Quero saber o que fazer com meu relacionamento

Feita por >jorginho · 24 abr 2023 Abordagem psicológica

Tenho quase 1 ano de namoro, tenho 20 anos e ela tem 18, sou do tipo de pessoa que resolve tudo na conversa e sempre trato bem. Ela ja é o tipo de pessoa que se estressa fácil e fica de cara fechada sem responder meus questionamentos, tenho sérios problemas de ansiedade e qualquer atitude que ela tenha em fechar a cara pra mim, brigar cmg ou ser fria, acaba me dando gatilhos de ansiedade e me afeta fisicamente com coração acelerando e respiração mudando. Eu sei que metade disso vem de um relacionamento passado conturbado com agressões físicas e falta de comunicação, ja entendi esse lado dela e é por isso que ainda estou tentando lutar por nosso relacionamento. Eu tinha terminando com ela por isso, mas voltamos, ela me contou que estava grávida e eu queria ter uma família com ela e ela queria o mesmo. 4 meses que estamos juntos de novo e casados, 9 meses de gravidez, e ela está voltando a ser aquela pessoa fria, ignorante e grosseira, minha ansiedade grita na minha cabeça achando coisas, tento sentar e conversar com ela e falar oque ela faz e tentar procurar uma mudança nas atitudes, mas além de eu estar "apontando os erros" ela está interpretando tudo como se fosse uma pessoa ruim e que está me fazendo mal. Em todas as vezes que tentei fazer ela me entender, ela vinha com a ideia de terminar ao invés de avaliar oque eu digo, ter a consideração pela minha ansiedade e fazer pelo menos um pouco diferente. Eu não me prendo a ela e ja falei que se voltasse a ser como antes eu iria cair fora. Mas parece que estou sozinho tentando lutar pra ter um bom relacionamento, pra ela ja se resolve com um término ou interpreta as coisas como se ela fosse ruim. Eu quero entender ela e todo processo da gravidez e entender que tudo isso possa ser da gravidez, mas antes da gravidez ela ja era assim e muito pior, relevei como uma pessoa traumatizada e que só precisa de alguém que fique. Mas ao mesmo tempo eu to esquecendo de mim e não queria deixar ela sem ter a certeza de estou certo ou errado, quais atitudes devo tomar ou analisar, não sei se ela vai mudar ou se sente a necessidade de ter consideração por mim que estou sempre tentando ficar bem e ter um bom relacionamento, sem a necessidade de ser grosso ou frio um com o outro.

A melhor resposta 25 ABR 2023

Olá Jorginho! Obrigado por escrever. Calma! Vocês estão prestes a contar com uma nova vida. Uma mulher, em período de gestação e nascimento, lida com enormes desafios, demandas e riquezas. É hora de manter a calma, ser tolerante, contribuir para o aprendizado de conduzir os melhores cuidados possíveis para o bebe.
Poderá ser muito útil você conversar profissionalmente, com um de nós, psicólogos, sobre esse momento de vida.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8630 respostas

26 ABR 2023

Todo problema de casal é 50% para cada. Importante entender aí que vocês são bem diferentes, pensam, sentem e agem diferente, entender o que está por trás, entender sobre o conceito de relacionamento que ela tem, vocês são bem novos, entender aí se de repente não é uma autossabotagem pra voltar pra casa dos pais, tem dinâmicas infantis aí. Caso queira entender melhor, entre em contato comigo.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

25 ABR 2023

Jorge
Voce não é mais Jorginho, agora vai ser papai e como papai está sendo egísta, pensando nas tuas coisas, teus desafetos, tuas mágoas.
Sim, ela está grávida... sabe o que isto significa para uma mulher? Não! Pois então informe-se em vez de criticar ela.
Já dialogou com ela o que a maternidade significa para ela? Percebeu que a maternidade sinifica uma paralização da vida dela por no mínimo dois anos? E os sonhos que ela tinha? Acompanhou todas as fazes da gravidez que ela passou? A mudança das emoções? Sentimentos? Voce é homem; ela é mulher; mundos diferentes, emoções e sentimentos diferentes, mas voce como companheiro dela, alem de provedor e protetortem teus deveres; ela precisa se sentir protegida pois tem um filho para cuidar.
Não acompanhou o desenvolvimento da gravidez, perdeu a oportunidade de aprender, pois se tivesse acompanhado, tuas reações seraim diferentes...
Maternidade/paternidade é uma etapa muito bela e gratificante para ser desperdiçada, fazendo a mulher se sentir frustrada, pois para ela também tudo é novo e ela pode passar também por temporadas que terá nojo de voce, mas é um processo normal e voce precisa saber para não pensar bobagens e achar que ela não gosta mais de voce.
Voce precisa fazer Terapia para estar preparado nesta fase em que vai entrar.
Caso contrário, vai enfrentar problemas... já está aparecendo.
Não esqueça que todas as fazes que passamos, é para aprender e corrigir percursos.
Ainda há tempo.
Voce escolhe
Abraços

Voce fez uma escolha, a paternidade... agora os resultados virão e voce é responsável.
Não deixe a sua esposa sozinha nesta hora.