solitário e responsável pelo equilíbrio emocional da sua namorada. Ela precisa encontrar equilíbrio emocional e segurança em si mesma, pode ter momentos que você ou outra pessoa não possam ajuda-la, não podemos depender de alguém para estarmos bem emocionalmente, nosso bem estar é de nossa responsabilidade, mas não é fácil encontrar esse equilíbrio em nós mesmos, a psicoterapia pode ajudar muito. O suporte emocional social é muito importante para nossa percepção de valor. Talvez, a psicoterapia também a ajude a perceber suporte emocional em outras pessoas além de você.

Mônica Trindade Psicologia Psicólogo em Serra

4 respostas

26 AGO 2020

Oi Nick. É bom que ela confia em você, mas ao mesmo tempo, depositar tudo em você, não faz bem nem pra você e nem pra ela. Ela pode procurar uma ajuda profissional e você apoiá-la nessa decisão.

Ana Carolina Paulini Marturano Psicóloga Psicólogo em São Paulo

10 respostas

26 AGO 2020

Olá, Nick.
Obrigada por sua participação.
Certamente você possui grande habilidade de empatia, cuidado e acolhimento.
Fico pensando que pode ser interessante buscar esses recursos para si, a medida que você tiver um auxílio profissional, também estando mais fortalecido, terá mais recursos para lidar com a situação. Você se responsabilizar pelo seu cuidado, seus questionamentos e angústia poderá ser um exemplo e estímulo.
Espero ter contribuído e coloco me à disposição.
Abraço.
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo

125 respostas

26 AGO 2020

Olá Nick.
Grata por sua pergunta.
Que bom que vem tentando ajudá-la. Mas, se percebe que precisa de ajuda é possível sim você fazer terapia e nesse processo de autoajuda também ajudá-la ao mesmo tempo.
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

26 AGO 2020

Olá Nick! Grato por participar. Qual a idade da tua namorada? Há coisas que você pode fazer por ela, outras não. Não será adequado você tentar representar a extensão de um psicólogo, assim como também, ela precisando e querendo mesmo da ajuda de psicólogo, terá que dar os passos iniciais, que são importantíssimos para obter ajuda deste profissional. Será importante ela ler sobre nós, sobre nossa trajetória, nossa ética.
Lembre-se que psicólogo tem que trabalhar com abertura mental, sigilo absoluto, maturidade, empatia, acolhimento.
Faremos grande esforço por atendê-la, assim como sentiremos satisfação em ajudá-la, mas precisamos que ela se permita conhecer alguém de nós e contribua para a criação de vínculo de qualidade.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, persistência e Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.