Medo de Deus

Feita por >Anonima · 1 jun 2020 Pânico

Estou em um relacionamento maravilhoso, mas por conta de uma diferença nas nossas religiões eu tenho muito medo de Deus. Medo de não ser abençoada, medo de não ser da vontade dele. E isso começou a afetar meu relacionamento. Eu não quero ter mais esse medo, afinal a pessoa que está comigo me trata super bem e me respeita também, e eu não quero terminar. Eu só quero parar de sentir medo e me permitir, mas por mais que eu tente ainda sinto muito medo.

A melhor resposta 2 JUN 2020

Olá Anônima.
Se você é uma pessoa cristã, deve ter aprendido que Deus é misericórdia e não faz distinção de culto religioso.
Seus medos podem estar relacionados a sua cultura e como foi educada, o que em psicologia pode-se considerar crenças limitantes, o que quer dizer que são formas de pensar que te limita, não permitindo que você entenda outras formas de pensar e se relacionar.
O atendimento psicológico pode te auxiliar a quebrar estas crenças, respeitando sua religião.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

4 JUN 2020

Olá anônima! Obrigado por participar. Deus representa honestidade, respeito, tolerância, igualdade, amor ao próximo, justiça, ética, perdão, aceitação, dentre outras virtudes. Logo Deus, implica fortalecimento da coragem. As pessoas, na sua humanidade, ao representar religiões, tendem a dizer que a única religião razoável é a delas. Na verdade, a essência da religião, está muito mais nas atitudes das pessoas do que nas denominações religiosas que seguem. Veja a situação: há um homem, em nome de religião, vendendo feijão caro, sob alegação de que o feijão cura Covid-19. Isso é uma verdadeira inversão da religião. A fé pura de cada pessoa, contribui muito para o bem estar dela, mas há diversas fés. Todas são importantes, desde que sejam razoáveis. Deus ajuda a todos que procuram agir com honestidade, não importando a religião que sigam. Estou à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8780 respostas

2 JUN 2020

Olá.
A religião é uma das bases formadoras da personalidade. Entretanto alguns perpasses envolvendo a interpretação do exercício do bom religioso culmina em alguns conflitos internos e externos. Deus é a representação da divina bondade.As religiões podem ser diferentes, mas pregam acima de qualquer coisa, a bondade com o próximo e o exercício correto da fé. Se esse relacionamento lhe faz bem, por quê Deus a condenaria?
Converse com um psicólogo com mais afinco a respeito dessa ansiedade.
Vai lhe fazer bem conforme for se aprofundando nos atendimentos.
Boa sorte.

Anônimo-373793 Psicólogo em Fortaleza

3 respostas

2 JUN 2020

Quem é Deus? Onde está Deus? E se eu dissesse que Deus está dentro de ti e que a vontade dele é a tua vontade?
Não existe nenhum Deus castigador, que fica cuidando o que faz para te punir.
Também não existe nenhum Deus salvador que te recompensa, que salva.
Só existe consequência das escolhas e decisões que tomas. Por isso temos o livre arbítrio.
A vida (Deus) só quer que voce se realize, que experimente de tudo e por decisão tua, deixe de fazer o que não te agrada.
O sistema sim está cheio de regras, de proibições, de crenças e valores, de punições de julgamentos.
Deves agir de forma a driblar o sistema, mas nunca esquecer da vida que és.

5948 respostas

1 JUN 2020

Olá!
Infelizmente conflitos religiosos podem ser muito dolorosos.
É indicado que inicie a psicoterapia por ser um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional, para tentar lidar com mais tranquilidade com as diferenças religiosas afastando a possibilidade de conflito no relacionamento.

Fico a disposição

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo