Meu filho está incomodado com ereções ele tem 5 anos.

Feita por >Lolla · 2 mai 2024 Psicologia infantil

Meu filho tem 5 anos e diz se sentir incomodado quando fica com o pinto ereto diz que dói e que fica indo pro lado o que leva ele centralizar diversas vezes na cueca porque segundo ele, ele não gosta disse que não tem vontade de ir fazer xixi nem nada mas quando quer faz até xixi ou tá fazendo coco acontece as vezes mas tem acontecido sem ele pensar mexer ou querer fazer qualquer outra coisa e isso incomoda as vezes até dói um pouco ele falou perguntei o quanto ele disse bem pouco, porém até eu estou começando a me preocupar porque isso acontece diversas vezes durante o dia coisa de 10 a 20 vezes durando as vezes de 3 a 5 min um médico disse que é normal mas não me explicou nada e isso tá me deixando bem preocupada, converso abertamente com meu filho explicando como posso de forma neutra, mas ele tem se sentindo incomodado porque diz ficar indo pro lado.

A melhor resposta 4 MAI 2024

Ola Lolla! Primeiramente devo ressaltar quão importante é buscar informação e entender o que ocorre com seu filho.
Se parar pararmos para analisar, estamos diante daquela fase em que a glande, em momentos de irrigação sanguínea, ela tende a se "descolar" da pele o qual chamamos de fimose (impossibilidade de retrair o prepúcio) e, se você no decorrer do desenvolvimento de seu filho acabou não fazendo os exercícios e puxando a pele para estimular que isso acontecesse da forma mais natural possível, de fato pode apresentar coceira, irritação, possivelmente inflamação e etc.
Não podemos esquecer que a ereção peniana ocorre por irrigação sanguínea, não necessariamente por estímulos mentais ou visuais, mas também por qualquer outra prática que aumente o fluxo sanguíneo para a região pélvica. Exemplo: se por acaso o pênis estiver com alguma sensibilidade na pele ou na glande, o roçar da roupa durante uma corrida ou algum exercício como agachar ou alongar, podem sem contribuir com o aumento de fluxo sanguíneo para a região e assim provocando a ereção. Considero de suma importância levá-lo ao pediatra e verificar a questão da fimose e verificar possibilidade de irritação ou até infecção por sujeira.

Handerson Jayme Psicólogo em São Paulo

1 resposta

12 MAI 2024

Olá Lolla!

Apesar de um médico ter indicado ser normal, considero importante buscar uma segunda opinião e uma avaliação mais detalhada, considerando questões de higiene, irritação, sensibilidade, etc. Assim, será possível identificar melhor o que está causando esse desconforto e mesmo dor para identificar o que fazer para trazer alívio.

Além disso, também considero importante continuar oferecendo apoio para que seu filho consiga passar por essa fase da melhor forma possível. Mostrar a ele que há um espaço seguro para expressar suas emoções e necessidades pode ajudar seu filho a passar por esse momento com mais segurança.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Abraços!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

114 respostas

5 MAI 2024

Entendo sua preocupação com a situação do seu filho e é ótimo que você esteja aberta para ajudá-lo da melhor forma possível. Vou tentar abordar esse caso com sensibilidade e profissionalismo, tá? Conte comigo caso precise de um acompanhamento psicológico.

Parece que seu filho está enfrentando desconforto e dor quando seu pênis fica ereto, e isso está causando preocupação para vocês dois. Aqui estão algumas considerações e orientações que podem ajudar:

1. Exploração médica detalhada: Embora um médico já tenha indicado que isso é normal, pode ser útil buscar uma segunda opinião ou procurar um especialista em urologia pediátrica para uma avaliação mais detalhada. Isso pode ajudar a descartar quaisquer preocupações médicas subjacentes e oferecer mais informações sobre o que está causando o desconforto do seu filho.

2. Comunicação aberta e apoio emocional: Continue conversando abertamente com seu filho sobre o que ele está sentindo, usando uma linguagem neutra e reconfortante. Certifique-se de que ele saiba que você está lá para apoiá-lo e que não há problema em compartilhar seus sentimentos e preocupações. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais confortável e seguro ao expressar suas necessidades.

3. Exploração do desconforto físico: É importante investigar se há algum fator físico contribuindo para o desconforto do seu filho. Isso pode incluir questões relacionadas à higiene, irritação da pele, sensibilidade ou até mesmo condições médicas subjacentes. Um exame médico minucioso pode ajudar a identificar e tratar qualquer problema físico.

4. Educação sobre o corpo e sexualidade: Continue educando seu filho sobre seu corpo e as mudanças que ele está experimentando de uma maneira apropriada para a idade dele. Isso pode incluir conversas sobre ereções, higiene pessoal e como lidar com desconforto ou dor de uma maneira saudável e segura.

5. Observação e registro dos sintomas: Mantenha um registro do desconforto do seu filho, incluindo a frequência, duração e intensidade das ereções dolorosas. Isso pode fornecer informações úteis ao médico durante a avaliação e ajudar a monitorar qualquer mudança ao longo do tempo.

Lembre-se de que cada criança é única e pode responder de maneira diferente às mudanças em seus corpos. Continuar apoiando e ouvindo seu filho é fundamental para ajudá-lo a lidar com qualquer desconforto que ele esteja enfrentando. Se você continuar preocupada ou se o desconforto persistir, não hesite em procurar orientação médica adicional. Estou aqui para oferecer apoio e orientação sempre que precisar.

Atenciosamente
Tayhana Queiroz
Psicóloga Clínica CRP 11/21399

Tayhana Queiroz Psicólogo em Fortaleza

27 respostas

3 MAI 2024

Olá Lolla!
O despertar da sexualidade acontece entre 3 e 5 anos. O filho(a) sente sensações diferentes quando toca nos genitais do que quando toca em outras partes do corpo. Não associa à sexo, mas apenas sente, percebe reações diferentes. Portanto, é normal o que seu filho sente. Importante é não associar como problema, pois não é problema. É o corpo se desenvolvendo, da mesma forma quando um pouco mais tarde tem ereções e ejaculações espontâneas. Se torna problema quando associadas a conceitos morais deturpadores e pode se sentir culpado ou de ter cometido algo ilícito, segundo as crenças.

5929 respostas

3 MAI 2024

Olá Lolla. Seu movimento de buscar entender o que acontece com seu filho é muito importante e demonstra seu cuidado com esta situação. Acredito que seu filho deva estar muito incomodado com isto. É importante buscar ajuda de outros profissionais para ter mais opiniões e pensar se há o que fazer; como o colega disse, talvez verificar se a fimose não está aumentando esta possibilidade do pênis ficar mais contraído e isto ser um reflexo da tensão que está acontecendo ali. Acho importante ressaltar, que após visitar um pediatra para analisar o caso, marcar uma consulta com um Psicólogo(a) também pode auxiliar. Vou dar um exemplo, somente um exemplo, de acordo com Freud, nós temos uma pulsão de vida, desde que nascemos, esta pulsão nos traz excitação, excitação de vida, não sexual. Seu filho se estiver conhecendo um novo esporte, aprendendo que gosta de skate, ou de brincar de areia, etc, o corpo dele pode estar se expressando mais por estes meios, somente uma suposição, mas é possível que o atendimento Psicológico o auxilie a expressar estar alegrias novas e também a entender que este é um processo da vida. Podemos marcar uma consulta se desejar. Boa sorte.

Gabriela Risegato Psicólogo em São Paulo

1 resposta

3 MAI 2024

Bom dia, Lolla! Obrigado por escrever. A criança vivenciar ereções nessa idade, com certa frequência, pode ser considerada normal. O grande cuidado que precisa ter, será entender que a criança não pode ser adiantada em seu entendimento da sexualidade. Jamais partir das ideias de adulto sobre sexualidade, para ponderar a questão da criança. A ereção da criança é extremamente diferente da ereção do adulto.. Considerando a alta frequência, a dor e o desconforto da criança, deve-se procurar outro médico, especializado, para verificar possíveis tendências de forma da estrutura peniana a ser avaliada, talvez a questão da fimose. Poderá ser útil com a devida sensibilidade, sem constranger a criança, tirar fotos da situação de ereção, para que o médico especializado, possa ver, explicando para o menino que ninguém que não deve, não terá acesso e que a foto será para o médico ajudá-lo a retirar a dor que está sentindo
Não tente adivinhar nem sofre por algo a ser tecnicamente avaliado.
Estarei a disposição para maiores entendimentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8767 respostas

3 MAI 2024

Eu acredito que ainda que esse medico, ja seja o pediatra do seu filho. Se a crianca esta sentindo dor , voce deveria ouvir a opiniao de pelo menos mais dois profissionais.

Penelope Chiodi Psicólogo em Belo Horizonte