Não aguento mais mentir para a minha mãe

Feita por >ggt · 25 jul 2023 Abordagem psicológica

Já tem mais de um ano que a minha mãe descobriu que eu faço uso da maconha, quando ela descobriu a reação dela foi desesperadora. Ela estava preocupada com a gravidade da situação, mas nós conversamos e nos resolvemos. Porém, eu não parei de fazer o uso e por razões óbvias, a maconha me traz uma paz e uma quietude muito grande.
Na segunda vez o buraco foi mais embaixo, ela ficou bem brava e me levou até um centro médico para passar com o psicólogo, já que a maconha sempre foi usada como um "escape" dos meus problemas. Passei com a psiquiatra e com o psicólogo, o diagnóstico não foi nada surpreendente, transtorno de ansiedade cronica e depressão.
Com o tempo eu finalmente tive coragem de falar para a minha mãe que eu faço o uso, ela disse que nunca aceitaria e que não queria essas coisas dentro de casa. Nós entramos em um acordo que eu só fumaria na rua, o que eu não esperava é que eu ficaria desempregada.
Eu parei de sair de casa, então eu comecei a fazer o uso na parte de cima da minha casa, é uma área aberta para churrasco. A meu ver, seria melhor usar ali do que na rua, até a minha mãe desconfiar e me ver com um esqueiro na mão.
Óbvio que ela ficou extremamento chateada, me falou que eu teria que tomar uma decisão, parar de fumar ou sair de casa. Não tenho condições reais de sair de casa, mas não gostaria de parar de fazer o uso.
Também não quero mentir para a minha mãe, não é justo com ela e eu só queria entender o lado dela e eu queria que ela me entendesse também. Não sei como posso fazer para melhorar essa situação.

A melhor resposta 26 JUL 2023

Entendo que você esteja passando por uma situação difícil e conflituosa com sua mãe em relação ao uso da maconha. Vou tentar ajudá-lo a encontrar algumas estratégias para melhorar essa situação.

Comunicação aberta e honesta: É essencial manter a comunicação aberta e honesta com sua mãe. Tente encontrar um momento tranquilo para conversar sobre seus sentimentos, preocupações e as razões pelas quais o uso da maconha traz paz e alívio para você. Expressar-se de maneira clara e calma pode ajudar a aumentar a compreensão entre vocês.
Educação sobre maconha: Busque informações confiáveis e atualizadas sobre os efeitos da maconha no corpo e na mente, bem como os potenciais riscos associados ao uso crônico e vício.
Mostre responsabilidade: Demonstre que você está assumindo responsabilidade por suas ações e por lidar com suas questões de ansiedade e depressão. Explique como a maconha tem sido um suporte para você, mas também discuta outros métodos que você está usando ou disposto a tentar para lidar com seus problemas emocionais.
Busque ajuda profissional: É positivo que você já tenha procurado ajuda profissional para lidar com a ansiedade e a depressão. Continue o tratamento com o psicólogo e psiquiatra, pois isso pode ajudá-la a desenvolver estratégias alternativas para lidar com suas emoções.
Explore outras atividades: Procure outras atividades ou hobbies que proporcionem a você a mesma sensação de paz e tranquilidade que a maconha oferece. Exercícios físicos, meditação, ioga ou até mesmo a arte podem ser alternativas saudáveis.
Respeite os limites de sua mãe: Lembre-se de que você está vivendo na casa dela e, como tal, é importante respeitar as regras que ela estabelece. Se ela não se sente confortável com o uso da maconha em casa, tente encontrar uma solução que seja respeitosa para ambos.
Procure apoio externo: Considere procurar grupos de apoio ou terapia em grupo, onde você possa compartilhar suas experiências com outras pessoas que também lidam com questões similares. Isso pode proporcionar um senso de compreensão e pertencimento.
Seja paciente: Mudanças desse tipo levam tempo e exigem paciência. Continue mostrando para sua mãe que você está disposta a ouvir suas preocupações e que deseja encontrar uma solução que funcione para ambas.
Boa sorte!

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

27 JUL 2023

Olá ggt, aconselho buscar o acompanhamento psicoterapeuta pra trabalhar os motivos que a levam a fumar maconha. Enquanto esses motivos não forem processados e ressignificado por você, você não vai sentir vontade de parar. Como você mesmo relata, ela te traz paz e quietude, mas você também deixa claro que a mesma a faz desviar dos seus problemas. Neste momento usar ou não usar maconha está em segundo plano. Busque a psicoterapia e trabalhe esses problemas, essas coisas que a levam a querer usar e naturalmente irá tomar a melhor decisão para sua vida. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

238 respostas

27 JUL 2023

Olá Ggt! Obrigado por escrever. Poderia te dar uma resposta organizada de forma a me fazer agradável a você, simpático, mas prefiro a resposta que tenho certeza que será a melhor (afinal são trinta e nove anos de consultório). Para o seu bem, para seu melhor futuro: pare de usar drogas. Nunca vi uma pessoa que pudesse dizer que foi beneficiada pela maconha, ou outra droga assemelhada, incluindo o tabaco e o álcool.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8719 respostas

26 JUL 2023

GGT, lamento pelos sentimentos de angustia que podes estar vivenciando para sentir esta dificuldade, e não desejo, de evitar o uso da maconha. Da forma como expões aqui, parece não ser um uso recreativo, mas de fato uma dependência, de modo que não consegues evitar a utilização, mesmo em casa, e mesmo que isso gere atritos com sua mãe. Não é possível identificar sua idade e quanto de autonomia possui sobre as próprias decisões, e minha intenção aqui não é julgar o uso da maconha em si, mas de fato questionar se isso realmente te beneficia, ou prejudica. A reação de sua mãe é compreensível, e os seus motivos também são, mas talvez a sua mãe ser compreensiva com você signifique ela entender que você passa por dificuldades (a ansiedade e a depressão), e te apoiar em buscar ajuda e tratamento adequado, além de te acolher de volta em casa, ao invés de aceitar o seu vício.

Pode ser que o melhor que você possa fazer por você mesmo, também seja questionar o uso, a frequência, e os benefícios reais, e quem sabe buscar ajuda mais adequada para lidar com as questões que te tiram a paz.

Espero que vocês fiquem bem!

Abraços,

Jéssica Thainá Hannecker de Mattos Psicólogo em Carazinho

6 respostas

26 JUL 2023

GGT
Não sei quantos anos tem, mas possivelmente não tenha mais que 25 anos e o que está batendo em ti agora é uma dúvida a respeito de voce mesma, quem é, qual a sua verdadeira identidade, o que quer na vida, etc.
Isto está trazendo um enorme sentimento de vazio interior, uma vida sem sentido, tudo resultado da forma como voce se adaptou ao sistema e isto não está trazendo resultados para a sua vida.
Na realidade voce não quer a maconha porque é horrível como cheiro, gosto... mas quer os resultados que ela traz... paz.
Só que isso é ilusão porque depois que passa a efeito, voce fica a mesma, vazia, baixa autoestima, agitada internamente...
Precisa é resolver a angustia a depressão e ou ansiedade.
Sem resolver isso, tua vida vai ser cada vez pior.
Voce precisa escolher e tomar uma decisão: continuar dependendo de drogas ou resolver o que precisa resolver.
Abraços

5896 respostas

26 JUL 2023

Olá querida,

É difícil mesmo quando nos deparamos com uma situação onde não vemos saída. Mas vc deve fazer uma escolha. Entendo que deixar um vício é um processo mto árduo e não é tão simples. Mas, por outro lado não dá para forçar sua mãe a aceitar, não é mesmo?
Decida e procure ajuda independente da decisão que tomar.
Abraço

Gisele Moraes Psicólogo em São Paulo