Não consigo confiar no meu esposo e não aguento mais

Feita por >mae e esposa · 18 nov 2016 Terapia de casal

boa tarde,me senti um pouco aliviada por ter encontrado este site,vou falar do meu caso.Tenho 35 anos e sou casada ha 8 anos,tenho 2 filhos e estou passando por um problema que penso que nao tem soluçao,perdi totalmente a confiança no meu marido.Ele nao tem perfil de homem mulherengo e ate onde eu sei nunca me traiu ,sempre foi um marido dedicado a familia e conservador porem,ha 12 meses desde que comecei uma amizade com uma vizinha ele vinha se mostranto muito atencioso com ela,sempre fazendo favores a ela , contei coisas da minha vida intima pra ela e tinhamos uma amizade como de irmao,porem comecei a notar que ela estava muito intima dele, sem pudor ,tipo amizade sem cerimonias ,e eu comecei a sentir ciumes e a sentir que ela estaria se jogando pra cima dele ,enta começaram os problemas,fui me sentindo cada vez mais inferiorizada, pois ela e ele tinha varias coisas em comum,coisas que eu nao gostava mas ele e ela gostavam,comecei ter paranoias do tipo: fazem um par perfeito,gostam das mesmas coisas e alem disso ela é muito bonita e eu fui me sentindo feia,alem disso estou em casa sem trabalhar ha 7 anos desde que tive filhos,nao tenho como trabalhar pois nao tenho aonde deixar as crianças,estou cansada das tarefas domesticas e essa amizade se transformou num pesadelo,e o pior de tudo é que eu sei que ele acha ela bonita e que se ele estivesse solteiro ou viuvo transaria com ela com certeza absoluta,,ela é casada,e tem filhos tambem.O problema é que esse ciume tomou proporçoes gigantescas,um dia eu soube que ele esteve na casa dela sem eu saber pra falar com o esposo dela e eu nao gostei,peguei tanta raiva que nao quero que meu marido tenha amizade nem com o marido dela,tenho aversao a tudo que liga ela,estou obssessiva,tenho odio,controlo tudo ,celular,facebook, perdi total a confiança e o pior é que ele tem a mania de me esconder as coisas,por exemplo : as vezes compra algo e nao me conta,fico sabendo muito tempo depois,essas pequenas coisas escondidas me tiram do serio, fico pensando nas coisas que eu nao descubro...tenho a senha do face e verifico tudo,estou paranoica e peguei nojo das mulheres em geral,se estamos num lugar publico e vejo uma mulher bonita com um corpo legal fico possessa de odio e brigo com ele o acusando de ter olhado mesmo ele nao ter olhado,esta tudo um inferno,eu confiei nele muito e hoje nao confio em nenhum aspecto,estou indo em psicologo mas nao esta resolvendo,fui no psiquiatra e ele receitou remedios mas nao quero me entupir de quimica,a unica coisa que preciso é voltar a confiar no meu compaheiro para meu casamento voltar a fluir,nao tenho paz um so minuto,vivo me comparando com ela, na minha cabeça ela é melhor do que eu,qualquer outra mulher é melhor que eu,mais bonita,e me sinto velha,emagreci muito por conta disso tudo,estou magra ,sem curvas e morro de medo de nao despertar mais o desejo dele, estou no fundo de um poço emocional,ele diz que é tudo coisa da minha cabeça ,nao sei o que fazer...talvez eu precise resgatar meu amor proprio,nao sei por onde começar,estou perdida ,isso é somente um resumo de tudo,eu teria muito mais coisas pra contar...tenho odio desse watzap,desses grupos nojentos que enviam fotos de mulheres nuas ou videos pornos,odeio essa tecnologia que só serve pra arruinar o casamento,estou amarga e sem vontade de viver,meus filhos estao cansados de mim porque eu os protejo demais,eu só queria voltar a confiar nele...tenho a impressao que ele esta sempre escondendo algo de mim,no celular,nos emails,tudo,qundo ele sai vou olhar no historico do computador pra ver o que ele acessa ,se ele escuta uma musica romantica eu ja o acuso que ele esta apaixonado por alguem,enfim, esta muito dificil,nao aguento mais e tenho medo de perde-lo pois eu o amo muito,me ajudem,eu teria muito mais pra falar,,... hoje nao tenho mais amizade com ela,somente superficialmente,oi e tchau,nao frequentamos mais a casa uma da outra,e tudo esfriou,ela notou o ciume e todos nós nos distanciamos,mas todos os dias quando esta proximo do horario que ele vai chegar em casa do trabalho e fico na janela pra ver se ele vai cumprimentar ela pois ainda somos vizinhas de porta e minha insegurança continua grande.Eu queria voltar a ser a mulher segura que eu fui um dia.

A melhor resposta 19 NOV 2016

Olá, pessoa (que engloba mãe e esposa), antes de mais nada lhe parabenizo por estar buscando ajuda. Em vez de deixar os pensamentos negativos tomarem conta, é ideal buscar a orientação de um profissional da área. Hoje, noto, que você precisa fortalecer sua autoestima. Na medida que sua autoestima estiver melhor, vai conseguir enxergar soluções para sua situação. Sugiro que busque na terapia o fortalecimento de sua autoestima, que é possível por várias técnicas comportamentais. Antes de preservar seu casamento, antes de resgatar o respeito de seus filhos e poder conduzi-los para uma vida mais saudável, você deve investir em você. Boa sorte, Ronaldo.

Psicólogo Ronaldo Silva Psicólogo em São José dos Campos

96 respostas

25 MAR 2017

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

22 NOV 2016

Olá

Pelo que li em sua colocação percebo que você realmente precisa falar muito sobre esta situação, mas também sobre você. Antes de pensar no outro, nos filhos, no marido é importante que você possa olhar para você, se fortalecer, buscar aquilo que você deseja e tentar descobrir o que te faz bem ou não lhe faz. Em relação a medicação psiquiátrica penso ser importante você avaliar junto com o médico e também com psicólogo atual sobre a importância dessa medicação e necessidade. Às vezes as pessoas tem medo de ficar dependente da medicação entretanto em certos momentos ela é essencial para poder aliviar os sintomas, avaliar melhor as situações que nos cercam e nos posicionarmos melhor diante dos problemas. Tenha paciência as vezes o resultado do tratamento pode demorar um pouco, mas não desista é muito importante persistir na psicoterapia e no acompanhamento psiquiátrico para superar esta fase em que você está passando hoje.

Estou à disposição, caso precise

Psicóloga Daniele Marla Psicólogo em Florianópolis

5 respostas

20 NOV 2016

Olá!
Inicialmente, o processo de psicoterapia pode ser um pouco lento e é muito importante que você reavalie sua decisão de optar em não tomar os medicamentos que seu médico prescreveu - os medicamentos são provisórios e podem otimizar muito o tratamento e sua qualidade de vida!
É importante que você mantenha-se comprometida com seu tratamento pois pelo seu relato parece que tais questões de confiança estão vinculadas a sua autoestima que encontra-se extremamente prejudicada e também, a distorção da realidade que percebe os fatos, detectando ''duplo sentido'' em qualquer ato do seu marido.
Tais aspectos além de trazerem inúmeros prejuízos em sua saúde física e mental, poderão comprometer significativamente seu relacionamento.

Não deixe de procurar ajuda,

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

18 NOV 2016

Bom dia "mãe e esposa", a principio percebo dois pontos um positivo e um negativo que precisa ser trabalhado. O primeiro é positivo porque você percebe que esta situação relatada por voê está insuportável para vocês enquanto família e precisa ser trabalhado e isso é bom porque você quer mudar só não sabe como e o caminho, mas o caminho é este mesmo procurando ajuda a psicólogos competentes, e o segundo é que você se coloca ou se percebe só como "mãe e esposa" e não como uma pessoa e acredito que aí neste pensamento haja um sintoma depressivo pelos sintomas relatados por você de baixo autoestima, desconfiança, insegurança, comportamento de desamor, comportamento de desvalor, visão distorcida a seu respeito ou seja um self adoecido que precisa ser trabalhado. Minha cara, você pode trocar de psicólogo se não está conseguindo com o atual e procurar um psicólogo que trabalhe com a abordagem da Terapia cognitiva-comportamental, mas lembre-se, para que um tratamento tenha exito é preciso que o paciente que está no processo do tratamento queira e atua de forma ativa colaborando com o terapeuta e com a terapia, pois a cura é da ordem divina e o tratamento de ordem humana, mas o terapeuta sem a colaboração do paciente não pode fazer milagre. Se esta situação está lhe causando desequilíbrio psicológico, emocional, afetivo e pessoal porque não se permitir mudar para encontrar um equilíbrio harmonioso em todos os sentidos, não será fácil, mas é possível se você quiser e você verá que pode se tornar uma nova pessoa além de mãe e esposa.
Espero ter contribuído, att. à Psicóloga Ussénade.
Boa sorte!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife