O que fazer com um homem que não sabe o que quer

Feita por >anonimo35 · 24 jul 2023 Terapia de casal

Tinha uma relação super saudável, nada de discussões, uma confiança enorme entre nós. De um momento para o outro ele quis acabar dizendo que estava confuso e que tinha perdido o interesse( dizia que isso acontecia sempre), disse algumas coisas horriveis. Passado 3 dias eu quis falar, e ele já parecia diferente, disse que precisava de um tempo para ele! Que se ficássemos juntos ia ser pior e preferia afastar-se. Mas disse que queria ir tendo contacto, para saber se eu estou bem. Disse para eu ir fazer a minha vida também. E que tinha medo que depois quando ele tivesse resolvido fosse tarde demais.Eu sempre disse que tinha medo que ele fosse andar com outras mas ele disse que não. Voltamos a estar numa discoteca e ele sempre que esta comigo abraça-me. Acho isso muito estranho. Eu estou muito confusa, quero lutar por ele. Tenho medo que ele esteja a mentir em tudo. Nao sei o que fazer

A melhor resposta 3 AGO 2023

Veja bem, essa pessoa parece estar bastante confusa em relação ao que quer, parece não ter certeza. Você parece querer estar com essa pessoa mesmo sabendo dessa indecisão, talvez na esperança de que a pessoa mude e diga que quer ficar com você. Devemos ter a consciência que somos os responsáveis pela nossa própria mudança e não pela mudança do outro. Não devemos esperar que o outro mude para atender as nossas expectativas, mas devemos buscar o que é melhor para nós, o que é mais saudável. Avalie o que é mais saudável para você no momento. Pense na instabilidade dessa relação e o que isso pode trazer de consequência para você. Avalie como se sente em relação a isso. Junte tudo isso para que você possa tomar uma decisão mais consciente. Pense nisso e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

28 JUL 2023

Olá Anônimo35! Obrigado por escrever. Ele não sabe o que quer, você não quer perder, mas já perdeu... ou ganhou? Coloco a dúvida, pois permanecer com uma pessoa sem estabilidade e constância, é algo vulnerável, não aprofundador. Na verdade você precisa namorar consigo mesma. Sei que é repetitivo, mas é preciso reafirmar:
As pessoas precisam, para que tenham bons namoros, em sociedade complexa como a nossa, vivenciar, em primeiro lugar, turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, precisam cuidar de estudos sérios, de trabalho sério, de grupos de estudos, de esportes coletivos de contato, de teatro, arte, cultura, viagem, serviços comunitários dentre outros. Em paralelo a isso, vivenciam seus relacionamentos. Namoro é experiência de amadurecimento, de conhecimento mais de perto, mas na maior parte das vezes, não dá certo.
Antes de formar harmonia interna, com controle interno, na relação com outra pessoa, precisamos nos apropriar do entendimento razoável da cultura e da natureza humana.
Amadureça esses aspectos, se possível, com a ajuda de um de nós, psicólogos.
Abraços!

Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8790 respostas

26 JUL 2023

Em uma relação, independente de sua natureza, o diálogo é importante. Ele expôs como se sentia e você o escutou e acatou o desejo. Entretanto, é necessário que você ouça seu eu interior e reflita sobre seu bem-estar. Colocar-se em primeiro lugar e buscar a compreensão de suas necessidades não é egoísmo, é sim, autocuidado. É compreensível que você possua sentimentos pelo rapaz e que a recíproca possa ser verdadeira, porém permanecer a espera de uma não certeza na possibilidade de um amanhã que pode ou não existir, pode ser prejudicial a você. Expresse-se de forma franca com o rapaz, enquanto você caminha em busca de seu autoconhecimento e bem-estar.

Naiara Silva Santos Psicólogo em Salvador

4 respostas

25 JUL 2023

Entendo o quanto essa situação é confusa e difícil para você. Neste momento, é importante cuidar de si mesmo. Respeite o espaço que ele pediu e foque em suas necessidades emocionais e físicas. Comunique-se honestamente sobre seus sentimentos e ouça os dele também. Valorize-se e busque apoio emocional no qual pode ser através da psicoterapia. Lembre-se de que você merece estar em um relacionamento saudável e recíproco. Se persistir, considere o que é melhor para o seu bem-estar emocional.
Se precisar, estou aqui!

Michel Lopes Psicólogo em Itapecerica