Preciso de ajuda ou simplesmente me importo demais com o que pensam sobre mim?

Feita por >Luana · 15 jun 2022 Desenvolvimento pessoal

Há algum tempo me dei conta que as pessoas tem dificuldade de entender o que falo, não sobre formular uma frase, mas, de eu contar ou explicar algo e não ser bem interpretada. Já fui acusada de ser maquiavélica, de falsa, entre outras coisas. Mas, por que não conseguiram entender o que falei. E me pego pensando em várias situações, desde a infância, em que estive em situações desagradaveis por isso. Me sinto impotente, despreparada, me desanima. Eu não me vejo como alguém que fica manipulando, ou que distorce o que fala e faz. Não consigo mudar isso em mim. Não quero mais passar por situações assim. Chego a pensar que sou algo que eu não sei que sou.

A melhor resposta 17 JUN 2022

Olá Luana.
Tem pessoas que tem o dom de distorcer o que outros falam para causar, então se este for o caso, o problema não é você, mas estas outras pessoas.
Seu discurso de se sentir impotente, despreparada e desanimada, é de uma pessoa que precisa apenas de mais assertividade e certeza do que diz e faz, além de precisar de maior auto conhecimento, e estes são ingrediente que se trata em psicoterapia.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

17 JUN 2022

Oi Luana,
Quando as pessoas te acusam de ser maquiavélica, falsa, etc. estão falando mais delas mesmas do que de você.
Pode ser sim que voce tenha receio ou medo de colocar o teu ponto de vista, fica cheia de dedos...
Pois, diga do teu jeito e peça retorno para ver se entenderam bem o que voce queria dizer.
Há uma tendência nas pessoas de compreender rápidamente o que está de acordo com elas, mas elas tem dificuldade de aceitar coisas contrárias ao que elas pensam; isso, é uma defesa delas.
Voce, como qualquer um de nós, somos diferentes, temos histórias de vida diferentes, experiências diferentes... é lógico que temos pensamentos diferentes; coloque o teu ponto de vista sobre as coisas; pode não ser correto com a situação, mas é um ponto de vista, é a forma como voce vê as coisas.
Penso que esteja por demais preocupada em ser aceita e com medo da rejeição.
Faça Psicoterapia para se conhecer e aprender a sustentar o teu ponto de vista!
Abraços

5817 respostas

16 JUN 2022

Olá, Luana!
Entendo seus sentimentos desencadeado frente ao que colocam para você. E você, ao procurar se perguntar sobre essas questões suas de como se vê e é olhada e, tratada desencadeia um processo importante e necessário para todos nós: o autoconhecimento. Processo que faz ter um encontro conosco para podermos nos olhar, sentir, compreender e, se necessário mudar. Esse processo é rico e, comumente, é sempre importante ter um profissional capacitado que nos acompanhe: um psicólogo. A esse caminhar chamamos psicoterapia. Acho que seria bem oportuno para esse seu momento de busca por compreensão de si mesma. Abraços.
Socorro Furtado - Psicóloga Clínica e Terapeuta de casais

Socorro Furtado Bastos Psicólogo em Recife

14 respostas

16 JUN 2022

Olá Luana! Grato por escrever. As duas possibilidades apresentadas não precisam ser excluir. Muitas vezes as pessoas falam movidas por tendências emocionais delas e não pela razão, logo não se pode se importar demais com o que os outros falam sem algum filtro. De outro lado, é sempre bom poder interagir com as pessoas, falando de forma que prevaleça a sensação de ser compreendida. O isolamento ou a ignorância das opiniões dos outros, não seria bom.
O desenvolvimento pessoal com a ajuda científica de um psicólogo, pode ser muito enriquecedor.
Abraços virtuais ( A Covid e a Dengue são verdadeiras! A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "líderes religiosos" querem é dinheiro - são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras e elimine os criadouros do mosquito.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

16 JUN 2022

Olá, Luana
Pelo teu relato, não consigo ver como alguém que "se preocupa demais", mas como quem percebe que sua interação com o meio vem sofrendo algumas mudanças.
Se você percebe esses incômodos, o melhor espaço para elaborar sobre é num processo de terapia, uma vez que assim será possível que isso se reflita em como o profissional se sente em relação a você, podendo assim desfazer possíveis fantasias pessimistas sobre a percepção que as pessoas têm de ti.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha