Não sei o que acontece comigo, será que tenho algum problema?

Feita por >Janaina · 25 nov 2019 Desenvolvimento pessoal

Toda vez que alguém está brigando comigo ou brigando no mesmo ambiente que eu, eu começo a me sentir mal, como se minha pressão estivesse caindo, coração fica acelerado, fico tonta, com ansiedade. Moro com minha cunhada e meu marido, eles brigam muito e fica um clima pesado em casa, então quando eles se desentendem eu já fico passando mal, as vezes nem quero ir pra casa porque eu já fico com esse sentimento ruim e passando mal , pois sei que vai tá um clima chato em casa. Evito ao máximo brigas até mesmo quando eu tô com ódio de alguém eu não confronto, pois quando eu brigo com alguém sério eu fico passando mal como se tivesse com a pressão caindo.
Eu já tinha isso antes, mas quando vim morar com eles piorou por decorrência de tantas brigas entre os dois. O que eu tenho? O que eu faço?

A melhor resposta 27 NOV 2019

Olá Janaina.
Não é possivel dizer ao certo o que você tem, brigas provocam sensações ruins na maioria das pessoas, provocam mal estar e nos afastam dos ambientes, não há nada de errado em querer se afastar de ambientes conflitivos, na verdade é bastante compreensível e até mesmo saudável. Essas sensações pioram quando um histórico de exposição à brigas se faz presente na vida da pessoa, seu caso pode estar associado à crise de ansiedade devido aos excessos cometidos pelos seus familiares. Muitas vezes as brigas podem ser substituídas por diálogos, desavenças podem ser resolvidas com uma conversa aberta, sem a necessidade da agressividade. É necessário mobilizar seu marido, deixando claro que esse ambiente te repele e te adoece. Procurar ajuda profissional para superar essas e outras situações é uma excelente opção para você, as saídas para essa situação consiste em mudar, até mesmo de casa, se for necessário. Grande abraço.

Repensar Consultório de Psicologia Psicólogo em Ipatinga

38 respostas

27 NOV 2019

Oi Janaína...
Isto que está sentindo são reações, sintomas de recordações guardadas no Inconsciente, experiências, traumas vividos e que foram guardados, estão nos registros de memórias e quando uma situação real se passa, estas recordações voltam à consciência e com elas, o sofrimento e a sensação de perder o equilíbrio e palpitações...
Uma das tarefas de cada um neste mundo é defender o seu ponto de vista, fazer e construir a vida que tu queres e não se adaptar a forma de vida dos outros. Logicamente também vais desgostar outros, paciência mas prioritário é a tua realização, partindo do ponto de vista de ti, é claro.
Mas estas recordações, traumas, etc, são bloqueios de energia que deves liberar para que consigas ser e atuar com naturalidade. Vais conseguir fazendo Psicoterapia. Sozinha, dificilmente consegues.

5943 respostas

26 NOV 2019

Olá! Qual o conceito de briga? Será defesa do que se acredita em contraposição ao que o outro pensa? Será que quem discute, discute para garantir um limite quanto ao respeito a elas e suas ideias? As pessoas, inevitavelmente tem divergências, cada uma encontra um jeito de lutar por suas crenças. Você também. Ficando mal você não precisa participar da discussão ou tomar partido, assim como é percebida como alguém a ser apoiada. Por outro lado, você não está se sentindo bem com isso. De certa forma, há nisso, um componente positivo: a necessidade de superar esse desconforto. Um psicólogo te ajudará muito a superar esse modelo de convivência com as ideias divergentes. Um abraço: Ary Donizete Machado.