Preciso de conselhos amorosos urgente.

Feita por >LETICIAAMORIM · 2 abr 2024 Abordagem psicológica

Eu namoro há três anos, e meu relacionamento é muito bom, ele me respeita, faz de tudo por mim. Ano passado ele decidiu ir morar com o pai dele para trabalhar na empresa da família. E toda vez que conversamos sobre ele voltar pra cá, ele diz que não tem planos em voltar agora, e que ainda vai me convencer de ir morar lá. Porém, eu realmente não quero ir para lá e deixo isso bem claro. Agora, essa semana meu ex me mandou mensagem se declarando para mim, e confesso que fiquei mexida com isso, mas eu ainda não respondi, e acho que ele quer uma resposta. Eu não sei o que faço. Estou perdida. Quero saber se ainda tenho futuro com o meu atual. Ou se devo terminar?

A melhor resposta 17 ABR 2024

Olá Leticia,

É compreensível que esteja se sentindo confusa e perdida em uma situação como essa. Mas é importante considerar algumas coisas antes de tomar uma decisão, avalie seus sentimentos. Reflita sobre seus sentimentos em relação ao seu relacionamento atual e ao seu ex. Pergunte a si mesma se ainda está feliz e realizada em seu relacionamento atual, e se os sentimentos que teve ao receber a mensagem do seu ex são um sinal de algo que está faltando em seu relacionamento atual.
A decisão de ficar com seu atual namorado ou considerar uma reconciliação com seu ex depende de seus próprios sentimentos e do que você acredita ser melhor para sua felicidade e bem-estar a longo prazo. Não tenha pressa em tomar uma decisão e procure o apoio de psicologico, faça terapia para te ajudar a refletir sobre suas opções.

Espero te ajudado,
Abraço.

Att,
Thaiane Souza - Psicóloga
CRP - 03/21595

Thaiane Souza Psicólogo em Salvador

5 respostas

23 ABR 2024

Olá, essa é uma decisão muito importante e não dá pra tomar por pressão. O melhor é fazer terapia parar entender os seus sentimentos e o que é melhor pra você. Busque ajuda. Fico a disposição para falar como a psicoterapia pode ajudá-la neste processo, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

220 respostas

22 ABR 2024

O atual tem dependência emocional do pai e você ficou mexida porque o ex te deu alguma atenção maior. Essa decisão só cabe a você de terminar ou continuar, mas é importante você pesar e saber o que quer pra tua vida.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

12 ABR 2024

Oi Letícia!

Entendo que você esteja passando por um momento complicado com essa situação, é natural se sentir indecisa diante de decisões importantes sobre o futuro, especialmente quando envolvem relacionamentos.

Primeiramente, é importante considerar o que você realmente deseja para o seu futuro, pode ser útil conversar abertamente com seu namorado sobre suas preocupações, desejos e expectativas em relação ao relacionamento, moradia e futuro. Vocês podem tentar encontrar um meio-termo que funcione para ambos ou talvez chegar a uma conclusão sobre o que é melhor para cada um individualmente.

Quanto ao seu ex, entendo que isso possa tornar a decisão ainda mais complicada, por isso é importante refletir sobre seus sentimentos em relação ao seu ex e considerar se há potencial para algo mais ou se é apenas um momento de nostalgia. Lembre-se de que o passado nem sempre se traduz no futuro e é importante focar no presente e no que realmente importa para você agora.

Estou à disposição para oferecer meu apoio e encorajamento enquanto você trabalha para superar esses desafios.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Abraços, Letícia!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

12 ABR 2024

Olá, Letícia.

Me chamo Jenifer, sou psicóloga clínica. Respondendo à tua pergunta, realmente não é uma decisão fácil quando estamos inseridas em relacionamentos amorosos; muitas vezes, eles não são 100% ruins ou 100% bons, por isso, quando precisamos tomar uma decisão, nos sentimos confusas. Acredito também que houve um passo de colocar um desejo seu dentro do relacionamento, que foi a sua escolha de não ir morar com o seu namorado. Me parece, na verdade, que você está buscando essa resposta e que já encontrou. Coloco novamente a pergunta para você: Que futuro você quer?.

Adoraria conversar com você, se precisar, me escreva.

Jenifer Bosso
CRP 06/204555

Jenifer Gabriela Bosso Fernandes Psicólogo em Campinas

1 resposta

12 ABR 2024

Olá, Letícia! É uma honra tê-la por aqui. Entendo que você esteja enfrentando uma situação emocionalmente complexa. É comum sentir-se confusa quando confrontada com decisões que envolvem relacionamentos. Como psicóloga, meu papel é ajudá-la a explorar seus pensamentos, sentimentos e valores para tomar uma decisão que seja autêntica e alinhada com o que é importante para você.

Primeiramente, é crucial reconhecer e validar seus sentimentos de confusão e ambivalência. Essas emoções são normais diante de escolhas difíceis e podem oferecer insights sobre suas necessidades e desejos.

Em seguida, encorajo-a a refletir sobre seus valores e objetivos de vida. O que é mais importante para você em um relacionamento? Quais são seus objetivos pessoais e profissionais? Avalie se seu relacionamento atual está alinhado com esses valores e objetivos ou se há conflitos significativos.

Veja como seu parceiro responde às suas preocupações e se está disposto a trabalhar em conjunto para encontrar uma solução que seja satisfatória para ambos sobre essa questão da mudança de cidade.

Lembre-se de que é legítimo buscar felicidade e realização em seus relacionamentos e em sua vida em geral. Estou aqui para apoiá-la ao longo desse processo de reflexão e tomada de decisão. O meu melhor abraço =)

Gláucia Mota Franco Psicólogo em Brasília

6 respostas

10 ABR 2024

Boa tarde, Letícia! Há mais dados que precisaremos saber para construir sugestão mais consistente e embasada. Pelo relatado, você tem um bom namoro, mas o namorado mudou-se para outro local, que você não quer ir e ele sabe disso. De outro lado, você cita ex que mexeu com você. Parece, salvo outros dados, que você está precisando olhar para dentro de si, investir em tua essência, avaliação interna, para que tenha seu centro, autonomia e maturação aprimorados. Um ir embora não é razão para namorar outro; ex é algo vivenciado que terminou e exige que cada parte , para voltar, esteja marcadamente diferente, amadurecida.
Há fortes indícios de que vocês não estão. Como estão tuas turmas de colegas, conhecidos e amigos? Como estão tuas ocupações com estudos, metas, esportes, trabalho e lazer?
Parece que você precisa amadurecer.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8630 respostas

10 ABR 2024

Oi, Leticia!
Questões do coração! Sempre algo que mexe com a gente e facilmente nos deixam confusos, sem saber muito bem o que fazer. Afinal, qual é o caminho certo para sermos felizes? Será que é esse ou aquele o cara certo? São dúvidas que a gente não tá muito disposto a arriscar - queremos certezas nesta hora!
Pois bem, como deve imaginar lá no fundo, essa decisão é totalmente sua. Mas, calma! Não é o fim do mundo. Eu posso te ajudar neste processo interno de escolha. Como assim? Sim, na cabeça de cada um de nós passam milhares de pensamentos e é fácil nos perdermos nesse fluxo. O que te proponho é um caminho de fortalecimento de si mesma, para que tenhas sempre em mente que é livre para escolher e que este processo de escolha seja claro e direto. Quer parar de se sentir tão perdida? Vem comigo que tem jeito!
Espero o teu contato!

Abraço,
Lourenço Torresini
CRP-08/31556

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba