Estou com ideações suicidas constantes

Feita por >Ana Luiza · 29 jul 2022 Depressão

Oi, sou mulher, tenho 31 anos e me trato há anos para TAG e uma depressão que desenvolvi há 1 ano e 6 meses. Faço terapia com o mesmo psicólogo há 6 meses e a mesma psiquiatra há 6 meses. Tomo 3 tipo de medicacoes. Há 1 mês comecei com ideações suicidas constantes, chego a fazer planos e tive uma quase tentativa ha alguns dias. Em consultas com meus terapeutas, ao relatar as ideações dizem ser "frescura minha" e "bobagem", e dizem nao ser caso de internaçâo. Eu precisei largar o meu emprego em função disso, mesmo nâo sendo CLT. Também já troquei de terapeutas pelo mesmo motivo, há 6 meses. O que mais posso fazer?

A melhor resposta 31 JUL 2022

Oi Ana Luiza,
As ideações suicidas que tem é resultado de uma vida sem sentido, do vazio que sente por ter percorrido um caminho que não é o seu. Voce substituiu a sua inteligência natural pela intelectualidade, pelo que os outros disseram; voce concordou, mas os resultados são os que voce constata: depressão, desânimo, pensamentos suicidas.
Precisa se recuperar, precisa se encontrar, saber quem é, qual a sua verdadeira identidade, qual o propósito da sua vida, como ser dona de si mesma e como usar o sistema a seu favor.
Faça Psicoterapia de Autenticação que os resultados virão!

5817 respostas

1 AGO 2022

Olá Ana Luiza.
Se não se sente confortável com os profissionais que te atende, busque aquele que se sentir melhor. O importante é continuar em busca de ajuda. Procure alguém de sua família que perceba entender o que sente e que possa te ajudar a encontrar formas de enfrentamento para estes pensamentos e a encontrar profissionais que possa se sentir melhor e mais acolhida em suas necessidades, tendo um apoio pessoal ajuda nas decisões.
O TAG, se apresenta como pensamentos disfuncionais que na terapia cognitiva são desafiados para que outras formas mais adaptadas de pensamentos sejam introduzidos na vivência da pessoa que apresenta este transtorno.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

1 AGO 2022

Boa noite,

Ana Luiza respondendo a sua pergunta, apesar das experiências com tratamento psicoterapico e psiquiatrico anteriores que não foram positivas, posso apenas sugeri a partir do seu relato que, procure outros profissionais que possam atender a sua demanda, há uma vasta oferta de profissionais, busque pesquisar na internet clinicas e profissionais.

Não esquecendo que todo tratamento exigi dedicação, paciência e comunicação entre paciente e terapeuta, paciente e psiquiatra e, é uma relação de troca e ajuste durante as sessões, mas, se você não está satisfeita converse, fale tudo que sente, pois suas emoções, sentimentos e percepções são cruciais para sua melhora e adequação do tratamento=psicoterapia+medicamentos. Um forte abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

30 JUL 2022

Olá Ana Luiza! Obrigado por escrever. Trabalho com psicólogo, com sessões minimamente semanais, individuais, com duração de cinquenta minutos, precisam - para modificar forma de pensar, interpretar, sentir a agir - necessitam do tempo mínimo de seis meses, desde que a pessoa frequente com comprometimento, com corpo e alma. Quando você fala que desenvolveu adoecimento faz um ano e seis meses, precisaremos de maiores esclarecimentos, pois, normalmente, as coisas não são, nesse sentido, tão claras assim.
Você está praticando esportes coletivos de contato? Conta com turmas de colegas e conhecidos, para viajar, fazer as coisas em grupo? Vive os afazeres domésticos com alegria e significado? Trabalho ou prepara-se para o trabalho, com consistência e persistência?
Reflexões mais profundas e específicas podem ser feitas com mais dados.
Abraços virtuais ( A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos; a imensa maioria dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro; são atores, falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Resgate as máscaras, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional