Psicoterapia para definir sexualidade

Feita por >Lorena Matias · 23 fev 2015 Orientação sexual

Quando a adolescente não consegue definir se gosta de meninas ou de meninos, é indicado que ela procure psicoterapia para definir a sexualidade?

A melhor resposta 23 FEV 2015

A adolescência é uma fase de transição e descobertas. Neste período da vida o jovem esta construindo a sua identidade e é comum que haja dúvidas de qualquer espécie. A psicoterapia não é obrigatória, mas seria muito importante, pois terá a função de auxiliar o adolescente em questão a se auto conhecer e a descobrir seus verdadeiros interesses.

Vanessa Campos Psicólogo em Rio de Janeiro

12 respostas

9 MAR 2015

É muito importante a psicoterapia no sentido de auxiliar a pessoa na descoberta de sua identidade sexual.

25 FEV 2015

Prezada Lorena,
A psicoterapia é um espaço em que a pessoa que procura o profissional está passando por um conflito e este o acolhe/ajuda a encontrar uma nova alternativa/possibilidade para sair do impasse, com estudo da história do sujeito, reflexões, relações familiares, etc. O paciente sempre é o protagonista de sua própria história, pois com a psicoterapia é dada a possibilidade de que o sujeito seja autônomo e autor de sua própria vida. Caso o adolescente sinta a necessidade de falar sobre isso, é recomendável que procure um terapeuta.

25 FEV 2015

O adolescente pode estar experienciando novas oportunidades e necessitar de uma orientação quanto as suas dúvidas de modo a escolher a opção mais assertiva e um profissional com experiência pode ajuda-lo nessa questão.

Erika Ricci Psicólogo em São Caetano do Sul

13 respostas

24 FEV 2015

Sim. A psicoterapia pode ajudar muito neste caso. A condição sexual ( heterossexual, homossexual etc) não é uma questão de opção.

Marcos Congílio Jr. Psicólogo em Jundiaí

5 respostas

24 FEV 2015

Oi Lorena! A Psicologia não direciona a sexualidade de ninguém, além de ferir o código de ética do CRP, psicólogo nenhum possui as ferramentas para direcionar a sexualidade de ninguém, o que a psicologia pode oferecer é ó que chamamos de terapia de adequação de gênero, indicada para indivíduos que estão em processo de aceitação com relação ao gênero que se identificam, mas nada no sentido de orientação sexual. Vale lembrar que algumas pessoas levam um pouco de tempo para desenvolver interesse sexual, e devemos respeitar o tempo de cada um, caso sinta que é necessário e isso esteja causando sofrimento para a adolescente, procure a ajuda de algum(a) psicólogo(a).

João Fornasieri - Sexologia & Terapia de Casais Psicólogo em Ribeirão Preto

5 respostas

24 FEV 2015

Olá Lorena Matias!
Somos o que está armazenado em nossa estrutura cognitiva, ou seja, todos os conteúdos que aprendemos desde quando ainda estávamos no ventre da mãe, é o que vamos usar como defesa e ação diante das situações. Neste processo de formação, as pessoas interiorizam ou exteriorizam eventos de forma disfuncional, que posteriormente se caracterizam como crenças centrais. No caso do adolescente existem duvidas em diversas áreas, porque ele pensa somente o que viveu até então. Na orientação sexual não é diferente. A psicoterapia colabora com o paciente no auto conhecimento.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André

73 respostas

24 FEV 2015

Olá Lorena!!!

Quando nos encontramos em uma situação em que não conseguimos resolver sozinhos, procuramos sempre alguém com experiência, da nossa confiança, seja por indicação de uma pessoa, ou outros tipos de informações seguras, para poder resolver ou amenizar o problema encontrado. Um profissional da área da saúde como um(a) psicólogo(a) pode ser o mais indicado neste caso, considerando estar focado para trabalhar de forma profissional nestas situações, sem julgar mas para ajudar de forma ética, sigilosa, trabalhando o caso em questão, para que exista uma significativa melhora de qualidade de vida e entendimento do comportamento humano em suas diversas fases da nossa existência.

Atenciosamente,

Psicólogo Carlos

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

24 FEV 2015

Prezada Lorena,
Não existe psicoterapia para mudar ou definir a sexualidade das pessoas. Caso seja uma questão que a adolescente está sentindo necessidade de falar a respeito, é aconselhável que procure um terapeuta. A psicoterapia é um espaço em que o paciente que está com um conflito/impasse procura o profissional para que através do estudo da vida do sujeito, relações familiares possa intervir e possivelmente encontrar uma melhor alternativa, possibilidade para lidar com o impasse. A psicoterapia irá promover o bem-estar e a saúde psíquica do mesmo frente aos conflitos, para que viva de forma mais saudável e feliz.

Psicóloga Vanessa Almeida Psicólogo em Belo Horizonte

102 respostas

24 FEV 2015

É fundamental a ajuda terapêutica. P terapeuta vai trabalhar junto com o adolescente a sua sexualidade e no caso do seu filho ajudará na orientação sexual. É natural nesta idade surgir conflitos quanto à sexualidade. Um bom apoio psicológico vai resolver esta questão.

Maria de Fátima Araújo Martins Psicólogo em Belo Horizonte

10 respostas

24 FEV 2015

Se esta for uma questão a ser discutida, na opinião do adolescente, é válido que faça terapia.
Não é possível obrigar uma pessoa a fazer terapia. As vezes alguns temas são importantes e requerem atenção para algumas pessoas, mas são vistos como comuns para outras.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte