Minha mãe só reclama, não gosta de ajudar ninguém

Feita por >Eva · 26 set 2021 Terapia familiar

Minha mãe reclama o tempo ,de solidão mais quando morava perto não dava sossego ,ela não gosta de fazer nada não trabalha nunca trabalhou sempre foram os filhos que se virava e fazia a despesa da casa ,nem comida gosta de fazer ,fala que está ruim para comer mais na casa dos outros come que repete fica falando o tempo todo que está com depressão e ansiedade e que quer morrer que a vida acabou o sentido , mais quando sai fica boa ela quer viver de casa de um e de outro como se fosse um hotel não ajuda em nada e reclamando o tempo todo

A melhor resposta 28 SET 2021

Parece que ela tem um comportamento dependente. Mas, você não pode mudar ela, independente de como ela seja. O que você pode fazer a aprender a lidar com essa realidade de uma forma que seja saudável pra ti. Para fazer isso, nada melhor que Psicoterapia.

Anônimo-392125 Psicólogo em Lajeado

8 respostas

28 SET 2021

Eva. Qual a queixa? Pq vc só reclamou da sua mãe.
ABS
Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

27 SET 2021

Eva,
Sua mãe continuará fazendo isso enquanto tiver os filhos que trabalhem para ela, que aceitam ela fazendo o que faz.
Provavelmente usa de chantagem para aliciar voces, para manter seu status quo. Ela não tem marido?
Mudem de atitude que ela também mudará.
A vida não se torna ruim porque ela é assim. Se torna ruim quando voces não fazem o que precisa ser feito.
"Quem honrar seu pai ou sua mãe, mais do que a mim, não é digno de mim" O que voces estão fazendo de voces?

5822 respostas

27 SET 2021

Oi Eva! Grato por escrever. Precisaremos conhecer melhor a história e a rotina da tua mãe. Provavelmente ela se acostumou com uma estratégia de vida, que não garante sensação de continuidade, muito menos de realização pessoal. Ela estará disposta ou terá recursos emocionais para se modificar, em processo de psicoterapia? Ela precisará de ajuda de medicamentos? Será que, para ela, essa demanda é tua e não dela?
Precisaremos compreender mais profundamente.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.