Fico deprimida na faculdade. Devo desistir?

Feita por >Lyke · 6 mai 2017 Depressão

Tenho 20 anos e eu estou no 5 período do curso de Psicologia(metade do curso). Eu sempre adorei estudar e adoro a Psicologia em especial. Nos dois primeiros anos da faculdade, enfrentei muitas dificuldades na minha vida como a depressão e o câncer do meu pai, a faculdade era como uma válvula de escape e estudar um dos poucos prazeres da vida. Agora no terceiro ano a faculdade não tem me satisfeito. Ainda me interesso pelos assuntos, mas não consigo me concentrar nas aulas. Fico angustiada em pensar em ter que ir a faculdade e fico muito deprimida durante as aulas querendo chorar e fugir dali. Penso em desistir do curso, pois não bem emocionalmente para cumprir com as exigências do curso. Porém sofro uma pressão dos pais e familiares para que eu não abandone o curso por estar na metade do curso e ter investido financeiramente no curso por 2 anos. Isso tem me causado muito sofrimento. Não sei que rumo tomar e sinto-me cada vez mais desanimada com a faculdade e deprimida.

A melhor resposta 7 MAI 2017

Olá, Lyke,

É possível que você tenha associado sua experiência como estudante de psicologia com as dificuldades que teve no início do curso. Você mesma descreveu o curso como "válvula de escape". Talvez agora seja o momento de você ressignificar seus estudos, separando essa experiência dos conflitos que teve nos dois primeiros anos. Desistir do curso não vai resolver as questões que você carrega consigo e que precisam ser elaboradas. Elas provavelmente te acompanharão nas outras atividades.

Procure auxílio psicológico. Além de ser recomendado a todos que estão graduando em psicologia, pode lhe ajudar a retomar o gosto e ânimo pela profissão.

Converse com seus pais sobre essa possibilidade. Transformar a pressão deles em apoio vai lhe fazer muito bem. Caso ajuda financeira por parte deles não seja possível, geralmente as faculdades oferecem um serviço de psicologia aplicada gratuito ou por preços simbólicos. Há profissionais que também deixam seu contato na secretaria dos cursos.

Qualquer coisa, estou à disposição.

Edvaldo Colen Psicólogo em São Paulo

35 respostas

31 OUT 2017

Tenho 68 anos e comecei psicologia com 40. É um curso que exige muito do formando e normalmente não tem um suporte psicológico que o programa exige. Algumas escolas oferecem "plantão psicológico" através de formandos do ano. Pode ajudar, mas nem sempre os formandos estão à altura de um bom atendimento psicológico. Você ainda é muito nova para assumir toda responsabilidade por uma decisão tão importante na vida. Isso representaria sofrimento para qualquer um. Procure ouvir a pessoa que é mais importante neste mundo, você mesma. E tem mais, acredite que pode superar os problemas que muitas outras pessoas já passaram ou fugiram. Lembre-se? a psicologia geralmente é bem mais do que o professor pode estar passando no curso e bem mais do que você consegue entender agora. Uma das exigências para o exercício da psicologia é maturidade; e isso vem com o tempo.

Psicólogo Pedro Santo Rossi Psicólogo em São Paulo

9 respostas

11 MAI 2017

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico. Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidades e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

8 MAI 2017

Olá Lyke!
Parece que no passado a faculdade forneceu esta ´´válcula de escape``, promovendo alívio e prazer, mas hoje, pelo seu pequeno relato, mesmo que se desistisse, acredito que os aspectos de angústia e sofrimento não diminuiriam. O que você sente pode estar mais ligado com as questões e estresse que viveu recentemente.
Se tiver possibilidade, procure ajuda de um psicólogo. É fundamental a psicoterapia tanto para que compreenda melhor suas emoções, como também, resgatar o prazer e motivação no cotidiano estando em harmonia com sua saúde emocional.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

7 MAI 2017

Ola Lyke
Você como estudante de psicologia já deveria estar fazendo terapia. Procure ajuda profissional pois ninguém pode responder o que você deve fazer. A terapia irá ajudá la a sair dessa crime e fortalecer sua tomada de decisão.
Boa sorte.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

7 MAI 2017

Lyke, você poderia começar uma terapia psicológica. Com a ajuda de um profissional você poderá ter mais clareza se realmente não está interessado no curso de psicologia e em seguir esta profissão ou se está vivendo um momento difícil e a angústia está ficando centrada no curso. A terapia lhe ajudará também a aprender a lidar com a pressão que recebe de sua família e em como se posicionar de forma mais assertiva e tranquila com eles.
A sua faculdade já foi uma válvula de escape no passado, mas agora talvez você precise de outra válvula.
A disposição
Abraços, Patrícia

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte