Meu filho de 5 anos gosta de tocar o ânus e o de 2 anos tem feito o mesmo

Feita por >carlos andre silva · 4 jun 2017 Psicologia infantil

Meu filho de 5 anos continua pegando o ânus e eu percebo que ele sente prazer eu já bati nele por isso mais passei a ignorar e dizer que esta errado. O que posso fazer?

A melhor resposta 5 JUN 2017

Olá Carlos, seus filho estão apenas se autoconhecendo, eles não tem noção das regras sociais de que estão fazendo algo imoral. Esta é uma zona de prazer e ao se tocar eles descobriram que sentem uma cocegazinha prazerosa e estão apenas se autoconhecendo. Agora cabe aos pais conversar com os filhos que não devem ficar colocando a mão no anus porque a mão suja pode causar doenças e que isso não deve ser feito na frente das pessoas porque isso não é aceitável pelas pessoas, lembrando sempre de falar numa linguagem que a criança entenda e não deve ser de forma severa e rude para não trazer danos a saúde mental dessas crianças. O seu filho de 2 anos aprendeu com o de 5 anos a ter esse comportamento, mas isso é uma fase e vai passar é só você conversar, observar e reprimir de forma sadia sem ser autoritário e severo poque são só crianças se autodescobrindo sem as maldades dos adultos.
Obs.: Agora ele podem está com uma verme chamada oxiurus que são parasitas pequenos que ficam na região do anus e causam muita coceira seria bom levá-los a um pediatra para fazer exames e descartar essa possibilidade e se for tratar.
Espero ter ajudado, à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

7 JUN 2017

Olá!
Segundo seu relato, acredito que assim como já foi mencionado nas respostas, a maneira com a qual está lidando com a situação é importante.Sendo assim, oriente a criança sobre como pode ser vista esta atitude pelo outro, é natural a descoberta do próprio corpo. Que não é legal ficar fazendo isso na frente das pessoas, que se está sentindo vontade de fazer (repetição) que ele faça em lugares reservados, privados. Ou seja, ao invés de punir investigue porque é que está a criança está agindo desta maneira.
A abertura ai diálogo na fase do desenvolvimento, pode contribuir e ajudar muito a criança.
Considere a hipótese de investigar juntamente com um médico se pode ser verme que também é uma possibilidade e que necessita de intervenção e tratamento.

Fico à disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

5 JUN 2017

carlos leve seu menino de 5 anos á uma psicologa,ok? e á um medico tb!!!! poder ser verme o que seu menino tem....tem um verme que se chama oxiurius....provoca uma coceira terrivel no anus.....invertigar agora a origem deste habito é importante.....

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

5 JUN 2017

Olá Carlos!
A exploração do corpo é algo natural e faz parte do desenvolvimento. Não é indicado repreender com agressividade e sim, tentar contextualizar de maneira acessível a razão para que ele faça isso de maneira privada e com higiene. Não se assuste!

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo