Não consigo fazer coisas que eu quero por medo, como perder o medo?

Feita por >Juliana · 25 ago 2022 Timidez

Tenho medo de julgamento, medo de dar errado, sinto cansaço tremendo e acabo escolhendo não fazer nada, ficar estagnada deitada. Tenho vergonha do que vão pensar, vergonha de como vão me olhar. Assim acabo nao fazendo cursos que eu quero, só se for a distancia, acabo pagando academia e nao indo. Meu corpo sempre escolhe o mais fácil, o mais confortável, em vez do que eu realmente quero. Quero acordar pra vida focar em mim mas tenho essa trava

A melhor resposta 26 AGO 2022

Olá Juliana! Obrigado por citar. Certamente a obrigação de não errar se vincula com a obrigação de não fazer, pois não é possível ao ser humano acertar sempre. Acontece que o maior erro possível, na imensa maior parte das vezes, é não fazer. Somente aprende a acertar aquele que treina, que exercita. Há erros que não apresenta possibilidade de volta. Esses não podemos e não devemos treinar. Não há ex mãe, não há ex HIV. É difícil deixar determinados vícios com álcool, crack, dentre outros. Essas coisas, é melhor evitar.
Conhecer pessoas, falar em público, praticar esportes coletivos de contato, trabalhar consistentemente, estudar consistentemente, é importante treinar.
Pessoas perfeitas não existem. Humanize-se.
Será aconselhável que inicialmente, você conte com a assessoria científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8644 respostas

26 AGO 2022

Oi Juliana,
Então, precisa iniciar a Psicoterapia se quiser sair dessa.
Voce está se autoboicotando!
Voce se desafiou, fazer estas experiências e agora fica com medo...
Medo do que? Medo de quem?
Sim, todos nós somos extraterrestres, todos nós somos diferentes, temos várias formas, voce tem a sua forma.
Não seja covarde, honre a tua raça, seja o que voce quer ser.
Nenhuma criança tem medo mais... elas já nascem falando...

5817 respostas

26 AGO 2022

Olá, Juliana
Imagino que isso deva ter te tirado várias possibilidades interessantes. Mas acho que a sua vinda aqui já é o início de um movimento, o que acho muito válido. Talvez seja interessante analisar isso num processo de terapia que te ajude a perceber que origens isso tem na sua vida para que algo novo possa surgir.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha