Minha filha de 15 anos gosta de meninas

Feita por >Clara · 5 jun 2018 Orientação sexual

Bom dia!
Minha filha nunca foi uma menininha, desde que se entendeu por gente, não gostava de usar lacinhos, roupinhas de meninas, passar perfume e um batom clarinho quando ia a festas, sempre muito séria, estudiosa, mega inteligente, sensata. Fiz sua festa de 15 anos sem valsa, uma festa normal em um Buffet. Ano passado peguei uns papos dela no whatsapp falando com amigos que não gostei do modo como se referia aos órgãos íntimos como por exemplo "tem que pegar e meter a língua na B... da mina" li aqui e foi um choque, conversei com ela que não era modos de conversar, principalmente com garotos. Esse ano, mês de Abril em uma festa ela ficou bêbada, graças a Deus, meu sobrinho maior de idade chegou a tempo dela entrar em coma alcoólico, me ligou e mandou eu ir buscá-la, eu estava com minha mãe nesta ocasião de buscá-la é minha mãe perguntava o porquê dela ter feito isso, mesmo eu pedindo para minha mãe não falar nada, porque não se discute com bêbado, que conversaríamos no dia seguinte, ela vira para minha mãe e diz em alto e bom tom "Sabe porque estou assim Vó? Porque você não me aceita como sou, eu gosto de Mulher, eu amo a Rafaelly" e continuou " Você me perdoa Mãe? Você me perdoa por eu não gostar de Homens? Você me perdoa por eu ser assim? Você vai me amar?" Eu em prantos, a olhei firmemente e disse que a amarei para sempre e estarei sempre ao lado dela, não tenho que perdoar nada, é uma opção dela, mas que a aceito sim, como ela é. Após esse dia a relação dela com minha mãe está completamente abalada ( a vó é a vida dela) Eu estou mais amiga, por várias vezes jogo verde para ela se abrir, ou fico perguntando mesmo, só que as vezes me sinto perdida, como devo agir? Estou no caminho certo? O que faço?
Já ofereci para fazermos uma terapia e ela não quer. Gostaria de ser a melhor amiga dela, como tenho que agir?

A melhor resposta 8 JUN 2018

Boa tarde Clara! Pelo seu relato percebo que você é uma mãe aberta ao diálogo, e que bom que seja assim. Lidar com filhos na adolescência pode ser um desafio e existem mesmo momentos em que não se sabe o que fazer, qual forma de agir é a certa e isso tudo angustia. Acolher sua filha em sua descoberta sexual e se colocar disponível para poderem conversar abertamente sobre suas relações é a melhor forma de lidar com a situação. Pode ser que no inicio ela fique mesmo mais fechada, não precisa forçar conversa, diga apenas que você está ali e quando ela desejar conversar sobre qualquer assunto você irá ouvi-la e ama-la. Quanto a relação dela com sua mãe, penso que você pode acolher um pouco os sentimentos da sua mãe em relação a sexualidade da neta, dar espaço para ela falar sobre isso e tempo para ela poder entender o que é uma relação homoafetiva. Dê tempo ao tempo e se sentir necessidade busque a psicoterapia, acredito ser importante você também ter um espaço para poder falar sobre como essa situação toda mexe com você .

Anônimo-341327 Psicólogo em Belo Horizonte

10 respostas

6 JUN 2018

Clara, imagino como deve ser difícil lidar com essa situação nova e de certa forma inesperada na sua vida. Vejo pelo seu relato que você está fazendo seu melhor e que quer ter uma boa relação com sua filha, mas também tem suas dúvidas e medos. Busque psicoterapia para você poder ter um acompanhamento profissional nesse momento de sua vida. Aos poucos, com essa ajuda, você vai encontrar o melhor caminho para conviver bem com sua família e com você mesma! Fico à disposição!

Psicóloga Thatiana Fraga Psicólogo em São Paulo