Minha crise de ciúmes gerou uma briga onde apanhei, eu que sou a culpada?

Feita por >CAROLINA · 20 mai 2018 Ciúmes

Sou casada a pouco mais de 01 ano, durante nossa relação sempre tivemos altos e baixos, sou uma mulher que tenho ciumes e uma desconfiança muito grande diante de diversos aspectos. Nosso inicio de namoro, o meu marido tinha contato com ex namorada por mensagem, pedi para que ele bloqueasse ela por respeito, o mesmo bloqueou ela em uma das redes sociais, depois disso, o peguei falando com ela por outras.. isso ja despertou em mim uma desconfiança. Passado um tempo, via que ele observava algumas coisas da ex, e isto novamente me despertou receio e medo, de traições e afins. Em todas as brigas ou discussões, ele sempre usa a criação do meu filho ( filho que não é dele) para contestar a minha posição como mãe, ele sempre diz inumeros absurdos, como ter pena do meu filho por ter uma mãe como eu. este tipo de ofensas são sempre em discussões sejam por quaisquer cunho. Ontem brigamos por eu desconfiar dele procurar uma outra menina por rede social, começamos uma discussão, e no meio dela, ele disse que essa moça era muito mais mulher do que eu. E nesta discussão, ele começou a dizer absurdos referente a minha vida, antes de ter namoado com ele. Isto tudo levou ele a socar minha cabeça inumeras vezes, e depois de me bater eu pra me defender revidei, e ele voltou e tornou a me bater dizendo que eu tenho que aprender a respeitar um homem! Não sei se a culpa é minha por ter feito ele me bater, afinal, eu que comecei a briga ( sem agredir ele), eu queria saber o que posso fazer. Ele já saiu de casa, e despejou insultos referente a minha maternidade, a minha vida profissional.

A melhor resposta 21 MAI 2018

Oi Carolina,
seu relato traz alguns pontos importantes.
Primeiramente, você não pode ser culpada pelas atitudes dos outros, apenas pelas suas. Independente de ter ou não iniciado uma discussão o fato dele ter te agredido é de responsabilidade dele, pois uma discussão não leva a uma agressão física. Ainda que haja discussões o respeito ao outro é de extrema importância em qualquer relação.
Quanto ao ciúme, acredito que seja algo que você possa trabalhar com a ajuda de um psicólogo pois ter a necessidade e insegurança de vigiar constantemente as ações de outra pessoa trazem sofrimento para você. Você pode entender o que gera tanta insegurança e assim lidar com isso de outra forma.
Além disso, você deveria reavaliar a necessidade de estar nessa relação, pois ao que parece ele te coloca para baixo em todos os sentidos (como mulher, mãe) e mesmo que você chame de "absurdo" as coisas que ele diz, isso parece te afetar e deixar ainda mais insegura. Soma-se a isso o fato de seu marido ter chegado ao ponto de agredi-la e você ainda se questionar sobre sua culpa nisso.
Procure ajuda e cuide-se!!

Psicóloga Bárbara Almeida Psicólogo em Rio das Ostras

24 respostas

20 MAI 2020

Olá,
Primeiramente, uma ajuda psicológica pode deixar as coisas mais claras para você. Mas tem que ver como está essa relação, o seu ciúmes tem razão de ser? Ele te respeita? Você está feliz nessa relação, tentem conversar respeitosamente e não discussão, vejam se as coisas melhorem, mas não se deixe de amar e nem aceite tudo, faça suas escolhas, mas uma vez a ajuda psicológica pode deixar mais claros os abusos da relação e como se posicionar diante disso, estou à disposição.
Abraços!

Mateus Adriano de Jesus Souza Psicólogo Psicólogo em Congonhas