Não consigo me levantar depois de ser deixado

Feita por >@1995usuario · 21 mar 2023 Separação

Tenho 28 anos de idade e estou no terceiro relacionamento sério da minha vida, este que acabou hoje depois de cerca de 1 ano e 8 meses.

O primeiro durou 1 ano e 6 meses.

E o segundo mais longo, durou 7 anos.

Entre cada um deles, houve um intervalo de no máximo 2 meses, nunca fiquei muito tempo solteiro, sozinho de fato.

Os começos dos relacionamentos foram todos iguais, muito bons, me fizeram o maior bem do mundo, só que ao longo dele eu sempre muito inseguro, fui me tornando ciumento e muitas vezes chato demais, me culpo pelo término dos 3.

Só que nesse último estou muitl mal, arrazado, não consigo falar com ninguém sobre, não consigo comer, trabalhar e fazer mais nada, além de pedir pra ela voltar, sinto como se só com ela ao meu lado eu estaria bem.

Não sei o que fazer, porque, além de não ter ninguém para desabafar, estou sufocado e me sentindo muito mal, mesmo sabendo que o relacionamento não estava me fazendo bem, que ela já não me tratava com respeito, me ignorava de propósito dentro de casa, e preferia debochar de mim, ao invés de tentar algum diálogo eu gostaria muito que ela voltasse, estou sem chão literalmente e sem saber o que de fato fazer...

Não tive das melhores adolescências, meu pai alcoolatra brigava e gritava com minha mãe diversas ao longo dos anos, sofri isso amargamente dia após dia, sempre pensei que isso fosse comigo mesmo uma desculpa e que trauma não existia.

Preciso de ajuda!

A melhor resposta 27 MAR 2023

Oi, no final do seu relato você traz a causa de aguentar tudo, até relacionamentos ruins. Você tem um vazio, sentiu-se abandonado, mal cuidado, e agora repete isso, se afundando em relações com pessoas que só te humilham, que não te dão amor, sabe por que? Por que você acha que merece qualquer coisa, qualquer relação "lixo", porque você não conseguiu ter amor-próprio, e isso precisa ser desenvolvido. Entra em contato comigo que eu te ajudo como, é preciso ressignificar tudo que você viveu e está marcado aí em como traumas dentro de você. Enquanto, você não tomar atitudes e coisas mais certas para sua vida, as pessoas vão continuar te humilhando, por que é assim o funcionamento do ser humano. Tome a atitude agora de poder você mesmo cuidar de você, desenvolver o que teus pais não te ensinaram no periodo devido, mas que através de treinos, e de autoconhecimento, você vai conseguir e eu posso te ajudar com isso. Todas as suas relações serão ruins se você não começar a tomar as atitudes que precisa de autovalorização. Estou à disposição para te ensinar a sair de dinâmicas doentias e cultivar o saudável. Você vai ver como sua vida vai mudar radicalmente e aprenderá o verdadeiro sentido da felicidade e do amor-próprio, e aí sim, vão te dar o devido valor, porque você fez isso primeiro.
STEFFANY ALVES
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

23 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma sessão comigo que ireilhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

23 MAR 2023

Olá @1995usiário! Obrigado por escrever. Pelo descrito, desde os dezessete anos, aproximadamente, você sempre namorou com outra pessoa, vivendo intervalo máximo de dois, meses. Certamente não organizou com consistência turma de colegas e conhecidos, vivência de metas pessoas mais autônomas. Não é possível ter contexto saudável se não tiver turma de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, se falta esporte coletivo de contato, faltará treino social, se não tiver estudos sérios e consistentes falta aprofundamento com os acúmulos da cultura, dentre outras faltas
Pelo relatado, salvo engano, você investiu muito em ter namorada, mas investiu pouco em socialização.
É preciso ser namorado de si mesmo, desenvolver coragem de olhar para dentro de si, chorar, sorrir, mas organizar autonomia, metas, razões pessoais de vida.
Um de nós, psicólogos, poderá te ajudar.
Abraços!

8642 respostas

23 MAR 2023

Estamos aqui para aprender... voce está aqui para aprender, mas em todos os relacionamentos que voce teve, voce não aprendeu as liçoes e os fatos foram se repetindo com os resultados cada vez piores... e a próxima tentativa, será pior ainda SE VOCE NÂO APRENDER.
Não tente achar justificativas, adolescencia, pai alcoólatra... mãe... ou.... todos são apenas julgamentos, justificativas da não aprendizagem tua das experiências que voce fez.
Precisa processar os fatos, analisar e sanear.

Abraços

5817 respostas

22 MAR 2023

Sinto muito pelo que você está passando e entendo que pode ser muito difícil lidar com o término de um relacionamento, especialmente quando você se sente inseguro e vulnerável. É importante lembrar que cada relacionamento é uma oportunidade de aprendizado e crescimento, e que você pode usar essa experiência para se conhecer melhor e trabalhar em suas inseguranças.

A primeira coisa que sugiro é que você tente falar com alguém de confiança, um amigo, parente ou profissional, sobre o que está sentindo. O diálogo pode ajudar a aliviar um pouco a pressão e também pode ajudá-lo a ter uma perspectiva diferente sobre a situação.

Também sugiro que você se permita sentir e processar suas emoções, sem julgamento ou auto critica. É normal sentir-se triste, desamparado e sozinho após um término, mas é importante lembrar que esses sentimentos são temporários e que você pode superá-los.

Além disso, é importante cuidar de si mesmo durante esse período, dedicando tempo para fazer coisas que você gosta e que lhe fazem sentir bem, como praticar esportes, hobbies, ler um livro, ver um filme ou sair com amigos.

Por fim, se você sentir que está tendo dificuldades em lidar com suas emoções ou que suas inseguranças estão afetando sua qualidade de vida, sugiro que procure um profissional de saúde mental um psicólogo, para ajudá-lo a trabalhar em suas questões pessoais.

Um psicólogo pode ajudá-lo a desenvolver habilidades de autoestima e autoconfiança, bem como lidar com suas emoções e pensamentos de forma mais saudável.

Se precisar de ajuda, através da psicoterapia, me coloco a disposição
Abraço.

Naiara Nadir Trichez Psicólogo em Joinville