Faço sessões de psicoterapia, mas nao consigo nem olhar para a psicóloga

Feita por >Anônimo · 14 jul 2017 Psicoterapias

ja fui a 4 sessões com a psicologa e achei que seria facil me abrir com uma profissional e falar de traumas e etc mas sempre que entro no consultorio dela e como se me desse um branco e eu não consigo lembrar de nada pra iniciar uma conversa, nao consigo nem olhar pra ela acho constrangedor ela ter que ficar olhando pra mim, e sinceramente estou pensando em desistir das sessões pois assunstos que tenho vontades de falar com ela na hora eu travo e não me sinto a vontade em quer falar sobre eles. o que eu faço?

A melhor resposta 15 JUL 2017

Boa noite Bruna.
Uma possível solução para isso seria conversar com a própria psicóloga para entender melhor se é o olhar que te trava ou se na verdade não existe confiança suficiente para se abrir com ela.

Falar de nossas questões as vezes leva tempo, já que precisamos estabelecer um vínculo entre cliente e terapeuta. Pode ser que ainda esteja muito cedo para tratar de questões mais profundas.

Se a questão for o olhar, uma mudança na configuração da sessão pode resolver (tenho alguns clientes que só conseguem falar de determinados assuntos quando deitados no divã).

Mas se a questão for com a psicóloga, seria interessante então procurar outro profissional.

De qualquer maneira, a melhor pessoa pra te ajudar a entender esse bloqueio é ela.

Estou a disposição.

Atenciosamente

Bernardo Dolabella Psicólogo em Belo Horizonte

18 respostas

24 JAN 2022

Olá! Você precisa ter coragem para falar sobre esse seu desconforto. A partir disso, você vai ter um grande avanço no seu processo de psicoterapia. Coragem! Em frente! Depois me conte!

Beatriz Campos Psicóloga Psicólogo em Balneário Camboriú

18 respostas

18 JUL 2017

Oi Bruna. Falar de sentimentos não é mesmo fácil. Fala pra sua terapeuta desta dificuldade inicial. Vc pode também escrever este relato e entregar a ela.
E se não se sentir mesmo a vontade, troque de terapeuta. Um abraço.

Denise Ferreria Ghigiarelli Psicólogo em Arujá

57 respostas

16 JUL 2017

Olá Bruna
Olha cada profissional tem uma forma de lidar com seus pacientes mas vc deve falar pra ela como se sente. Quando trabalho com adolescentes muitas vezes eles sentem esse tipo de bloqueio, então eu sugiro que eles me passem por email..como eles preferirem, e então podemos discutir sobre o que ele escreveu duracte a sessão, mas se mesmo assim for difícil converso com eles on line, sem camera, até que ele se sinta mais confiante. Essa é uma sugestão.
O importante é você não desistir.
Boa sorte

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

15 JUL 2017

Olá Bruna!
Embora pareça fácil, falar sobre si mesma e sobre traumas do passado podem ser bem difíceis.
Sentir segurança e conforto depende do vínculo que vai se criando com o profissional, talvez seja melhor investir mais um pouco e dividir esta sensação com ela.
Caso persista, o ideal é que busque outro profissional com que se sinta mais a vontade.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

15 JUL 2017

Olá Bruna, não se angustie é perfeitamente compreensivo e comum que algumas pessoas tenha dificuldade em olhar para o Psicólogo até porque abrir-se ao psicólogo não é fácil. Mas você precisa compreender que sua Psic9loga não está ali para te julgar ou criticar e sim para te escutar e acolher a você e a sua fala e te ajudar a encontrar caminhos dentro de você mesma que possa facilitar o processo psicoterapêutico. Comece por trabalhar sobre as suas resistências e sentimento de culpa. Confie nela, pois o papel dela é te ajudar. Agora se você não se identificar procure outro profissional da psicologia.
Att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

15 JUL 2017

Olá Bruna,
é perfeitamente normal acontecer um estranhamento com o terapeuta de início, muito em função desse lugar que você ocupa numa terapia que pode parecer tão distante de nossa realidade. Porém, como a colega sugeriu o melhor agora é você levar essa questão para o terapeuta, isso não somente vai ajuda-la na terapia, como pode promover ganhos em suas outras relações. Na terapia a gente se cura na relação e nessa relação aparecem muitas questões nossas relativas a maneira que nos relacionamos com o outro em geral.

Um abraço

Anônimo-319878 Psicólogo em São Paulo

43 respostas

15 JUL 2017

Oi Bruna. Por mais estranha que possa parecer minha resposta, é importante que você leve essa dificuldade para a sua psicóloga. Assim vocês podem entender juntas o que está te bloqueando na sessão, que deveria ser um espaço protegido onde você se sentisse segura para tratar dos seus assuntos. Não desista sem antes tentar isso. Boa sorte!

Bruna Paschoalini Psicólogo em São Paulo