Medo excessivo em fazer coisas simples.

Feita por >Léo · 10 ago 2022 Autoestima

Bom dia! Tenho 21 anos deis dos 16 faço academia às vezes dou uma parada mais sempre volto, tenho um problema muito grande de auto estima e ansiedade e quando estou fazendo exercícios ou correndo consigo me sentir muito melhor. Parei de fazer academia em fevereiro pois tive que mudar de emprego e não tenho tempo para voltar pra a academia pois trabalho das 08:00 às 18:00 e faço curso técnico de enfermagem das 19:00 às 22:00 e ultimamente me sinto exausta com muitas responsabilidades na cabeça, muitas preocupações e cansaço engordei 6kg não me reconheço me sinto péssima. Ultimamente sinto medo de tudo eu não estou conseguindo desenvolver um diálogo longo com outras pessoas e tenho sentido muito medo de apresentações em público onde não me sinto confortável. Não sei o que fazer não consigo me concentrar em quase nada pelo fato de estar assim me doe muito.

A melhor resposta 12 AGO 2022

Leo,
Voce está se autocobrando demais... está se julgando e se colocando de forma medrosa perante a vida, está sentindo o ambiente e as pessoas como ameaças, tem vergonha de se impor, de colocar teu ponto de vista, sente ansiedade porque está desejando uma outra realidade, falta agora realizá-la.
Precisa se conhecer, saber que é para aí encontrar a força necessária para ser um agente neste sistema em que voce se encontra. Voce precisa fazer o teu ambiente, um ambiente que possa ser feliz e se sentir vencedor nele.
Faça Psicoterapia para ser auxiliado nesta tarefa até voce mesma ser dona da sua vida!
Abraços

5912 respostas

11 AGO 2022

Olá Léo.
Faça terapia online para desenvolver a auto estima e assertividade. Você pode fazer a terapia nos finais de semana. Faça caminhada, Yoga ou outras atividades físicas como dança e exercícios físico que possa fazer em casa no modo online. Cuide da alimentação e beba muita água para ajudar na concentração. Se programe antes para feriados e férias. Fico à disposição para desenvolver esses conteúdos em terapia online.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

11 AGO 2022

B tarde.
A baixa auto estima pode levar à dificuldade de interação social. O ganho de peso pode estar relacionado a um descontrole nutricional. O mais importante do q se sentir magro é se sentir saudável. Em todos os aspectos.
Se possível, faça terapia
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

11 AGO 2022

Olá Léo! Obrigado por escrever. O medo excessivo decorre da sensação de insuficiência, incapacidade. Isso, na verdade não acontece. Você sente assim porque experimenta carga de distorção emocional. Será preciso treinar, treinar muito, treinar com persistência, mas será importante contar com acolhimento, tolerância, estratégia. Você, certamente, precisa melhorar muito a autoestima. Não há pessoas melhores ou piores, superiores ou inferiores. Cada pessoa é única, com suas riquezas, saberes, acúmulos, potencialidades e possibilidades.
Conte com um psicólogo, para ver, acreditar e valorizar tua riqueza interna. A consequência será a modificação da forma de sentir, interpretar e agir diante das coisas e pessoas.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos; a grande maioria dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são atores, falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.