Minha filha de 13 anos odeia ser mulher

Feita por >Cristiana Patricia · 23 mar 2023 Adolescência

Gostaria de orientação, pois minha filha de 13 anos de 1 ano pra cá mudou drasticamente de comportamento. Sempre foi uma criança comum, gostava de brincadeiras de meninas, se maquiava, usava roupas típicas femininas. Agora passou a negar o feminino, cortou cabelo, comprime os seios, usa roupas largas e escuras. Não sei mais o que fazer. Está apática, desmotivada com tudo, diz não ter amigos. Faz acompanhamento psicológico, mas sem resultado. Sofro em ver minha filha definhando. Socorro!

A melhor resposta 28 MAR 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar a sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

24 MAR 2023

Olá Cristiana! Obrigado por escrever. Por uma complexidade de razões e estímulos, uma parte das pessoas aprende a odiar seu corpo biológico. Acontece que aos treze anos as pessoas ainda não contam com maturidade para entender a complexidade da vida social, seus preconceitos, as tomadas de decisões e suas implicações de longo prazo.
Duas medidas parecem interessantes. Primeiro acolher, amar sua filha, vivenciar com ela, o melhor diálogo a melhor empatia com a alegria de ser a mulher que você é. A segunda medida poderá ser você refletir com a assessoria de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis, a imensa maioria dos líderes endinheirados das religiões, são desonestos, tendo o deus dinheiro e não a ajuda aos mais pobres como intenção. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8664 respostas

24 MAR 2023

Cristiana Patrícia,
Se sua filha está fazendo psicoterapia, vai sair dessa crise; se não está resolvendo, mude de terapeuta.
Ela precisa se encontrar, precisa estar de acordo com a sua vitalidade para poder reagir e descobrir o que realmente quer para si mesma.
Tudo tem solução.
Ela deverá encontrar a sua paz.