Estou com problemas mentais e atrapalhou a relação

Feita por >Richard · 14 jul 2023 Terapia de casal

Estou em fase de recuperação e melhora de problemas mentais que carreguei por 16-17 anos da minha vida que sao depressao, crise de ansiedade e sindrome do impostor. Acontece que estou finalmente melhorando apos entender meus problemas de verdade e como melhorar só que um grande porem nessa historia é que minha mulher diz que me ama mas nao sente mais atração por mim pelo estado em que eu me encontro. Eu até entendo a visao dela pois uma pessoa que nao sente cofiança em nada e vive triste não é nem um pouco atraente, mas o que me encomoda é ela mesmo sentindo zero atração ela não quis terminar e me leva a crer que ela pode estar comigo por pena ou apego emocional ou os 2. Tomei comprometimento em me melhorar por mim e por nós 2 e ela aparentemente gostou disso, o que quero saber é se eu devo insistir nisso ou se devo simplesmente seguir sozinho? estamos a 10 anos juntos e nos ultimos meses ela nunca mais se declarou por mim nem expressou sentimentos em relação a algo bom entre nós.

A melhor resposta 16 JUL 2023

Olá Richard
Antes de voce pensar na sua mulher, deve se preocupar consigo mesmo.
A situação com ela está assim só porque voce não ama mais... se voce não se reconhece como homem de valor, ninguém vai se interessar por voce. Você não existe para voce... portanto,
Precisa se recuperar, precisa resolver os teus conflitos, as tuas carências, a tua dependência.
Precisar curar teu emocional.
Você sabe quem é você? Qual a sua verdadeira identidade? Sabe porque voce nasceu? Qual o seu objetivo de vida?
Todos estes conflitos que disse: depressão, ansiedade, sindromes... tem a causa no desconhecimento de você mesmo.
Você não nasceu para ser amado, reconhecido... nasceu para se realizar e ser feliz.
Se não realizar isso, tudo o resto fica vazio, sem sentido.
Seja um homem que valha a pena, antes de tudo para voce. Só depois disso é que outras pessoas podem começar a gostar de ti..
Ninguém ama gratuitamente; precisa ser para voce mesmo.
Faça Psicoterapia, reconstrua e compreenda a tua vida.
Abraços

5830 respostas

17 JUL 2023

Olá Richard! Obrigado por escrever. Certamente, quando temos certeza madura do que queremos, devemos lutar e insistir com a devida medida e adequação, para cumprir nossa parte. Cada pessoa é única, cada história é única, cada ato de saúde ou doença, é único e precisa ser estudado de forma particular. Muitas vezes, em algumas metas mais amplas e pessoais, precisamos pacienciosamente e persistentemente manter direção firma por anos.
Diante dessas considerações será prudente que você possa contar com a assessoria científica de um de nós, psicólogos. A essência de cada pessoa implica estar bem consigo mesmo. Para estar bem consigo mesmo, é preciso vivenciar vínculos com outras pessoas que sejam saudáveis, harmônicos, construtivos.
Abraços!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional - CRP 06/24712-5