Medo surreal de dormir sozinha

Feita por >LaniCake · 15 mar 2022 Insônia

Tenho 20 anos, e quase nunca tenho noites de sono "saudáveis". quando pequena dormia com minha avó, e sempre tive medo, até quando dormia com ela as vezes acordava de madruga e temia que os estralos que ouvia pela casa poderia ser um espírito ou algo assim. Quando dormia sozinha e ouvia barulhos de madrugada eu ficava paralisada na cama, sentia calafrios e chorava muito, até ficar muito cansada de chorar e acabar dormindo, até hoje tenho que dormir na companhia de alguém mas o medo ainda está presente. Quase nunca consigo dormir uma noite inteira sem acordar de madrugada e sentir medo.

A melhor resposta 16 MAR 2022

Boa noite LaniCake
O medo que tinha desde a infância perdura até os momentos atuais pelo que descreve. A questão da vulnerabilidade anterior pode estar relacionada ao medo de alguém ou alguma coisa que podia te machucar então o ficar alerta te ajudava a saber reagir diante de um perigo.
Mas como o sono é fundamental para o descanso físico e mental te aconselho a fazer uma terapia.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

12 ABR 2022

Olá. É possível que o seu transtorno com o sono possa ser de fonte emocional e/ou biológica. Por isso, é necessário ter uma investigação psicológica e médica.

Erick Gustavo Psicólogo em Volta Redonda

12 respostas

26 MAR 2022

Lani,
Veja que é uma consequência colocada na questão anterior... precisa sim ver em Terapia de Regressão o que aconteceu, tanto que não dorme sozinha até hoje.
Espero que providencie.
Abraços

5817 respostas

17 MAR 2022

Bom dia, Lani,
O Terror Noturno é um comportamento aprendido desde a primeira infância, caracterizado por medo de estar só, antes de mais nada, o que acaba aguçado os sentidos e tornando atento demais aos sons da casa. Como descreveu muito bem, estalos na madeira podem ser entendidos como passos, e o assovio do vento na janela, como vozes.
A hipnose pode te ajudar a controlar estes pensamentos, entender melhor o que acontece com você na hora de dormir e devolver o controle sobre este momento tão importante do seu dia. São exercícios simples de fazer e tranquilizar, permitindo uma boa noite de sono.
No meu perfil do Instagram, tem um Destaque chamado "Auto-Hipnose", onde ensino uma atividade simples para acalmar a mente e, entre outros efeitos, ter uma boa noite de sono.
Desde já deixo o convite pra começar a cuidar melhor do seu sono. E se precisar de ajuda para melhorar a qualidade do sono e controlar melhor este medo e ansiedade, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

17 MAR 2022

B noite. Vc deve fazer um tratamento para recuperar a higiene do sono. Noites de sono mal dormidas pode provocar danos a longo prazo.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

16 MAR 2022

Boa tarde.
É necessário trabalhar esse medo que te acompanha desde a infância.
Ja fez terapia?
Estamos a disposição

Anônimo-390422 Psicólogo em São Paulo

171 respostas

16 MAR 2022

Olá !

A psicoterapia cognitiva comportamental tem técnicas e ferramentas para te ajudar a superar esse quadro que tem vivido!

Se quiser saber mais sobre o assunto entre em contato comigo!

Gisele Colares Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

5 respostas

16 MAR 2022

Olá LaniCake! Grato por escrever. Certamente falta a confiança básica, falta a diferenciação entre o que é plausível e o que não é plausível. Barulhos sempre acontecem: mudança de temperatura fazendo madeira estralar, animais com hábitos noturnos, guardas, cachorros, gatos, etc.
Você precisa da ajuda científica de um psicólogo para que possa fortalecer o entendimento da viabilidade da espécie e seus equipamentos para assegurar qualidade harmônica e serena de vida.
Estaremos a disposição para te ajudar. Venha com mente aberta, persistência e disciplina.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8644 respostas

16 MAR 2022

Minha querida, pelo seu relato, me parece um quadro ansioso/fóbico! Somente em terapia você poderá trabalhar esse medo!

Coragem, vai ficar tudo bem!

Entre em contato caso deseje tratamento psicológico! :)

Psicóloga Gessica Santos Psicólogo em Belém