Filha mentindo compulsivamente, o que fazer?

Feita por >Juliana · 29 ago 2020 Psicologia infantil

Tenho uma enteada de 11 anos que mente compulsivamente por tudo e qualquer motivo . O pior de tudo e que ela mente e envolve outras pessoas na mentira acusando para se livrar do erro que cometeu .ela já envolveu professores , avós, madrinha , o pai , a mãe todos que estão a volta dela . Ela mentiu no conselho tutelar . Não sabemos mais o que fazer , quando a questionamos o pq ela mente tanto , a única resposta que ela nos da é que ESTÁ ACOSTUMADA A MENTIR E QUE QUNADO PERCEBE JÁ FALOU A MENTIRA , e que tem consciência que isso pode prejulgar os outros , mas o importante pra ela e ela não ter que assumir os erros , pq disso ele atém vergonha

A melhor resposta 30 AGO 2020

Olá Juliana.
Grata por sua pergunta.
A mentira não tem um motivo específico, mas pode estar relacionada à área social e emocional. Se a criança conviveu num ambiente em que observou os familiares mentindo ou se foi educada com autoritarismo e castigos ela pode mentir para fugir de uma situação de confronto. A educação precisa estar baseada no amor e respeito para que a criança aprenda a enfrentar os os obstáculos da vida de forma mais positiva e realista . Se ela necessita mentir quando criança para fugir dos castigos, com o tempo pode passar a acreditar na própria mentira, se torna um adulto mentiroso e terá muitas dificuldades nos relacionamentos futuros em geral.
A mentira passa a ser prejudicial quando se torna um Transtorno Obsessivo Compulsivo que se chama Mitomania, a pessoa mente porque sente prazer em mentir. São pensamentos automáticos que surgem para evitar o sofrimento do enfrentamento , das possíveis críticas, vergonhas e castigos.
A terapia psicológica na área Sistêmica poderá ajudá-los a alinhar o sistema familiar e desenvolver novas habilidades sociais mais assertivas.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

30 AGO 2020

Olá Juliana! Grato por participar. A questão de mentira e verdade é muito complexa. Uma menina de onze anos, percebida como quem está mentindo bastante, indica que a verdade não está sendo possível. A verdade não está sendo possível por questões que envolve toda a construção da identidade e personalidade dela. Isso significa que envolve comportamentos dela e de todos que convivem ou conviveram com ela.
Ela precisa de acolhimento, empatia, honestidade de interação, de forma que fique forte a ideia de que a verdade prevalecerá nas trocas. Além de prevalecer, a verdade será vantajosa sobre a mentira.
Quando analisamos essas casos de forma sistemática, científica, apresentamos à família elementos inesperados, surpreendentes, que são hábitos daqueles com os quais ela convive, a superação acontece.
É providencial, dada a idade dela, um estudo científico profundo, com a conduta de um psicólogo. Isso é importante ocorrer antes da ampliação social de contatos e trocas, que virão, com a adolescência.
Pesquise a solidez profissional nossa e tome a iniciativa de aprofundar essa questão com o mesmo.
Atenciosamente (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, solidariedade, empatia, abertura mental, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.