Porque é tão difícil ser receitado com ritalina ou conserta?

Feita por >REGINALDO · 27 out 2015 TDAH

Tendo todos os sintomas de TDAH, fiz o teste e deu este problema, fui em um psicólogo que me encaminhou a um psiquiatra, no primeiro já me falou que não acreditava nesta doença em adulto, e me receitou um remédio para depressão. O segundo falou que em último caso iria tratar como TDAH e me passou outro remédio. A impressão é que querem prender o paciente a ele, como se a gente tivesse todo tempo do mundo para resolver nosso problema, de todos os problemas, a falta de atenção é a pior, não consigo me concentrar por mais de 30 segundos e isso está acabando comigo. Na faculdade é uma tristeza só, nem consigo formar um grupo para estudar e ainda tenho que ficar agendando volta no médico para 30, 60 dias, isso não é justo, preciso de ajudar urgente.

A melhor resposta 9 NOV 2015

Fiz uma pergunta, porque estou com TDAH, já pesquisei de todas as maneiras possível, respondi a um questionário e Deu esta doença, só eu mesmo para saber o meu problema, indo a Psicólogos e Psiquiatras das Regiões de Carapicuíba e Osasco, só sair pior do que entrei, gastei dinheiro com medicamento que me trouxe feridas nas costas, fora que uns não acreditam nesta Doença, e outras que só tem em Crianças, mas esquecem que as crianças viram adultos, sei minha Doença e sem a medicação, mas não tem como comprar, a impressão é que se passar a medicação correta, vai perder o paciente e o dinheiro que vem junto, mas fazer o que, paciência e tristeza.

4 NOV 2015

Reginaldo!
Realmente existe muita resistência dos médicos em relação ao TDAH, envolve trabalho psicológico. Mas não se desanime, procure transformar o não em sim. Insista !!!.Paciência e persistência e muito importante neste momento.
Um abraço,
Maria

Maria Tiburcio Psicólogo em Vila Velha

30 respostas

4 NOV 2015

Olá Reginaldo,
Realmente esta sua queixa está atrapalhando muito a sua qualidade de vida, uma ajuda de um profissional da psicologia pode muito contribuir para uma melhora. Enquanto isto não acontece, algumas dicas: verifique se você tem uma boa qualidade de sono à noite, 7 a 8 h de sono, dormir em um ambiente totalmente escuro, isto é, com ausência de qualquer tipo de luz, se faz uma alimentação adequada, aproximadamente 70% alcalina, isto é com mais frutas, verduras, sucos naturais, mínimo de açúcar, tire alimentos e bebidas industrializados, diminua os alimentos com carnes vermelhas, mas pode comer ovos, faça exercícios físicos, exercícios de relaxamento, respiração diafragmática, inspire profundamente pelo nariz por quatro segundos(ar alojado na parte de baixo do pulmão), retenha a respiração por também quatro segundos, e solte o ar pela boca em sete segundos. Estas informações poderão contribuir par uma melhora da sua qualidade de vida.

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

2 NOV 2015

Reginaldo, a partir do que tem informado em seu relato, tem algumas questões que são importantes ressaltar; primeiramente não acredito que seu médico tenha a intenção de prende-lo em atendimentos desnecessários, até por que hoje, na área de saúde mental, todos os profissionais estão com muita demanda de trabalho. Sobre diagnóstico de TDAH em adultos existem dois pontos importantes, primeiramente sobre a adesão ao tratamento, pois se você não tem confiança no profissional do qual você está sendo tratado, talves seja melhor mudar de médico, para um que você confie. Pois está provado que existe TDAH em crianças e adultos. Mas pode ser que seu diagnóstico não seja mesmo de TDAH. Pois falta de atenção não é somente sintoma de TDAH, é sintoma de outras psicopatologias também. Neste caso, para que seja diagnósticado TDAH, existem alguns outros sintomas importantes a serem considerados, principalmente o fato de ser uma psicopatologia neurológica desde a infância.

30 OUT 2015

Olá Reginaldo, na realidade você precisa ter o laudo do psicologo(a) que você já fez a avaliação e com ele levar a um neurologista, para que possa fazer uma avaliação neurológica de você, assim você terá do neurologista uma conduta adequada e com a medicação corretamente orientada, pois o psiquiatra seria como um auxilio se o psicologo achasse a necessidade de medicação para as questões emocionais que afetam o TDAH, desta forma faça esta nova avaliação e veja como prognóstico será diferente.

30 OUT 2015

Infelizmente existem poucos profissionais realmente aptos a atender um adulto com TDAH. O diagnóstico é dificultado por outras patologias que um adultos acaba desenvolvendo devido ao transtorno que o acompanha desde a infância e que não foi tratado devidamente. O sofrimento é muito grande e precisa ser acolhido e acompanhado por psicólogo, mas principalmente por um Neurologista ou Psiquiatra que tenha conhecimento sobre o assunto. Posso falar com profundo conhecimento pois acompanhei um familiar e busquei muita informação sobre o assunto. Minha sugestão é que busque um profissional indicado pela ABDA (Associação Brasileira do Deficit de Atenção); o site é www.tdah.org.br.

29 OUT 2015

Olá Reginaldo, data sua idade esses tipos de drogas psicoativas não apresentam muito resultado, são questionadas pela neurociência, elas podem causam dependência. Você poderia buscar maiores informações sobre forma de tratamento no HC no IPq-Instituto de Psiquiatria e Laboratórios de Neurociência. A psicoterapia talvez numa abordagem Cognitiva pudesse ajudá-lo a lidar com as questões do dia-a-dia. Não desista, pense em desenvolver mecanismos próprios, deixando o uso medicamentoso como última opção, lembre-se que é necessário ter um diagnóstico o mais próximo do preciso. Boa sorte e um abraço.

Lucinéia Blanco Psicólogo em São Paulo

1 resposta

29 OUT 2015

Reginaldo, Entendo a sua revolta. Quando temos um problema ansiamos por resolvê-lo o mais rápido possível. Infelizmente ocorre que nem sempre isto é possível. Os medicamentos são receitados a cada 30 ou 60 dias porque a ideia é de que eles sejam transitórios, ou seja, que você possa deixar de depender deles após um tempo de tratamento, inclusive psicológico. Procure um médico e um psicólogo em quem você confie. O tratamento em conjunto com esses dois profissionais poderá ajudá-lo a aprender a lidar com o seu problema de desatenção e ansiedade. Infelizmente não há fórmula mágica. Espero ter ajudado. Um abraço.

Edith V. C. Andrade Psicólogo em Nova Iguaçu

79 respostas

29 OUT 2015

Olá Reginaldo.
Acredito que seja importante você buscar profissionais afinados com essa temática, visto que é um transtorno de difícil diagnóstico e que tem muitas comorbidades associadas a ele, portanto, é possível que os psiquiatras que te atenderam apenas consigam "enxergar"o que vem associado ao seu transtorno. TDAH em adultos é mais comum do que se pensa, se puder leia o livro "No mundo da Lua" e lá você pode encontrar informações importantes, recomendo para vários dos meus clientes. Também faça uma busca por psicólogos e psiquiatras que trabalhem com TDAH, se for de SP Capital existem bons profissionais ligados a equipes de hospitais universitários, como o HC, por exemplo e ai você pode ir atrás dos contatos particulares deles. Espero ter te ajudado. Um abraço

28 OUT 2015

Reginaldo, a psicoterapia comportamental (análise do comportamento ou cognitiva comportamental) pode ser muito útil na questão da dificuldade de atenção e concentração. Porém, é necessário um acompanhamento multidisciplinar (psicólogo e psiquiatra) nesse momento inicial.

Clínica Séfora Medina Psicólogo em Fortaleza

15 respostas

28 OUT 2015

Olá Reginaldo. O diagnóstico tardio do TDAH realmente é mais complexo do que na infância, porém o transtorno existe sim. É importante realizar uma completa avaliação cognitiva e buscar seu histórico clínico e escolar infantil. Desta forma, é possível o encaminhamento para acompanhamento com um Neurologista ou Psiquiatra para tratamento. Porém, o TDAH não tem cura, mas métodos de controle e de adaptação (que podem funcionar tão bem quanto uma cura). Desta forma, a medicação (no caso o metilfenidato) sozinha pode não resolver seus problemas, sendo necessário o auxílio de uma psicoterapia conjunta. Com relação a urgência, a liberação do medicamento é mais difícil, justamente por ser um medicamento controlado, com benefícios para quem efetivamente tem o transtorno, mas com diversos efeitos adversos para quem não tem. Como não existe um exame diagnóstico definitivo para TDAH (o diagnóstico é clínico), o prescritor precisa ter a máxima certeza de que o medicamento trará mais benefícios do que malefícios.
Att

Raphael Chrystopher Borguezan Psicólogo em Curitiba

1 resposta

28 OUT 2015

Reginaldo, tudo bem? Pelo que eu entendi, você foi diagnosticado com TDAH, isso? Apesar do Diagnóstico, cada caso, é um caso e deve ser avaliado como único. A medicação por mais que tenha seus malefícios, deve ser avaliada, algumas pessoas, tem muitos prejuízos na sua vida sem a medicação, outras conseguem achar diferentes formas. O remédio é uma forma de controlar os teus sintomas, mas que a longo prazo, pode trazer prejuízos, por isso o ideal é que tu possa ter um acompanhamento com Psicoterapeuta, para que se pense quais as estratégias para aumentar tua atenção e concentração sem o uso da medicação a longo prazo.

Att,
Gabriela

Dialogar Psicoterapia e Consultoria Escolar Psicólogo em Porto Alegre

8 respostas

28 OUT 2015

Reginaldo, já é comprovado que a Ritalina não traz tantos efeitos benéficos quanto se pensava, funcionando muito mais como um "sossega leão" do que realmente a ter fins terapêuticos. O TDAH hoje é considerada um dos transtornos mais complexos para o tratamento, principalmente quando o diagnóstico é tardio. Na minha opinião, você deve procurar um bom profissional da psicologia que irá lhe orientar e ajudar a entender melhor sua situação.

Juliana Monteiro Psicólogo em Aracaju

14 respostas

28 OUT 2015

Olá, Reginaldo. Compreendo a sua dificuldade. O TDAH, principalmente no tipo citado por você poderá ser bem perturbador. Mas, nem sempre a Ritalina trará o efeito esperado. Isto depende de muitos fatores. Sugiro que você, caso ainda não tenha, procure fazer um acompanhamento psicológico. Dê preferência a um profissional da área da neuropsicologia. É possível que muitas técnicas e exercícios neuropsicológicos possam ajudar você. Isto deverá acontecer, independente de você está ou não tomando o Metilfenidato. Há uma técnica que estar sendo bem aceita hoje - Mindfulness. Pesquise sobre isto. Alguns psicólogos já usam esta ferramenta. Não se desiluda, por mais difícil que seu problema possa ser.

Joacil Luis de Oliveira Psicólogo em João Pessoa