Tenho medo que o meu namoro termine por causa da depressão

Feita por >Abby · 28 nov 2018 Depressão

Eu tenho um relacionamento incrível com esse cara há três anos. Somos amigos, parceiros e amantes. Mas de uns dias pra cá eu notei uma mudança drástica no comportamento dele. Ele anda dormindo mal. Acorda diversas vezes no meio da noite sem motivo nenhum, depois volta a dormir. Não tem vontade de fazer nada. Coisas que antes davam grande prazer e alegria para ele como sair, jogar video-game, jogar futebol, ir á academia... nada disso ele quer fazer mais. Ele me diz que 'não tem pique'. Ele assumiu que está distante, mas disse que é uma fase e logo vai passar. Não aconteceu nada de ruim entre nós. Ele nem sequer fica muito tempo no celular. Ele só fica deitado vendo TV praticamente o dia inteiro. O nosso relacionamento se tornou o de dois estranhos. Ele me trata quase com formalidade. Todas as brincadeiras que tínhamos antes acabaram de um dia para o outro. Ele parece não se importar com nada. Está apático. Nem mesmo tem expressões faciais. Eu sinceramente me sinto cansada. Quero muito ajudá-lo, mas parece que estou me esforçando sozinha enquanto ele está parado. Me ajudem, por favor. Eu o amo muito, mas tenho medo que tudo se desmorone ao nosso redor...

A melhor resposta 30 NOV 2018

Olá Abby!

Entendo que você tenha medo de a relação não continuar, pelo que você diz, seus sentimentos são fortes nessa relação. Também penso que não deve ser fácil, estar sozinha nesse momento no esforço de manter a relação, sem poder contar com a cumplicidade do parceiro, neste processo, o que justifica também seu cansaço.

Você cita que essa mudança é recente e drástica, aparentemente não conseguiu uma abertura para que ele trouxesse o que pode ter acontecido.

De qualquer forma Abby, só você sabe o quanto vale a pena investir nessa relação, por você. No geral pode-se dizer que separar o que é seu e o que é dele pode ajudar você a ressignificar a relação.

Você esta à disposição, busca ajudar, esta se esforçando e até onde isso pode ir é com você, isso é seu.

A atitude descrita por você como taciturna é dele, não se abrir sobre ela também é opção dele. Reagir e buscar melhorias esta mais nas mãos dele do que de qualquer outra pessoa.

Pode ser que nesse processo ele precise de ajuda, até mesmo profissional, além da importante ajuda da parceira, e isso você cita estar à disposição, mas mesmo assim a iniciativa deve ser dele.

Eu creio que seja importante pensar no que é seu e no que é dele.

Se cuida!

Way Psicologia Psicólogo em Campinas

32 respostas

29 NOV 2018

Olá Abby!
Vc parece estar passando por uma situação que exige uma atenção e atitude individuais. O que se passa com seu parceiro, apesar de te afetar tanto, somente ele pode tratar, pois diz de algo se passando com ELE.
Já você, pode buscar ajuda e trabalhar o que é seu nessa situação toda, para compreender melhor e ver o que é possível fazer, o que você tem condições (emocionais) no momento de fazer, por você e por ele.

Um abraço!

Thais Pithan Psicologia Psicólogo em Itajaí