Por que receitam só remédios de depressão e ansiedade para TDAH?

Feita por >Liberem essa receita · 26 abr 2022 TDAH

Pelos comentários/respostas de outras perguntas semelhantes percebi que uma pessoa com tdah nunca conseguirá um tarja preta no psiquiatra. A falta de qualificação dos psiquiatras fica evidente quando percebemos que estão preocupados com o retorno ao consultório quando a consulta não é pelo sus. Sei que não é fácil receitar um remédio que pode viciar ou fazer mal ao paciente, mas receitam outros tâo ruins quanto. A falta de orientação e (editado) é tão grande que nem ao menos te comunicam qual procedimento correto a se fazer, apenas garantem o retorno receitando um remédio qualquer. Porra, se o paciente fala que tem tdah, vc não vai encaminhar ele para onde precisa ir ou dar o remédio específico pra ele? Uma criança eu até entendo, mas tenho 33 anos e estou passando por essa situação ridícula de precauções desnecessárias e retornos a médicos que nunca resolveram nem resolverão meu problema. O incentivo ao mercado ilegal de medicamentos como esse só se prolifera por causa disso. Claro, vejam a facilidade e praticidade desse tipo de comércio. Com tanta informação hoje em dia não é difícil a pessoa saber que tem tdah. Então por favor expliquem porque os psiquiatras não receitam ao adulto nem para testar se vai dar certo? Objetividade poupa tempo. Por favor, caso os Sr's respondam com muitas palavras nao vou ter atenção para ler até o final.

A melhor resposta 28 ABR 2022

Remedio, remedia mas não cura.
Consciência, responsabilidade por si mesmo, liberta, cura, saneia.

5948 respostas

30 ABR 2022

Oi!
Pelo que entendi você não tem diagnóstico, certo?
Se esse é o caso, talvez por conta disso vem acontecendo isso com o psiquiatra.
Mas realmente vai de profissional para profissional, tenho uma colega que só achou um psiquiatra que acertou no remédio (de TDAH) quase 20 anos depois de iniciar seu tratamento.

Mas se você tiver um diagnóstico, e o psiquiatra não receita os remédios recomendados... Até fico com raiva!

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho

117 respostas

27 ABR 2022

Olá Liberem essa receita! Grato por escrever. A teu pedido vou responder com poucas palavras. Diagnóstico de TDAH é diagnóstico subjetivo de difícil consenso. Dois anos com psicólogo, com pelo menos uma sessão semanal, ajudará a consolidar diagnóstico, de fato, de base. Agradeço ao psiquiatra por não te receitar essa medicação sem ter dados sólidos. Questões psíquicas. Eu, psicólogo, demoro meses para consolidar diagnósticos, e na maior parte das vezes, é diferente daquele que o cliente trás.
Abraços virtuais (A pandemia ainda é verdadeira, há muitos falsos políticos, mais falsos religiosos ainda - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Respeite a Ciência, essa é confiável! A Ciência não é diretamente ligada aos poucos falsos cientistas. Pondere o uso de máscara, melhore a qualidade do afeto! Evite aglomerações.