me sinto presa e sufocada, como resolver isso?

Feita por >medusa · 31 out 2022 Abordagem psicológica

meu relacionamento sempre foi muito saudável, mas ultimamente sinto que não é mais. a relação se tornou tóxica e isso provavelmente começou quando ele disse que se incomodava com minha melhor amiga, por vários motivos. eu questionei, óbvio, porque não queria abrir mão dela. mas mesmo assim parei de falar com ela, por ele. isso nunca deixou de me incomodar, e foram surgindo outras questões. eu passei a me incomodar com certas amigas dele também, não só questão de ciúmes, mas por insegurança minha. resumindo, nos afastamos de muita gente um pelo outro. chegou ao ponto (e ainda está) que eu não tenho mais amigos. parei de beber por causa dele, parei de sair com certas pessoas. isso aos poucos foi me fazendo sentir mal, juntando com os meus problemas pessoais. sempre tive ansiedade, mas piorou. eu terminei com ele mas voltei atrás, por pena e porque percebi que não conseguiria viver sem ele. percebi que talvez tenha dependência emocional, e ele também (apesar de negar). eu disse que quero fazer dá certo, e eu realmente quero porque amo ele, mas certas coisas nunca vão deixar de nos incomodar. não quero sentir que estou desistindo da gente, mas também não quero me sentir mais presa ou culpada por coisas simples. não sei o que fazer.

A melhor resposta 1 NOV 2022

Olá Medusa!
Acredito que não é uma questão que a resolução precisa partir de algum de vocês dois e sim que ambos precisam procurar por acompanhamento para trabalharem questões voltadas a dependência, ciúmes e insegurança.
Abrir mão de coisas em um relacionamento faz parte, porém precisa ter todo um cuidado pra isso e a análise do que deverá abrir mão ou não é extremamente individual, respeitando os limites de cada um.
O que devem abrir mão ou não é algo que devem negociar com vocês mesmos.
Exemplo "Por mim tudo bem não postar foto de biquini, mas não está tudo bem eu cortar laços com minha melhor amiga" Esse limite tem que ser percebido, se você se sente mal com coisas que você abriu mão, provavelmente não respeitou esse limite.
É importante que ambos procurem ajuda e cuidem disso, e vocês vão começar a delimitar o que conseguem abrir mão ou mostrar ao outro o motivo de não poder abrir, visto que é algo importante pra você.

Espero ter ajudado
Qualquer dúvida, estou à disposição
Abraços.

Luara Dal Rovere Psicólogo em São José do Rio Preto

64 respostas

7 NOV 2022

Ola! se você precisar de ajuda é só entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

1 NOV 2022

Olá Medusa...
Consegue resolver isso resolvendo teu problema de dependência emocional dele; voce gosta de sofrer e mesmo que se sinta presa, sufocada, manipulada, deixa de ter amigos por conta dele e ainda se declara que não pode viver sem ele... que tem pena dele.
Precisa descobrir por que prefere, por que escolhe isso para a sua vida.
Voce mesma pode analisar e mudar, pela análise dos resultados, mas se precisar de terapia, use esta ferramenta; contatnto que resolva o conflito e aprenda o que quer na vida.
Namoro é a etapa de conhecimento mutuo e de ver se ele te acrescenta ou te diminui, se ele está aberto para se deixar questionar para crescer. E casamento é para ser mais e não menos. É para expandir vida e não restringir vida.
Abraços

5864 respostas

1 NOV 2022

Olá Medusa.
Um relacionamento tende a ser saudável, quando cada um consegue manter sua independência, seus valores, suas vontades. Quando cada um começa a abrir mão do que é importante para si, não costuma ser saudável, pois cada um vai perdendo sua identidade, por fim cada um não se reconhece mais quem é, do que gosta, o que tem vontade de fazer, entre outras coisas.
Sugiro que façam terapia de casal.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

1 NOV 2022

Olá Medusa! Obrigado por escrever. Antes de dar certo com outra pessoa, cada pessoa precisa dar certo com ela mesma. Para dar certa consigo mesma, a pessoa precisa integrar a natureza e cultura, sabendo que a natureza contém a cultura, mas a cultura não contém a natureza. A cultura, em grupos pequenos, sem muito movimento, exige muito de perto, perfeição, precisão. Por isso as pessoas precisam ter turmas de colegas e conhecidos, esportes coletivos de contato, interações predominantes com pessoas reais, sobre trocas virtuais, praticar esportes, de preferência, coletivos e de contato; as pessoas precisam vivenciar estudos consistentes, trabalhos consistentes.
Estou a disposição para aprofundamentos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. É preciso respeitar as instituições.

8689 respostas

1 NOV 2022

Olá Medusa, pelo que você traz, os dois precisam se conhecer e investir em si próprio, e assim tentar ter uma relação saudável. E a terapia é um excelente caminho para isso.
Se tiver interesse em iniciar terapia, fico a disposição!
Um abraço!

Kássia Pereira Silva Psicólogo em Goiânia