Minha mãe faleceu e não consigo superar o luto. O que fazer?

Feita por >Rosy · 11 mai 2016 Luto

Minha mãe faleceu há quase dois meses e eu não consigo me conformar com essa dor da perda. Estou sofrendo muito e preciso de ajuda. O que fazer?

A melhor resposta 11 MAI 2016

O luto é um processo longo e delicado, que varia de pessoa para pessoa, então não te assustes se com apenas dois meses tu ainda sofre. Tenho a impressão que a sociedade, às vezes, nos cobra que estejamos sempre bem e felizes e quando isso não acontece temos que recorrer rapidamente a medicamentos, florais ou chás para que toda a tristeza passe rapidamente, mas será? Será que não podemos ter o nosso próprio tempo para lidarmos com nossa dor? Porém, um luto normal pode vir a se tornar patológico mais adiante, por isso é importante que procures um psicólogo para que você possa ter um acompanhamento neste processo, não acelerar o processo de estar bem, permita-se sentir a dor, que é inevitável, mas pelo menos tu terá um acompanhamento neste momento doloroso que te ajudará a viver melhor.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

20 MAI 2016

Rosy, muito recente sua perda!
Meus sentimentos!
O luto e um processo doloroso cada pessoa de modo diferente.A ajuda profissional vai lhe ajudar de modo mais brando com essa perda de uma pessoa tão próxima a voçê, lembranças sempre virão, mas poderá vê´-las de modo mais reconfortante,Abraços

Ana Marcia Andrade Moreira de Oliveira Psicólogo em Valinhos

17 respostas

18 MAI 2016

Olá, Rosy,
O luto é um processo que faz parte de todo tipo de perda. Como as pessoas tem diferentes papéis na vida de cada um, não existe como afirmar quanto tempo ele durará. Sabe-se que ele é um trabalho que envolve muito sofrimento e, muitas vezes, o melhor é poder semear esse percurso, que não será fácil, com a escuta de um profissional que lhe proporcionará instrumentos para trabalhar essa dor.
Sinto muito por sua perda e espero ter ajudado.

Clarissa Esmeraldo Psicólogo em Fortaleza

1 resposta

17 MAI 2016

ola rosy!!!! a perda de sua mae precisa ser vivenciada e trabalhada atraves de terapia com psicologo,ok? sou sandra elena carosio

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

16 MAI 2016

Olá Rosy !
Não é fácil para ninguém sentir falta de um ente querido, aconselho que você procure ajuda de um psicólogo que pode ajudar a você superar essa dificuldade. Hoje existem muitas técnicas menos dolorosas para se tratar o luto. Uma dica é que você mude de lugar os móveis da casa aonde essa pessoal viveu assim vai criar um novo ambiente deixando que o novo entre em sua vida.
Abraço Valquiria Gasparin

Anônimo-284951 Psicólogo em Chapecó

50 respostas

14 MAI 2016

Olá, Rosy.
Sinto muito por sua perda e imagino o quanto deve estar sendo difícil. O luto é um processo, tem fazes, e é necessário passar por elas. Procurar ajuda de um psicólogo poderá te ajudar a passar por esse momento, contando com apoio e com um espaço para desabafar e tratar outras questões que possam surgir. Espero que fique bem.

Gracilene Conceição Psicologia Familiar Psicólogo em Fortaleza

121 respostas

13 MAI 2016

O luto e um longo processo e cada pessoa comporta de forma individual mediante a dor e sofrimento. A. Ausencia de contato fisico e o agente.principal. desse processo. E recente a sua perda , entao pense em voce mesma com carinho permitindo ainda estar sentindo essa dor. E importante que voce procure manter uma rotina diaria incluindo algumas coisss que voce. Sempre gostou de fazer.
Procure um psicologo para trabalhar mais profundamente esse luto.

Cristiane Cabreira Psicologia Psicólogo em Florianópolis

38 respostas

13 MAI 2016

Boa noite, Rosy.
Lamento a sua perda. O luto é realmente um momento único na vida de qualquer pessoa.
O que posso dizer para você é que caso busque um a ajuda psicológica você terá uma pessoa para lhe ajudar a enxergar e vivenciar esses seus sentimentos de uma maneira diferente, e com certeza menos dolorosa.
Mas passe pelo teu luto, só não deixe que esse momento lhe paralise.
Um abraço e espero ter ajudado.

Ticiana Araújo Carnaúba Psicólogo em Salvador

40 respostas

12 MAI 2016

Meus sentimentos, Rosy. O sentimento de luto é inevitável para a maioria das pessoas que perdem a mãe. Certamente você está triste e esses dois meses de ausência física devem ser superados com a presença emocional. Posso lhe sugeriri algumas reflexões em que você possa se engajar por algum tempo. Pegue um caderno, ou um arquivo de texto do computador e liste ao menos 10 situações dos seguintes itens:

1) Momentos em que me senti feliz com a presença da minha mãe.
2) Momentos em que eu ri de alguma coisa que minha mãe fez.
3) O que minha mãe deixou como lição de vida pra mim?
4) Por que sou grata em ser sua filha?

Guarde essas informações, pegue essa lista amanhã e responda novamente, seja com informações novas, seja repetindo o que você já escreveu, mas sem consultar a lista anterior.
Depois junte as duas e faça um texto que sintetize tudo o que sente sob sua mãe, baseada nas respostas dessas duas listas.
Assim você terá uma grande motivação para saber que sua mãe teve sua participação na sua vida, que deixou marcas positivas e lembrar de suas emoções com ela pode ser um bom motivo para revitalizar.
Além disso, procurar terapia é essencial para compreender suas emoções.
Um abraço

Cassio Tenorio, Personal Terapeuta

Personal Terapeuta Psicólogo em Palhoça

3 respostas

11 MAI 2016

Olá Rosy,
Desde já lamento sua perda.
É muito doloroso vivenciar o luto, especialmente se tratando de um familiar tão importante em nossas vidas, como nossa mãe.
Vivenciar o luto será um processo de adaptação e reflexão, e poder compartilhar essa dor com um profissional será um facilitador neste momento, o qual proporcionará acolhimento e conforto, ajudando a aliviar essa dor emocional neste momento de perda tão delicado.

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

11 MAI 2016

Olá Rosy.
O processo de luto, como o nome diz, é um processo. A perda de alguém querida, em especil nossos pais, pode trazer muito sofrimento e dor. A terapia ajudará em questões que ficaram em aberto com sua mãe, que podem estar influenciando a sua dor.
Sinto por sua perda!

Anna de Lima Estanislau Psicólogo em Florianópolis