Por que não sou boa o suficiente para minha mãe?

Feita por >Juliany · 11 jan 2018 Terapia familiar

Desde que eu era pequena sempre me esforcei muito para orgulhar meus pais.

Mas desde sempre minha mãe sempre me julgou, pra ela eu sempre estou errada nunca me ouve e sempre me xinga de inutil, burra, vagabunda entre outros, um dia ela chegou até a dizer que foi um erro eu ter nascido mas ela só fala estas coisas quando discutimos, mas discutimos todos os dias, na frente dela eu me faço de durona mas depois eu me tranco e choro até não aguentar mais. Mas eu continuo tentando e fingindo que as discuçoes não me afetam mas está quase impossivel aguentar mais oque eu fasso ?

A melhor resposta 13 JAN 2018

Juliany, problemas de relacionamento familiar podem ser bem complexos. É possível que por mais que você se esforce nada mude na relação entre você e sua mãe, porque não depende só de você, depende dela aceitar você como você é. Ao invés disso, já pensou em gastar essa energia para si mesma, para que você alcance aquilo que deseja? Porque você me parece muito focada na frustração de não ser correspondida pela sua mãe, e acaba por minar sua auto estima. Então porque não focar em si? Uma sugestão seria buscar um psicólogo para trabalhar essa questão mais a fundo. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

16 JAN 2018

Boa noite Juliany pelo seu relato a sua relação com sua mãe é difícil, você não fala aqui do motivo ou dos motivos das brigas e dos xingamentos, e os outros membros da família como reagem? Você já procurou ajuda dentro de casa ou de outra pessoa que não seja seu parente? Sua idade? Se for de maior pode procurar ajuda em instituições (universidades e faculdades) que oferecem atendimento Psicológico gratuito se você não puder pagar. Se você for menor de idade procure tentar conversar com sua mãe e falar como se sente quando vocês brigam e ela te xinga, se não der certo procure conversar com um adulto de sua confiança para ajudá-la conversando com a sua mãe para buscar uma terapia familiar. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

12 JAN 2018

Olá, tudo bem?
Já pensou em fazer acompanhamento psicológico?
Falar de suas questões, conhecer-se, ter recursos para lidar com a mãe, no percurso da psicoterapia e/ou análise se dará conta que está relação não precisa se repetir em outras relações, lidar com as críticas que de certa forma destroem a autoestima do sujeito, se dar o direito de romper com esse ciclo e relação dolorosa.

Estou à disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

12 JAN 2018

Oi, juliany. Entendo sua questão. Você já tentou expor para sua mãe o que vc vem sentindo e até mesmo como vc fazia na infância? É uma dica simples, mas o outro nunca saberá o que se passa conosco se nós não contarmos. Abraço!

Miler Silva Psicólogo Psicólogo em Rio de Janeiro

40 respostas

12 JAN 2018

Olá, juliany
Normalmente a aprovação e companheirismo de nossos pais são muito importante para nós, pelo que eu entendi sua mãe só fala essas coisas quando ela está brava, e na hora do nervoso as vezes as pessoas falam qualquer coisa para magoar o outro.
Se tiver oportunidade procure a Psicoterapia, ela irá te ajudar a entender a relação que vivencia com sua mãe e irá lhe fortalecer para que lide melhor quando se sinta frustrada.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo