Depressão, individualismo, oportunidade, abuso e outros

Feita por >Wenderson · 22 nov 2019 Depressão

Olá Psicólogos, tenho 20 anos, estou aqui hoje através desse tópico para fazer algumas perguntas/questionamentos e espero poder refletir também com vocês.

1º Gostaria de falar sobre a minha depressão, já fui no Psiquiatra, fui em algumas sessões de Psicoterapia(tudo em UBS, pois não tenho condições de pagar, venho de família pobre), no final do ano passado tentei me suicidar por ingestão de remédio em excesso, esperei ficar com sono e tomei mais de 50 comprimidos e fui dormir na tentativa de morrer "Não acordado". Resultado: Acordei com a visão em ondas/tontura, minha mãe percebeu que as cartelas estavam vazias e descobriu tudo, logo fomos para o Pronto Socorro. Muitos enfermeiros me rodeando e fazendo processos, colocaram a sonda e fizeram a lavagem estomacal. Quando o dia amanheceu fui levado de ambulância para UPA, conversei com a Psiquiatra que era bem inteligente, falamos sobre algumas coisas da vida, filosofia, motivação para continuar, falta de sentido nas coisas e enfim. Gostaria de saber o que eu devo fazer com relação a isso, já fiz de tudo e continuo o mesmo, adquiri muito conhecimento e de repente as coisas começaram a perder o sentido, já vi um pouco sobre Nietzsche e Albert Camus quando eles falam de Niilismo, porém acho que eu não me encaixo, pois sinto vontade de viver, mas estou apenas sem rumo, não estou tendo oportunidade de avançar.

2º Na escola eu era um dos mais inteligentes da sala, já acertei respostas que o livro errou(em Física), eu fui quem tirou a maior nota da prova de Matemática do Estado do meu turno(são cerca de 10 a 20 salas(talvez 600 alunos) e eu fui o melhor, em humanas também me destacava, novamente em Física minha prova sempre era exemplo para corrigir as demais, pois eu sempre acertava tudo, até nos assuntos mais complexos, eu terminei os estudos no 2º Grau do Ensino Médio, pois eu consegui passar na prova onde você pula o 3º Ano e finaliza, sempre me dei bem em debates, comecei a perceber que aonde eu estou, acabo me destacando(não estou sendo egocêntrico), e adoro fazer o meu melhor de um jeito individualista, pois percebi que ao longo da vida muitas pessoas montam/se beneficiam dos outros sendo carregados. Moro em São Paulo próximo da USP, então estava pensando em fazer a Fuvest para tentar Psicologia que é o curso que eu quero, porém o ambiente que me rodeia não é propicio para isso, não tenho dinheiro para pagar cursinho pré-vestibular, é impossível estudar em casa(barulho e desmotivação das "paredes/pessoas que me rodeiam") e a biblioteca mais próxima tem lá seus defeitos, "pequena, barulho(campo de futebol ao lado), distancia e outros". Então o natural da sociedade é seus familiares te empurrarem para o Sistema Capitalista, só que o problema é que eu discordo muito dele, como do comunismo atual também, eu gosto de dizer que é semelhante ao escravismo onde você só é liberto mais ou menos com 80 anos ou no capitalismo que você se aposenta perto dessa idade. Os pobres ficam presos a loop infinitos para vida toda, por exemplo, um jovem pobre começa trabalhar em um emprego popular e ganha seus 1000 reais, para começo de conversa em uma Zona de Risco(Lugar perigoso e pobre) aqui em São Paulo o Aluguel fica entre 800 a 1500 reais, você percebe que não da para viver com esse salário e sim sobreviver. Eu só queria oportunidade para voar, todos me diziam que eu ia ter um futuro brilhante, pois eu sempre me destacava em diversas áreas inclusive na roda de amigos falando de Psicologia, desde cedo comecei a estudar conheci Freud, Jung, Skinner, Vygotsky, Piaget e outros conceitos. Sempre gostei de Transtornos Mentais, Terapia de Casal acho simples e complexo de resolver por causa da razão e emoção, qual esta mais forte naquela situação, gosto de behaviorismo também, construtivismo, inclusive quando fiquei sabendo que Vygotsky falava sobre crianças e fui correndo atras de informações e não foi o que eu esperava, eu achava que era algo sobre crianças com TDAH, se crianças violentadas e abusadas guardam tudo isso em seu Inconsciente Pessoal na Psicologia Analítica de Jung, por que crianças aprendem varias línguas facilmente num nível mais avançado, apesar da influência da sociedade a criança quando crescer consegue moldar sua personalidade e ser diferente de tudo que lhe foi entregue/ensinado até hoje? Mas descobri que ele fala de Psicologia na Educação, confesso que me senti numa aula de Pedagogia, mas também gostei.

3° Gostaria de saber como obter boas oportunidades na vida, não quero entrar no loop das pessoas que estão dormindo. Eu considero que eu sou uma pessoa fora do senso-comum, o próprio filósofo contemporâneo Leandro Karnal e outros intelectuais e artigos dizem que pessoas com menos conhecimento são mais felizes, percebi na sociedade e concordo com isso, depois que comecei a estudar eu não faço quase nada da vida, gostaria de dicas para viver de verdade fugindo do tradicional. No Ensino Médio, não ligava para relacionamento ou sexo (Depressão = Perdi libido), as próprias meninas chegavam em mim, muitas vezes elogiando meu jeito de se vestir, cabelo(usava topete ou franja), acessórios, tênis, sorriso(nunca fui ao odontologista, sempre dentes retos 'genética'), mas eu acabava não dando muita importância para essas coisas, pois estava procurando alguém que elogia-se quem eu realmente sou independente de outras coisas, nunca busquei boa aparecia(padrão de beleza) em mulheres, eu ia em busca de mulheres inteligentes com perspectiva de vida, só que era muito difícil, então sera mesmo que existe esse "Alguém idealizado por você?", não conseguia conversar direito, pois elas não entendia alguns assuntos ou achavam difícil, como eu também achava difícil conversar sobre "Como a sua mãe esta?", enquanto eu queria falar sobre a vida, razão, verdade, lógica, psicologia, física, política, sistemas, desigualdade, computação, qualquer assunto(a maioria das mulheres gostavam de baile funk, bebida, drogas e outros), nada que condiz comigo..
Tentei até ir trabalhar para ver como era, sim era em Bairro Nobre/Rico, então eu vi o contraste da sociedade ainda maior, vi jovens de 18 a 22 anos, fazendo compras com cartões com limites altos até 25 mil reais(Como você Psicologo se sente sabendo que tem um jovem de 18 anos que tem provavelmente mais dinheiro que você todo mês fazendo menos esforço?) e fiquei refletindo sobre a minha vida o que eu estava fazendo ali. Até que um dia eu estava passando pano no chão e limpando algumas mesas, até que uma mulher me chamou e disse: Ei, tem vaga para trabalhar aqui?. Eu percebi que ia vim uma piada logo em seguida, pois sabia que eram burgueses, então ela completou dando risada: HAHA, coitado gente para de dar risada, deve ser horrível trabalhar aqui, você merece algo melhor. Meus olhos se encheram de lagrimas, eu olhei para o lado contrário e enxuguei-as. Tem outros perrengues sim no trabalho, mas que eu acabo deixando para lá, inclusive já fui abusado por mulher na infância, eu tinha uns 6 anos e ela já era mais velha, tentava me masturbar e fazer outras coisas e eu não entendia tudo aquilo, depois de crescer consegui interpretar, hoje a mesma virou evangélica. Já fui assediado por mulher e quase abusado por homem, no caso da mulher, tinha algumas garotas na minha sala que gostava de mim, porém aquele não era meu foco no momento, até que tinha algumas pessoas na porta da sala e eu queria passar, segurei na cintura (altura do umbigo) e pedi licença para uma garota que gostava de mim, ela não saiu e eu como sou alto (1,90 de altura) estava visualizando tudo de cima, de repente percebi que ela estava se aproximando de costas para perto de mim (eu pensei que era coisa da minha cabeça), depois de alguns segundos eu estava prestando atenção fora da sala, aparentava estar acontecendo alguma coisa, então eu senti algo se esfregando em mim, adivinha? Sim, era ela. Eu então empurrei a mesma, e essa menina começou a dar risada, percebi que apesar de eu ser homem e contra ao abuso, assédio e outros, ao longo da minha vida passei por isso, e me aprofundo que tem diversas pessoas que tem a mente maldosa (tanto homens quanto mulheres). No caso do "quase abuso" por homem, quando eu era criança estavam brincando de vôlei com um colega mais velho no quintal dos fundos da minha casa, de repente ele mudou completamente e abaixou a calça e começou a falar coisas horríveis e então eu comecei a gritar e sai correndo, ele me segurou bem forte, fiquei desesperado e meu braço estava doendo, eu comecei a espernear(gritar até doer o ouvido) e o mesmo me soltou, então eu sai correndo.

Gostaria de saber o que eu devo buscar na vida? Não quero tentar me suicidar novamente, pois tenho medo de me machucar e ficar vivo(tetraplégico na cama). E também quero fazer Psicologia Hospitalar.

A melhor resposta 23 NOV 2019

Olá Wanderson,
Sinto muito te dizer, mas as respostas que você procura não serão encontradas nos livros que você frequentemente consulta. Tão pouco em vagas sugestões que te daremos aqui, sua vida é marcada por abusos, adoecimentos e vulnerabilidade social. Enquanto não formos capazes de modificar as relações de poder dentro da sociedade as coisas se manterão nesse modelo econômico deplorável. Mas me parece que sua questão vai além da desigualdade que você vê ou da oportunidade que você espera. Manter-se num discurso depressivo apenas te deixa dócil diante das desigualdades, se você possui tal intelecto você está em posição de abrir caminhos! Os caminhos que você abrirá serão atos políticos de confronto aos abusos e às desigualdades que você sofre! Existem muitos tipos de limitações, aquelas impostas por nossa condição social/ econômica e aquelas que adotamos como filosofia pessoal. A pobreza infelizmente nos obriga a um esforço dobrado, mas a filosofia pessoal é sorrateira e te impede de buscar uma vida melhor, em todos os aspectos. De todo modo continue buscando por ajuda profissional, desejar é o primeiro passo para sair desse lugar. Grande abraço.

Repensar Consultório de Psicologia Psicólogo em Ipatinga

38 respostas

25 NOV 2019

Olá Wenderson! Sua história é muito interessante, porém, sinto muito te dizer que inteligencia e conhecimento não estão diretamente ligados às questões emocionais subjetivas. Procure por ajuda de um profissional da psicanálise. Em sua análise poderá se redescobrir e adquirir conhecimentos profundos sobre suas emoções! Sucesso

Cleide Marchiotti Psicóloga - Psicanalista Psicólogo em Maringá

27 respostas

25 NOV 2019

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que você é uma pessoa muito forte. Sinto muito por ter que enfrentar tantas situações adversas no desenrolar da sua vida. Compreendo o seu descontentamento com relação às oportunidades na nossa sociedade, realmente machuca e entristece. Todavia, é necessário estabelecer estratégias para lidar com esta realidade de maneira autêntica, sem persistindo nos seus objetivos em geral. Desistir de tudo quando se quer lutar pode gerar arrependimento.
O processo psicoterapêutico pode lhe proporcionar ferramentas para descobrir maneiras de lidar com as suas insatisfações. É importante continuar se lapidando neste processo, já que você referiu ter objetivos tão nobres.
Caso deseje iniciar este processo, estou à sua disposição.
Um abraço!

Dalila Castro Psicólogo em Salvador

8 respostas

23 NOV 2019

“Curioso Paradoxo: Só quando me aceito como sou, posso então mudar” Carl Rogers.

A aceitação de si, tal como se é: sujeito dotado de infinito potencial; e ao mesmo tempo, limitado por suas inaptidões, tal capacidade de aceitação pode ser potencializada em psicoterapia, especialmente as de abordagem humanista.

Você se esforçou, inequivocamente, para adquirir o conhecimento que hoje tem. Mas, e agora? O que fazer com tudo isso?

Você pode continuar seu processo psicoterápico, que continua acontecendo desde sua primeira sessão, pois se trata de um processo interno de autopercepção guiada, para além de outros aspectos. Isso lhe poderia trazer as mudanças citadas por Rogers, como efeito de seu comprometimento e implicação.

Boa sorte! Estamos à disposição.

Ozanan M. Sobrinho Psicólogo em Teresina

18 respostas

23 NOV 2019

Caro Wenderson,
Como muito bem colocaste, és bom em tantas coisas, és inteligente porque a vida é inteligente, mas muito ingênuo com relação à vida e o conviver. Cada um de nós veio a este mundo, nasceu para se realizar, ser feliz. No entanto,
Quem realmente és? De onde veio? O que está fazendo de concreto aqui?
Consegues surpreender os outros em tantas coisas, mas não sabe nada sobre si mesmo.
Qual a tua vocação? Qual o teu Projeto de Vida? Quais os teus talentos?
No teu Projeto de Vida que trouxe ao nascer está embutido todas as ferramentas que precisas usar e desenvolver para fazer a tua jornada e se realizar. Mas, precisas conhecer e se apoderar destas.
A felicidade e a realização pessoal e profissional só acontecem quando estas coisas prioritárias são aceitas e compreendidas. Caso contrario, poderás ser apenas um bom adaptado ao sistema, podes conseguir bons resultados, mas infeliz contigo mesmo.
De nada adianta tentar suicídio... terás que realizar o teu projeto de vida.
A dúvida é: será que queres mesmo assumir o controle da tua vida? Estás disposto a abandonar o teu Status quo, os teus conhecimentos para compreender a primeira verdade da vida que é tu mesmo? Estarás disposto a conquistar o conhecimento e o domínio sobre si mesmo?
Existem duas realidades: Tu como ser humano e tu inserido num contexto sistêmico: (família, sociedade) com suas leis, costumes, valores, um tipo de racionalidade...
O meio é sempre o eterno útero onde cada um gestiona a própria possibilidade de ser. O meio não impede ninguém, tem muitos recursos disponíveis e o dinheiro é consequência não é causa. Se não te dás valor, o dinheiro também não vem.
Precisas sim, conquistar a tua independência, financeira e emocional, tu ser o pai de ti mesmo, mãe de ti mesmo, saber como vencer nesta comunidade, sociedade em que te encontras.
O meio de avalia pelos conceitos de “certo e errado”, mas a vida te avalia se “é um bom construtor de ti mesmo ou um falido construtor de ti mesmo”.
Com um bom Psicoterapeuta consegues compreender todos estes nuances e te projetar com sucesso.

5817 respostas

23 NOV 2019

Ola!. Grato por participar. Seu texto mostra muitos lugares por onde você passou. Dentre eles, destacam-se os caminhos do saber científico mais clássico, envolvendo Psicologia, Psicanálise, Filosofia e Educação. Você fala que foi destacado dentre seiscentos estudantes. De outro lado, você coloca que não está feliz. Pensa cursinho, dinheiro e falta de dinheiro. Será um enorme prazer para o profissional de Psicologia - estudioso- (com amor ao conhecimento), fazer essa caminhada com você. Nas entrelinhas a questão da inteligência adquire certa ênfase, mas; como definir inteligência? Seria viver feliz? Ter maior capacidade de adaptação? Fazer a devida troca entre a individualidade e a cultura? Ponderar o cognitivo? Obter resultados altos em provas de educação formal? É preciso ponderar que o primeiro passo é buscar a harmonia interna, na troca com o externo. Vestibulares em universidades públicas, não necessariamente precisa dinheiro ou cursinho. É preciso passar e depois a cada necessidade, buscar, sempre com o apoio da escola, das pessoas, saídas. Trabalho é uma necessidade para os que nascemos sem recursos significativos e também é necessidade para todos que quiserem gerar uma integração mais plena com o mundo social. De outro lado, é bastante possível associar trabalho com satisfação. Tal que o jogador de futebol, que ganha dinheiro se divertindo, ao jogar futebol, nós Psicólogos (assim como todos os demais profissionais que construíram com autonomia, liberdade e profundidade seu envolvimento com a profissão), também nos divertimos muito trabalhando. Vamos procurar esse caminho; certamente, considerando seus acúmulos de educação formal, será muito promissor, você integrá-los às significações e sentidos gratificantes de buscar metas e desafios. Dê ao trabalho, um sentido maior do que a quantidade de dinheiro que ele pode gerar.
Você tem recursos intelectuais, para superar esse limitador de significado do trabalho. Um abraço: Ary Donizete Machado.