Como namorar alguém individualista?

Feita por >Luiza · 13 jun 2016 Terapia de casal

Estou passando por um momento de dúvidas e não sei mais como prosseguir.

Eu e meu namorado estamos juntos há pouco mais de 7 anos, somos jovens e ambos estudamos para completar a graduação.

Somos bastante diferentes quanto a forma de visualizarmos o nosso relacionamento. Zelo por nós e trato nossa saúde e felicidade como prioridade. Ele, mais individualista, diz também não viver sem mim e deseja estar sempre juntos, porém, no geral, me trata como opção. Parece nunca querer nos fazer crescer, não possui planos ou sonhos comigo. Diz querer ter filhos, porém, no presente, não se preocupa em "nos construir". Além de individualista, é cômodo e insatisfeito com tudo na vida. Não gosta do curso que faz na faculdade e diz que não irá trabalhar, que acha viável que no futuro eu trabalhe e ele receba o dinheiro da mãe.

Como fazemos faculdade, nos encontramos apenas aos finais de semana.

Agora, surgiu uma oportunidade para ele realizar um sonho, que seria fazer um curso, com duração de 03 meses, na cidade do Rio de Janeiro (a apenas 2h de distância de onde moramos), todos os sábados, de 8h as 18h. Dei total apoio, ficamos mega felizes, já que ele não gosta da faculdade e há muito tempo ele esperava por este momento. A família dele possui imóvel na cidade, ele iria toda sexta e voltaria domingo. Em minha mente, em nenhum momento apareceu alguma razão para me preocupar, até porque, nos encontramos apenas aos finais de semana, mas não teria problema passarmos todos eles em uma outra cidade, juntos.

Eis que ele me deu um balde de água fria. Foram ditas por ele algumas palavras rudes devido ao calor do momento, porém gostaria de compartilhar as melhores e mais sensatas palavras que ele disse, e contar com a opinião de vocês para que por favor me ajudem a lidar com essa situação...

"Não sei como será. Provavelmente mudarei muito com você por estar muito focado no curso, não te darei atenção. Já estarei tendo que fazer a faculdade, e o curso é a coisa mais importante para mim. Durante a semana a gente até pode continuar a darmos notícias por telefone, mas não vou me importar muito com você. Gostaria que me compreendesse e aceitasse que eu não quero ter que realizar minhas obrigações com você durante esse tempo, não quero me preocupar com você, quero apenas viver o curso. Qual o problema? Queria apenas 'foda-se tudo, foda-se você, apenas eu'. E também não sei se quero que você vá comigo, qual a dificuldade nisso? Qual o problema de você ser um pouco desapegada e aceitar isso? Você até poderia ir um final de semana sim e outro não, até poderia aceitar, mas não vou dizer a você que faço questão da sua presença, companhia e apoio, porque eu não faço."

Como prosseguir...? Obrigada.

A melhor resposta 13 JUN 2016

Olá Luiza!
Infelizmente, ''como prosseguir'' como você questiona não será possível responder.
Apenas você tem a resposta de como prosseguir com este relacionamento, com esta situação e com sua vida.
Não existem fórmulas ou receitas prontas para que um relacionamento dê certo, mas pelo seu pequeno relato, oque percebo, é que vocês iniciaram este relacionamento muito jovens, e neste momento você está amadurecendo para outras questões, como casamento, filhos, profissão... está mais íntima e apta para construção do seu futuro, enquanto ele ainda não tem esse amadurecimento e é aí que começam os conflitos.
Parece que foi muito doloroso ouvir estas palavras dele, pois você está muito dedicada e disponível em motivá-lo e investir neste relacionamento.
Se tiver oportunidade, busque a ajuda de um Psicólogo, a psicoterapia poderá ajudar a refletir sobre todas essas questões, amadurecer algumas idéias, amenizar o sofrimento de atos e palavras que foram desagradáveis e marcantes... tudo isso facilitará para você encontrar as suas respostas e tomar suas decisões, de maneira mais segura.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

10 OUT 2017

Muito grosseiro, realmente. O que você está fazendo com sua vida ? Você se sente feliz assim? É isso que quer para sua vida? Isso te satisfaz?

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

2 DEZ 2016

Que pessoa fantastica seu namorado...rs...rs...Deixa claro que nao deixará o casamento com a mae. Voce nessa relacao sera a mae com sexo. O importante é fato de que ele é muito sincero e ajudará voce a tomar a decisao. Procure conhecer a historia dos homens da familia dele, se o casamento dos pais perdura ate hoje etc... Importante é que para um relacionamento dar certo é ter tempo para conhecer a pessoa e aceita-la exatamente como ela é. Boa decisao! Será pegar ou largar!

Doutora Aparecida Paula Santos Psicólogo em Rio de Janeiro

21 respostas

14 AGO 2016

Olá Luiza. E isso que você quer para sua vida? Voltar-se para você E ver que tipo de relação espera que tipo de homem espera. Você acha que merece isso? A TERAPIA poderia te ajudar a pensar e fazer essa escolha Boa sorte

Ana Marcia Andrade Moreira de Oliveira Psicólogo em Valinhos

17 respostas

2 AGO 2016

Olá Luiza!
Me coloquei em seu lugar. Realmente foram palavras duras.
Quando atendo este tipo de caso, costumo fazer a seguinte pergunta: Quais qualidades você aprecia em um homem? Em seguida, das qualidades que você enumerou, marque as que seu namorado possui. Pelo que parece você pretende casar, constituir família, etc. Então? Que tipo de homem você quer como marido? O ideal seria que você fizesse terapia.

Eriberto Lemos Psicólogo em Belo Horizonte