Eu não consigo me entregar a alguém de corpo e alma

Feita por >Clara Ivy Pinheiro Rodrigues · 4 nov 2020 Desenvolvimento pessoal

Eu sou muito esquiva com as pessoas, geralmente quando vejo muito carinho á minha volta, sinto me enojada e sem vontade de ficar perto de ninguém, tenho medo de ficar sozinha por causa disso, dizem que esse meu jeito de ser começou depois de perder a minha mãe quando tinha apenas 3 anos de idade, dizem que a perda me deixou fria, distante e arrogante muitas das vezes, quando vejo vídeos de pessoas em um casamento ou tendo momentos de felicidade á dois, digo coisas péssimas e imagino-as se divorciando ou sendo traídas, me sinto mal por ser tão fria e antissocial, por ter uma visão pessimista da vida e vocês o que acham?

A melhor resposta 12 NOV 2020

Os nossos primeiros vínculos de apego são nossos cuidadores, os pais normalmente. Se alguém tem uma experiência de perda, pode ficar com medo de se vincular com as pessoas, por medo da perda, do distanciamento. As vezes o apego de esquiva, de fuga é uma defesa por esse medo de entrega, confiança numa relação de amizade ou a dois, pois tem o risco de sermos feridos, magoados, abandonados, principalmente o ínicio de uma relação amorosa nos deixa insegura acerca se haverá continuidade da relação. Mas, é preciso avaliar o seu caso com mais profundidade, isso são hipóteses minhas. Me encontra a disposição, se precisar de terapia.

Fernanda Soares Antunes Psicóloga Psicólogo em Ribeirão Preto

1 resposta

10 NOV 2020

Bom ter o seu contato Clara!!!

A procura por um profissional da área da psicologia pode ser de grande ajuda, em um ambiente confortável, seguro e sigiloso a sua demanda poderá ser trabalhada com apoio deste(a) profissional, a fim da busca mais assertiva para o retorno de uma qualidade de vida desejável.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

5 NOV 2020

Olá Clara! Grato por escrever. Você escreveu porque está incomodada com isso, tem o conceito da entrega, sabe que, na medida certa, com contexto adequado, será bom fazer isso. Falta segurança, autoconfiança, vinculação de qualidade, estabilidade e profundidade.
Teatro, esporte coletivo de contato, escola de circo, grupos de ajuda social, interação com crianças, são espaços bons para treinar isso.
De outro lado, processo de conduta científica com psicólogo, você sendo persistente, muito persistente, ajudará a dar novo sentido para a questão.
Conte conosco.
Abraços virtuais (em tempos de iminência de segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis (máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8645 respostas

5 NOV 2020

Clara, você pode ter sentimentos e emoções que não foram desenvolvidas ao longo de sua vida, pelo que vc fala, é natural que vc tenha dificuldade em ser o que vc não aprendeu. Seria interessante você fazer terapia, treinar habilidades sociais e desenvolver as suas emoçoes, sentimentos. se tiver interesse sou mônica psicologa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

5 NOV 2020

Olá Clara..
Esses sentimentos podem sim ter ligação com a perda de sua mãe muito cedo. Esse sentimento de medo, enjoo, confusão ao ver cenas de amor e carinho podem indicar que você sente isso, por ter sido privada ou ter tido pouco contato com eles quando era pequena.
Te oriento a buscar ajuda psicológica para descobrir o porque pensar e sentir esses sentimentos. Buscar o autoconhecimento te trará muitas respostas sobre a sua existência e compreenderá o que tem passado até agora. Poderá se trabalhar para aumentar sua autoestima, ter pensamento mais positivos e felizes, sem criticar a felicidade alheia.
Espero poder ajudar.
Fico a disposiçaõ.
Att Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste