O curso de psicologia tem aula de anatomia? #2

Feita por >Luana Silva · 23 jun 2015 Psicologia clínica

Estou pensando em fazer o curso de psicologia, mas tenho dúvidas sobre esse ponto. Não sei se estou preparada para abrir um corpo.

A melhor resposta 24 JUN 2015

Só tive aula de anatomia do sistema nervoso e era mais teoria. Se a preocupação for so essa, super tranquilo

Psicóloga Tamires Toneti de Brito Psicólogo em Londrina

13 respostas

3 JUL 2015

Ola Luana,

Durante os 2 primeiros períodos tive aulas de anatomia, pois são necessárias pela neurofisiologia que precisamos conhecer. Manipulamos o cadáver, mas não precisamos disseca-lo. É interessante, tb achava que não daria conta, mas depois me adaptei. O importante é que independente da profissão que você escolha, busque superar os desafios que surgirão. Boa sorte! Abraço.

2 JUL 2015

Ola Luana,

Durante os 2 primeiros períodos tive aulas de anatomia, pois são necessárias pela neurofisiologia que precisamos conhecer. Manipulamos o cadáver, mas não precisamos disseca-lo. É interessante, tb achava que não daria conta, mas depois me adaptei. O importante é que independente da profissão que você escolha, busque superar os desafios que surgirão. Boa sorte! Abraço.

Psicóloga Sabrine Fernandes Psicólogo em Juiz de Fora

5 respostas

1 JUL 2015

Luana, boa tarde.
Me formei em 2003 e não sei se existiram grandes mudanças de lá para cá, mas creio que não. De fato, há uma matéria chamada "Fisiologia", onde estudamos anatomia, porém, nem todas aulas são práticas. De quaisquer formas, desconheço quaisquer faculdades que façam o aluno de psicologia abrir corpos para estudá-los. Realmente, em nossa profissão é importantíssimo que saibamos funções e considerações sobre as partes de nossos corpos, bem como conhecer suas anatomias, mas não há nada que cause impactos traumáticos (ao menos, em meu primeiro ano de psicologia em 1998, onde tive aula de fisiologia ninguém dos 450 alunos desmaiou).
Fique tranquila. Os professores são bem orientados e poderão lhe dar todo apoio que precisa nessa questão. Não tenha medo ou receio. Siga em frente. Nossa carreira é simplesmente maravilhosa.

Eduardo Henrique Niess Pokk Psicólogo em São Paulo

6 respostas

1 JUL 2015

Sim, Luana. Como alguns psicólogos informaram: na grade curricular existe a disciplina de anatomia que depende da faculdade. A disciplina pode ser chamada neuroanatomofisiologia ou neuroanatomia ou neurofisiologia, etc., porque abrange as áreas neurologia, fisiologia e anatomia. Quanto aos cadáveres, apenas se conhece as partes, os sistemas. As provas orais são feitas você marcando ou indicando onde fica tal parte solicitada pelo professor. É conhecer o funcionamento e não "tocar ou cortar". Espero ter ajudado.

30 JUN 2015

Olá Luana, como está?
O curso tem anatomia sim, porém você irá conhecer as partes do corpo. Não é necessário realizar autopsia.

Tamires Pidori Psicóloga Psicólogo em São Paulo

1 resposta

30 JUN 2015

Olá,bom dia!

Sobre sua pergunta, informo que há aulas de anatomia sim, mas esse procedimento que parece temer, "de abrir corpos", isso não ocorre. O foco na verdade das aulas, estão voltados para algumas "peças" do corpo humano, que são pertinentes ao estudo da psicologia clínica como por exemplo: cérebro, cerebelo, medula etc...
Fique tranquila que as aulas são leves e de fácil "acomodação".

Espero ter ajudado e bem vindo a profissão.

abraço

Marco Antonio

Consultórios Associados Marcus Mello Psicólogo em Taubaté

1 resposta

30 JUN 2015

Olá, Luana!
Na grade curricular do curso de psicologia, existe uma disciplina chamada, neuroanatomia, que tem duração de um semestre, e dependendo da instituição, você terá aulas no laboratório de anatomia.
Você não precisará "abrir um corpo" mas terá que identificar as estruturas.

Adriana de Souza Vicentin Psicólogo em Balneário Camboriú

1 resposta

29 JUN 2015

Olá Luana ! Depende da universidade, seus recursos e níveis de cursos. Nós temos que estudar o corpo até poder entender o que a fisiologia e o comportamento têm em comum. Já se sabe que as emoções interferem diretamente na saúde e entende todo este funcionamento é importantíssimo. Quando me formei, há muitos anos atrás, tinhamos anatomia por 2 anos e tinhamos as aulas com corpos e todos os seus orgãos. Tudo muito respeitoso. Tinhamos inclusive missas a cada 6 meses por conta das peças utilizadas para estudos. Agora a coisa é mais amena. Não tenha preocupação com isso. Estudar o corpo humanos é lindo. Abraços Roseana

Psicóloga Roseana Romualdo Psicólogo em São Paulo

5 respostas

26 JUN 2015

Curso de Psicologia não tem aula de anatomia, mas em geral neuroanatomia e neurofisiologia, depende da grade curricular de cada faculdade. Na Universidade Federal do Ceará eles estudam o corpo humano como um todo, já na Unifor eu estudei neuroanatomia com uma cabeça e um cérebro de verdade conservados em formol. Não há nada de assustador isso. Os professores são bastante atenciosos e nos orientam sobre respeitar as peças e a importância delas para o aprendizado do estudante.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

26 JUN 2015

Olá Luana ! Sim. Na grade curricular é necessário esse conteúdo! Trabalhei com cadáveres, mas no sentido de observação muito raro foram as vezes... O principal desse conteúdo anatomia esta ligado as conexões neurológicas. Vai em frente e honre sua profissão sempre independente de sua escolha! Grande beijo!

25 JUN 2015

Ola Luana,
O curso de psicologia e sua grade curricular devem sempre atender as diretrizes curriculares apresentadas pelo Ministério da Educação conforme resolução nº 5, de 15 de março de 2011. Visando atender esta norma, todos os cursos definem as disciplinas que serão obrigatórias, e destaca-se entre elas a anatomia. Observa-se que dependendo da linha do curso/instituição poderá haver um maior ou menor número de disciplinas (Ex. Anatomia I, II, II ou Neuroanatomia I, II, II). Destaco também que a maioria dos cursos de psicologia hoje, não utiliza mais cadáveres e sim peças artificiais para análise. Isso vale também para as experiências com ratos. Hoje faz-se o uso de softwares específicos para as devidas experiências.

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

24 JUN 2015

Luana,
Há aulas de neuroanatomia e também fisiologia. Pelo que percebi comparando as respostas dos colegas, infelizmente isso muda de faculdade para faculdade.
Realizei minhas aulas em laboratório e tínhamos como optar trabalhar com o corpo inteiro, com órgãos ou peças similares em plástico ou silicone. Eu optei pelo corpo inteiro.
Verifique bem isso antes de se matricular. Boa sorte!

Psicóloga Stella Caldas Psicólogo em Atibaia

7 respostas

24 JUN 2015

Olha, comecei meu curso na PucMG há uns bons anos atrás e tínhamos aula de anatomia. Inclusive um vez me revoltei e me recusei a abrir um sapo. Depois mudei para UFMG e lá não tinha. Entre casamento, filhos e mudança de país me formei na Univetsidade Fumec em Belo Horizonte, que também não tinha! Então você deve checar se o curso de Psicologia onde vc quer entrar está na área de Biológicas ou Humanas porque se estiver na área de biológicas é provável que tenha!

Ana Maria Borges Couto Psicólogo em Belo Horizonte

5 respostas

24 JUN 2015

Nos cursos de psicologia você não irá abrir um corpo... No meu curso, tive aulas de neuroanatomia, onde manuseamos cérebros humanos, e de neurofisiologia, que são realizadas com animas, sapos ou ratos. Agora é interessante verificar a grade curricular da faculdade que você pretende fazer, pois em algumas faculdades o curso tá voltado para a área de humanas e em outros é para área de saúde. Geralmente nos sites da faculdade tem a grade todo o programa, mas se tiver algo mais para anatomia é apenas uma cadeira ou no máximo duas.

Virgínia Uchôa Do Vale Psicólogo em Fortaleza

11 respostas

24 JUN 2015

Luana:
O curso de Psicologia em algumas instituições de ensino está classificado nas ciências humanas e em outros nas ciências biológicas. Esta classificação poderá fazer a diferença em relação a grade curricular e portanto, como as disciplinas de anatomia e neuroanatomia serão tratadas. Importante verificar como é tratada e ministrada na faculdade que você tem interesse. De qualquer forma a ideia é ter noções sobre anatomia.Assim dissecar o corpo não estará como atividade requerida para a realização do curso.

Celia Regina Cordeiro Sampaio Psicólogo em Curitiba

15 respostas

24 JUN 2015

Olá Luana.
Sugiro que primeiramente você busque em que área do conhecimento está o curso de psicologia na universidade que pretende, pois algumas universidades tem a psicologia dentro da área de humanas, com isso pode ter alguma matéria voltada pra parte de neurologia; como tem universidades que tem a psicologia dentro da área da saúde, aí provavelmente você vai ter aulas de anatomia, fisiologia e mais algumas que você pode descobrir olhando a grade curricular do curso. Mas em relação a abrir um corpo, fique tranquila não há essa necessidade de aprendizado pra ser um psicólogo. No meu curso tive dois semestres de anatomia e fisiologia, mas usamos peças dentro de cubos plásticos e muitos livros, o contato com os cadáveres foi só no primeiro dia de aula para matar a curiosidade. Espero ter ajudado
Atenciosamente,
Cristiane Molina

24 JUN 2015

Luana, dependendo da faculdade e da grade curricular, existe a possibilidade de aulas teóricas e laboratório. Me formei na UNIP e tive a mesma preocupação referente ao contato com cadáver,mas não será exigido nada além do que está no seu limite. Observava rapidamente os órgãos referente a aula dada, cuidando sempre do meu limite e consegui superar esta fase.
Abraços,
Lilian

24 JUN 2015

Luana, na instituição em que estudei tive aulas de anatomia e genética sim, mas as aulas foram apenas teóricas. Algumas universidades tem aulas práticas, onde visitam laboratórios, mas chegar a abrir um cadáver acho pouco provável. Para você ter certeza de como funciona, uma dica que eu posso te dar é conversar com o coordenador do curso de psicologia da universidade ou faculdade que você tem interesse, pois isso vai variar de instituição para instituição.

24 JUN 2015

Olá Luana, apenas fisiologia e anatomia do cérebro.

24 JUN 2015

Olá Luana!
Os cursos de Psicologia não têm aulas de anatomia com cadáveres até porque a única parte física que nos é mostrada é o cérebro e mesmo assim, geralmente, trata-se de uma peça em silicone. Fique tranquila e vá em frente se é isto mesmo que deseja cursar. Boa sorte!

Cristina Santos Psicólogo em Recife

40 respostas

24 JUN 2015

Oi Luana! Geralmente os cursos de Psicologia possuem a matéria de neuroanatomia no 1o semestre. Sugiro que tu busques por "grade curricular" (as matérias que tu estudarás em cada semestre) nos sites das Universidades onde tu te interessas cursar. Assim tu poderia conhecer e comparar porque as grades curriculares não são iguais, elas podem mudar de uma universidade para a outra. Uma outra questão a pontuar é que mesmo que o curso tenha estas matérias que tu ficas um pouco receosa, te tranquilizo dizendo que dificilmente tu terás contato com um `corpo aberto' (como no caso do estudante de medicina, fisioterapia e outros), porque o que aprendemos na faculdade envolve uma parcela do corpo que é o cérebro e medula e hoje em dia se consegue estudar por peças de material específico (não necessariamente humano). Espero ter ajudado. Abraço

Laidiara Schneider Psicólogo em São José

1 resposta

24 JUN 2015

Geralmente tem anatomia sim e neuroanatomia, porém não é necessário abrir cadáver (peças anatomicas). Algumas universidades utilizam peças artificiais.

Alessandra de Amorim Pereira Assis Psicólogo em Vitória

2 respostas

24 JUN 2015

Olá Luana,
se esta é uma questão que está pesando na sua escolha profissional, penso que uma sugestão seria você olhar a grade curricular dos cursos de Psicologia que pretende prestar. No curso em que eu me formei, na USP de Ribeirão Preto, nós tivemos um semestre de Neuroanatomia. As aulas foram teóricas, usando livros e modelos. Foi realizada apenas uma visita a um laboratório, no fim do semestre, para vermos de perto algumas estruturas que havíamos estudado.
Espero ter te ajudado.
Boa sorte na escolha da profissão!

Anônimo-238415 Psicólogo em Ribeirão Preto

1 resposta

24 JUN 2015

Luana, nem todos os cursos possuem aulas de anatomia. Neurologia e fisiologia sim! Usualmente quem abre cadáver são os alunos de medicina, fique tranquila em relação a isso.

Anônimo-246118 Psicólogo em São Paulo