Meu irmão está pegando dinheiro em casa escondido, o que fazer?

Feita por >Renata · 12 nov 2015 Terapia familiar

Não sei o que fazer, minha mãe já conversou sobre o comportamento dele, mas ele tem mania de vitimização. Precisamos de ajuda.

A melhor resposta 13 NOV 2015

Oi Renata, não sei qual a idade do seu irmão e nem o motivo dele está pegando o dinheiro. Se vocês notam que o comportamento dele tá diferente, algo pode estar acontecendo fora de casa. Problemas com os colegas na escola, drogas, apostas etc. Se vocês já tentaram conversar e não obtiveram retorno, podem começar a pensar em buscar ajuda profissional. Procurem um psicólogo na cidade de vocês e dependendo da avaliação vocês podem planejar as ações necessárias para resolver esse problema.
Espero ter ajudado.
Vanessa Castro

Vanessa Silveira Castro Psicólogo em Fortaleza

14 respostas

25 NOV 2015

Renata.
Por algum motivo ele está pegando o dinheiro. Se vitimizar faz parte de se defender o que não defensável.
Procurem um psicologo ,ele iorientará voces no que fazer.
Grande abraço

Léa

Lea Maria Vicari Psicólogo em São Paulo

51 respostas

23 NOV 2015

Olá Renata, na realidade vocês precisam saber para que ele utiliza este dinheiro. Vocês precisam estabelecer confiança dele para saber o que está acontecendo e depois tentar entender o porque ele está chamando a atenção de vocês desta forma, há algo nele que o faz agir assim, então a primeira coisa a fazer é estabelecer o ato de confiança e entendimento dentro do lar e com a família e depois ver qual o caminho a ser tomado.

Jair da Silva Cerqueira Psicólogo em Osasco

64 respostas

19 NOV 2015

Olá, geralmente esses comportamentos , sugere um pedido de atenção. Uma terapia familiar pode ajudar muito, a compreender o que esta acontecendo nas relações entre vocês.

18 NOV 2015

Oi Renata

É importante avaliar e buscar entender o que está ocorrendo com seu irmão . Desde quando o mesmo vem fazendo isso? Quais as mudanças de comportamento vem sendo observadas ? Muitos podem ser os motivos pelo qual ele vem tirando dinheiro de casa, inclusive drogas. Busquem apoio de um profissional.

Martha Severo Lopes da Silva Psicólogo em Recife

18 respostas

16 NOV 2015

Ola,

Desde quando esta acontecendo esse ocorrido, qual a idade do seu irmão para podemos dar a orientação correta, se puder passar mais informação.

FIP Psicologia Psicólogo em Mogi das Cruzes

20 respostas

16 NOV 2015

Necessário trabalhar a família . Questionar por exemplo qual o ganho secundário em manter esse cenário. A vitimização só existe se é permitido a ausência da questão da autoridade. Acredito que uma terapia familiar seria o ideal.

16 NOV 2015

Boa tarde Renata. Você não descreve a idade do seu irmão. Em cada faixa etária há um suposto motivo para o comportamento. É preciso impor limites sem agressões. Deixar claro a insatisfação e a necessidade de explicações dele. Caso fuja ao controle dos pais, solicite ajuda profissional. Boa sorte. Célia Jovanka.

16 NOV 2015

Olá, Renata. O ideal no caso é entender o porquê dele estar pegando o dinheiro escondido, e para fazer o quê. Para fazer ele se abrir, vocês devem transmitir segurança, carinho, paciência e empatia, pois chamando atenção e/ou brigando é uma forma de ataque, e o que ele precisa no momento é de alguém que o conforte e o entenda. Explicar com calma sobre como fazem para ganhar o dinheiro, e como utilizam para pagar contas e etc, também pode ajudar a ensinar a importância de uma administração financeira, e que ele possa se colocar no lugar de uma pessoa que teve algo tirado de si, sem seu consentimento. Um psicólogo também possui técnicas para descobrir o que está acontecendo, e fornecerá possíveis soluções para o caso. Então, tentem novamente conversar, ou busquem um terapeuta. Desejo que fique tudo bem. Att, Débora Da Rós.

16 NOV 2015

Oi Renata! Procure ajuda com urgência para seu irmão. Leve ele a um psicólogo homem. Penso que ele vai confiar mais para dizer o que realmente faz com o dinheiro e por quê. Um abraço fraterno. Sandra Elena Casorio.

15 NOV 2015

Ola Renata, a melhor coisa vc ja esta fazendo verificou que existe um problema e veio atraz de respostas, mas por aki fica bem vago pois existem informações qe precisamos saber em relação para poder ajudar, e isso acho que em busca de terapia em consultório ficaria mais eficaz, precisaríamos saber a idade, o motivo pelo qual ele alega estar pegando o dinheiro já que vcs conversaram com ele, como é esse comportamento de vitimização, quantidades que ele pega ou seja no decorrer de uma terapia o profissional teria condições de ajuda-la melhor em uma orientação pois o conteúdo da história é muito importante. Mas muito bom vcs não temerem em buscar ajuda pois muitas vezes a família não quer acreditar e acaba deixando para lá causando mais problemas futuros. Acredito que vc precisa ver um psicologo em sua região e fazer um acompanhamento.

Virginia Fernandes Psicólogo em Santo André

5 respostas

13 NOV 2015

Olá, Renata. O ideal no caso é entender o porquê dele estar pegando o dinheiro escondido, e para fazer o quê. Para fazer ele se abrir, vocês devem transmitir segurança, carinho, paciência e empatia, pois chamando atenção e/ou brigando é uma forma de ataque, e o que ele precisa no momento é de alguém que o conforte e o entenda. Explicar com calma sobre como fazem para ganhar o dinheiro, e como utilizam para pagar contas e etc, também pode ajudar a ensinar a importância de uma administração financeira, e que ele possa se colocar no lugar de uma pessoa que teve algo tirado de si, sem seu consentimento. Um psicólogo também possui técnicas para descobrir o que está acontecendo, e fornecerá possíveis soluções para o caso. Então, tentem novamente conversar, ou busquem um terapeuta. Desejo que fique tudo bem. Att, Débora Da Rós

Débora da Rós e Silva Psicólogo em Vitória

37 respostas

13 NOV 2015

Oi Renata, acredito que o primeiro paço seria investigar o motivo desse comportamento. Culpá-lo acaba colocando-o na defensiva mesmo e negando, por isso a ajuda de um profissional é muito importante nesta hora. Se ele aceitar uma ajuda à procura por um psicólogo vai ajudar no entendimento e dai buscar os melhores caminhos para resolver a situação. Existem muitas motivações para esse comportamento por isso o profissional vai ajudar a entender e buscar a melhor ajuda. Abraço. Renata Vidotte Vale

Renata Vidotte Vale Psicólogo em Campinas

22 respostas

13 NOV 2015

Renata, provavelmente pelo o que vc fala, seu irmão deve ser adolescente. O conversar que sua mãe está fazendo, pode ser acusação, por isso ele está se vitimizando. É muito difícil tentar saber o que acontece, sem colocar afeto nas palavras, ainda mais para uma mãe, por isso, um profissional poderá ajudar

Marinez Rangel Psicólogo em Rio de Janeiro