Sinto que não sou boa o suficiente para minha mãe. Por que será?

Feita por >Maria · 8 ago 2016 Psicologia clínica

É uma sensação que não posso errar com ela em nenhum momento porque tenho medo de perdê-la um dia. Ligo várias e várias vezes, largo minha casa e fico na dela. Ligo pela manhã pra saber se ela está bem. Sou preocupada demais com ela. Isso é normal ou estou errando em alguma coisa?

A melhor resposta 9 AGO 2016

Olá Maria!
Acredito que ''errando'' não é a palavra correta para o seu caso, temos um funcionamento que muitas vezes desconhecemos a natureza, mas é importante que você tenha percebido que esta preocupação e medo é excessiva e que por muitas vezes você deixa sua vida e sua casa de lado para amenizar estes sentimentos.
Se tiver disponibilidade, seria interessante que você procurasse um psicólogo para que possa explorar profundamente estas questões de funcionamento, esta preocupação excessiva, a natureza de sentir-se em dívida...
O processo da psicoterapia poderá lhe beneficiar em muitos aspectos.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

10 AGO 2016

Oi Maria, não a nada de errado em se preocupar com os pais, o problema é o excesso e quando isso começa a causar sofrimento e ansiedade em você, como agora. me parece que você começa a desenvolver fantasias de perda relacionada a sua mãe. Isto seria um bom material para trabalhar na psicoterapia. Um psicólogo poderia ajudar muito você a entender melhor esses sentimentos. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

10 AGO 2016

Boa noite, Maria, não existe certo ou errado, apenas acho que você deve tentar buscar dentro de você que medo é esse. Talvez com a ajuda de uma psicoterapia você irá encontrar mais respostas para esse seu medo e entender com o que ele está relacionado e assim se sentirá melhor e mais aliviada, deixando de sofrer tanto com sua mãe. Espero ter ajudado.

Regina Figueiredo Psicologia & Coaching Psicólogo em São Paulo

53 respostas

9 AGO 2016

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

As sessões podem ser em grupo ou individuais.
Atenciosamente,
Aline MS De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

9 AGO 2016

Não é normal. Isso é um resquício de culpa. Talvez em algum momento inconsciente já tenha pensado ou sentido diferente em relação a ela.
Procure um tratamento.sucesso

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

9 AGO 2016

Olá, Maria! Como vai?

Você falou que se sente preocupada com sua mãe e faz tudo por ela, para que ela se sinta bem. Mas parece que não é bastante, que você deveria fazer muito mais. Você parece carregar consigo uma forte exigência pela excelência, como se tudo devesse ser perfeito. Muitas pessoas carregam, dentro de si, uma parte que cobra bastante e não adianta o que faça, tudo parece imperfeito, mesmo que você tenha feito o seu melhor. Isso gera sentimentos de culpa, ansiedade e, muitas vezes, baixa autoestima, aumentando o sofrimento. É importante que você possa entender que nem sempre conseguiremos fazer tudo de maneira perfeita; se você fez o que devia e da forma como conseguia, é importante que você reconheça seu esforço. Claro, é muito bom ver o que não ficou legal e tentar corrigir, mas é mais importante ainda que você consiga se perguntar: "O que eu fiz de bom, agora?" Seria também muito bom que pudesse marcar uma consulta com um psicólogo, ou presencial, ou online, para que ele possa te dar maiores orientações sobre o que acontece com vc, te ajudar a entender o que você sente e a não se cobrar tanto. Se precisar, me procure! Wellington Cimbrom! Um abraço

Psicólogo Wellington Cimbrom Psicólogo em Osasco

10 respostas

9 AGO 2016

Olá, Maria, se preocupar com quem queremos bem é uma atitude nobre, porém é importante prestarmos atenção se esta não nos prejudica. Sugiro que procure um profissional para auxilia-la com essas questões. Abraços

Psicóloga Márcia Mosa Lage Rodrigues Psicólogo em Fortaleza

5 respostas

9 AGO 2016

Olá, Maria.
Se preocupar com os pais é natural, especialmente quando chegam a uma certa idade, porém sem exageros. Seria interessante que você procurasse um psicólogo para entender melhor porque esse excesso de preocupação e o porquê de você se cobrar tanto em relação a sua mãe, não se dando o direito de errar. Fazer terapia poderá ajudá-la a compreender melhor o que está acontecendo. Boa sorte.

Gracilene Conceição Psicologia Familiar Psicólogo em Fortaleza

121 respostas

9 AGO 2016

Maria,
Você precisa de ajuda , procure um psicólogo. Esse não é um comportamento assertivo. Procure uma terapia de regressão. Boa sorte.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro