Não consigo viver minha vida!!! Urgente!!!!

Feita por >Tiago · 15 ago 2018 Terapia familiar

Boa noite! Preciso de ajuda com extrema urgência!
4 meses atrás perdi minha mãe, ela faleceu. Tenhi 4 irmãos, 2 meninas e eu e meu irmão um ano mais novo, sou o mais velho, minha irmãs tem 33 anos e uma de 32. Meu irmão e casado, minha irmã caçula de 32 anos casada. Minha irma do meio com 33 anos mora comigo casa de minha mãe. Comecei a namorar uma pessoa maravilhosa, esta me acrescentado me fazendo bem, estamos com um mês de namoro e muito intenso, estamos nos amando muito. Minha namorada mora sozinha, ela tem problema de hipoglicemia e aa vezes passa mal, os pais dela não moram perto, moram em outro estado. O que esta acontecendo, que minha família esta impedindo de eu viver minha vida com minha namorada de semana, porque minha irmã que mira comigo esta com depressão, nao procura ajuda, tem medo de ficar sozinha e impede de eu namorar e eu viver minha vida. So consigo dormir ba minha namorada de sabado e isso esta chateado minha namorada. Minha namorada disse q é estranho eu viver m vida função do meus irmãos, e nao conseguir viver minha vida. Quando minha namorada passa mal de semana, nao consigo ir ficar com ela, ela disse q nao quer namoro so de final de semana e acha isso estranho e ela fala q esta incomodando muito ela. Ela disse q só esta aguentando porque ela me ama, mas nao sabe se vai aturar isso por muito tempo pq isso ta fazendo ela ficar mal dizendo wue parece que ela namora uma família inteira muito. Tudo tenho q dar satisfação aos meus irmãos onde estou, parecendo q sou mais novo e nao saber me impor diante meus irmãos. Eu fui conversar com meus irmãos q isso esta me afetando e afetando minha relação c minha namorada, eles acham que eu tenho uma irmã p cuidar que nao consegue ficar sozinha casa da minha mãe q eu so posso namorar de fibal de semana que eu teria wue entender. Isso esta me deixando doente cobrança dos dois lados! Nao sei o wue fazer! Deram uma solução de minha irma morar sozinha em um apartamento ja que ela tem medo de ficar sozinha, ela disse q nao tem como se sustentar sozinha mas quer me prender aqui e estou prestes perder uma pessoa que eu amo e esta me fazendo feliz. Meu irmão disse que temos wue colocar m irmã primeiro lugar depois namorada! Pressão psicológica! So pq eles sao casado nao oode revezar comigo de ficar aqui com minha irmã! Eu sofri muito também antes de minha mae falecer, cuidei dela tambem fszendo revezamento p nao deixar m mãe sozinha pq tinha problrma de rim. E mesmo minha mae falecendo estou c esse pesadelo deixando de viver m vida como eu quero. M familia acha q estou errado q eu tenho sim wue pensar na minha irmã! Minha namorada acha absurdo! Que eu faço? Estou ficando doente medo perder m namorada! Mi ha família nao me entende! Disse p eu esperar! Nao consigo me impor pq sai briga pq sempre estou cedendo eles acostumaram! M irma disse q ia morar só e agora nao quer ir mais! Eu ia morar c minha namorada. M namorada nao quer esperar por muito tempo de eu deixar de ver ela de semana! Estou errado? Qual e medidas que devo tomar? Me ajudem! Estou cansado de sofrer! Estou c atestado medido de 7 dias nao indo trabalhar. Estou com ansiedade gravissima. Obrigado. O que devo fazer???? Mibha namorada ou m familia q esta certo????

A melhor resposta 2 JUL 2022

Olá Tiago
O que deves fazer é tomar uma decisão: CUIDAR DE SI MESMO!
Voce não nasceu para cuidar da namorada, nem da seus irmãos, nasceu para se resolver, curar sua dependencia emocional, ser feliz.
Analise o que voce está fazendo... está cuidando dos outros, e são todos de maior idade.... dá um ponta pé na bunda de todos e voce vai cuidar de si mesmo. Aquiete a sua namorada e se for o caso, deixe-a, pare de sofrer pressão. cada um precisa cuidar de si mesmo.
Por que as coisas estão acontecendo dessa forma? Para que voce se conscientize de que não são os outros os errados... é voce que se coloca como vítima da situação, não faz o que precisa fazer em prol de si mesmo e se autojustifica de ter que cuidar dos irmãos... desculpas, só desculpas.
Faça Psicoterapia para ser auxiliado a entender e resolver isso; caso contrário, vai cada dia piorar mais; e daí, de nada valerá a mãe ter partido. Dé um choque de realidade em ti mesmo e nos teus irmãos: cada um cuida de si mesmo, cada um se resposabiliza pelo sustento da casa, cada um deve fazer parte da solução e não do problema.
Quem não quiser compreender, a vida se encarregará disso.
Abraços

5840 respostas

16 AGO 2018

Oi Tiago.
O que posso te dizer por aqui é que uma boa análise vai te ajudar a entender melhor os motivos pelos quais te levam a ceder à sua família, a não se fazer valer para seus irmãos, por exemplo. A compreender melhor os sentimentos e fantasias que te impedem, de fato. Pois tem o que o outro nos impõem, mas tem também permitirmos a imposição do outro. E uma análise vai te ajudar a compreender o porquê você ocupa esse lugar, o que te mantém nesse lugar. O medo de sua irmã e tudo que está ligado à depressão dela é legítimo, de fato, mas será que não existe alguma alternativa para esta situação?
Estou à disposição.
Abraço,
Monique

Monique Carvalho Psicólogo em São Paulo