Frustrações do passado

Feita por >Milli · 15 fev 2023 Abordagem psicológica

Olá, me chamo Mirelli e desde os meus 23 anos fui morar só, mais perto do trabalho.
Após ter sido mandada embora, voltei de onde sai Guarulhos, sou vizinha de quintal da minha mãe e depois de um tempo conheci meu marido, foi tudo muito rapido nosso relacionamento ate morarmos juntos. Ele é um amor de pessoa, falha as vezes mas é comum de todo ser. O negócio esta na minha mãe, ela critica meu relacionamento com ele dizendo que ele esta com as atitudes do meu pai (bagunceiro, mentiroso, folgado) eu não vejo nada disso nele, mas diz ela que esta igualzinho, nisso ela vai e sai falando pra todo mundo e todo mundo vem falar a mesma coisa que ela disse.
Agora pouco ficou falando que meu pai sacava dinheiro e escondia dela, como se o meu mario fosse fazer isso.
Resumo: tudo o que ela passou com meu pai, ela fica jogando no meu relacionamento falando que vai acontecer isso e aquilo. Pois em todos os meus outros relacionamentos ela nunca aceitava e nesse está sendo a mesma coisa porém ela camufla, e sempre fala "você prefere pagar pra ver". Eu já não sei mais o que fazer pois já sofro com ansiedade e depressão e tenho que lidar com os monstros na minha cabeça, e ela ainda vem com essas conversas eu não sei pra onde correr mais. Estou a ponto de me mudar novamente só pra ter um pouco de paz.

A melhor resposta 16 FEV 2023

Olá Mirelli, claro, que você trouxe apenas um recorte da historia. Mas, claramente, está ficando uma situação sustentável. Se ainda não faz terapia, comece a fazer. para assim lidar da melhor maneira possível com a decisão de ficar ou não.
Se desejar iniciar processo terapêutico, estou a disposição.
um abraço!

Kássia Pereira Silva Psicólogo em Goiânia

76 respostas

17 FEV 2023

Oi Milli
A realidade é que quem te educou foi ela e ela transmitiu tudo para voce: a forma de ela SE VER COMO MULHER, A FORMA COMO ELA PERCEBIA O HOMEM, A FORMA COMO ELA PERCEBIA O SEU MARIDO, A FORMA COMO ELA SE PERCEBIA COMO ESPOSA.... Por isso, de forma inconsciente ela pode estar falando a verdade.

O que voce precisa fazer?
Cortar o cordão umbilical psicológico com ela para permitir o nascimento de voce mesma.
Desenvolver um diálogo verdadeiro com seu marido; aprimorar a expressão de sentimentos; que cada um consiga dizer para o outro o que sente, sem mentir para si mesmo e sem mentir para o outro.
A tua mente sabe da verdade das coisas... não precisa teu marido te falar, voce sente. Basta que aprenda a ler dentro de ti a verdade de cada fato. Teu corpo nunca mente para voce, mas voce precisa saber ler dentro, precisa aprender.

Os conflitos surgem para fazer crescer, mas temos que compreender estes conflitos;
Por isso, mesmo que voce tenha sido educada de forma distorcida, no relacionamento vai enfrentar conflitos... então, voces dois, através do diálogo podem superar.

Nada a fazer com a mãe. A solução está em ti mesma.

Abraços

5943 respostas

16 FEV 2023

Olá Mirelli
Eu imagino que deva ser uma situação realmente muito difícil, mudar pode ser uma estratégia, mas você já se questionou sobre o motivo de não impor limites no relacionamento com a sua mãe? Um relacionamento é feito de respeito, e se você se sente desrespeitada pela sua mãe precisa dizer e se impor, com educação e respeito, mas não permitindo esse tipo de comportamento

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

16 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

16 FEV 2023

Olá Mirelli! Obrigado por escrever. Emoções entre mães e filhas, muitas vezes obscurecem a razão. Esse tipo de fala e distorção, muitas vezes ocorrem, variando a dosagem. De certa forma podemos dizer que sua mãe gosta de você, quer o seu bem, pode ver coisas que talvez você não veja, mas também pode, dada a humanidade que acontece com todos nós, conduzida pelas emoções, vivenciar, nessas avaliações, coerências e incoerências, erros e acertos. Acontece que isso também acontece com todos, inclusive com você, com seu marido, comigo.
Será enriquecedor e amadurecer, avaliar com mais cuidado e critério, a questão.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, mentirosos e antidemocráticos.