Por que vêm pensamentos quase constantes que causam angústia insuportável?

Feita por >Maria · 16 fev 2021 Transtornos personalidade

Vou começar minha explicação de um modo um tanto quanto indevido para um site científico, imagino, mas considero necessário para elucidar bem minha situação. Tornei-me uma pessoa religiosa, e desde então, como era de se esperar, busco seguir alguns dogmas que me causam desconforto e medo, como a confissão. Antes de minha conversão, era uma pessoa agressiva e tinha um apetite sexual majoritariamente heterossexual, mas, quanto ao primeiro dado, nunca cheguei a machucar seriamente alguém nem, quanto ao segundo dado, tive experiências além de uma apenas aos dez anos de idade. Além disso, sempre tive uma curiosidade mórbida, como que psicológica e intelectual, por casos de crimes reais e criminosos cruéis. Muito recentemente, assisti a um documentário sobre Richard Ramirez, que violava de crianças a idosos, e tinha um estilo de violência que deixou com muito mal estar até uma pessoa acostumada ao tema; depois, assisti um sobre Ted Bundy. Também recentemente, assisti ao vídeo de um padre sobre TOC religioso, enquanto me matava de preocupação e ansiedade por uma futura confissão; não pensei muito sobre aquele transtorno, achando que não tinha nada a ver comigo. Pouco depois, o pesadelo começou. Comecei a ter pensamentos horríveis de todos os tipos: pedofilia, incesto, violência contra entes queridos, necrofilia, blasfêmia sexual, zoofilia, dentre outros mais normais, de recriminação de outras pessoas, sexualidade típica, etc, mas que eu não poderia ter, por causa da religião que sigo. Eu não aprovo nenhum dos pensamentos além dos mais normais, e muito me atormenta a possibilidade de serem impulsos de fato meus, a ponto de eu ter também pensamentos suicidas. Tampouco sinto algum tipo de estímulo físico os tendo, pelo contrário: sinto indignação e repulsa tão grandes que meu peito dói por minutos, senão horas, mas quanto menos os quero, mais eles vêm, e cada vez piores. Já não posso ficar perto de familiares amados sem medo de ter algum pensamento desses. Já não sei o que é paz interior. Já não sei nem mesmo quem sou eu, mas não sinto que mereço nada de bom.
A síntese de tudo o que contei é que vivo agora aterrorizada, de início por ter de relatar tudo isso a um padre numa confissão, e agora, de modo mais sério, pela dúvida de não poder ser uma pessoa boa, afinal, como alguém bom poderia ter pensamentos tão ruins?
Que poderia ser isso?

A melhor resposta 17 FEV 2021

Oi Maria,
Bom que estás colocando a tua realidade e está solicitando ajuda para entendimento do que está acontecendo.
Na verdade, tudo tem a ver com o objetivo de vida, com a tua missão de vida!
Estamos aqui para nos desenvolver, para corrigir o que ficou para ser aprendido de outras existências.
Agora, a vida que está em ti está te colocando determinados desafios que deves superar, tens o poder de superar todos os traumas e bloqueios sofridos ou impostos a outros.
Contudo, não será o sistema (educação, crenças, religiões...) que vão poder te ajudar; Não serão fórmulas, ritos, proibições e limites que te darão respostas adequadas ao que tua vida solicita.
Somente um conhecimento profundo de ti mesma pode te dar as devidas informações e compreensões do porque está sentindo tudo isso, estes desejos e o que eles significam.
Quem tu és? De onde veio? Para onde vai? O que está fazendo? Qual caminho fazer?
Invista em conhecimento e desenvolvimento pessoal; Um processo Psicoterapêutico pode te auxiliar a compreender e encontrar as respostas disso tudo.
Por hora, tu te torna o que come, o que vê, o que compartilha. Quanto mais o medo alimentar dentro de ti, mais estas imagens e desejos se manifestam.

5912 respostas

18 FEV 2021

Olá Maria, sinto muito por toda angústia sentida, e seu relato foi bem detalhado, porém, para diagnóstico, somente uma avaliação mais criteriosa para sanar sua dúvida (diagnóstica). O TOC, Transtorno Obsessivo Compulsivo pode se desmembrar de diferentes maneiras, e pensamentos obsessivos podem ser um destes desmembramentos.

O que seria bom você refletir é que: nem tudo o que pensamos se tornará realidade.
Há sim processos inconscientes, e há sim diferença entre pensar, sentir e agir!
Pense nisso e quando puder, inicie Terapia!

Veridiana Queiroz dos Santos Psicóloga Psicólogo em Presidente Prudente

27 respostas

17 FEV 2021

Olá, imagino como esteja sendo difícil para você. Vamos interessar por temas ou documentários sobre crimes, criminosos não há problema algum. O que parece estar acontecendo é que você traz consigo uma enorme culpa é isto sim, se torna um grande impeditivo, para que se possa viver de forma tranquila. Me parece que você está num nível muito grande de sofrimento e infelizmente não será resolvido apenas com as respostas de profissionais da psicologia. Penso, que você precise de uma ajuda especializada de um psicólogo, é necessário fazer terapia . Na terapia você irá trabalhar entre outras coisas esta culpa, que tem te causado tantos prejuízos. Com a ajuda do psicólogo, você irá conseguir enxergar e entender as coisas de forma mais leve.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

186 respostas

17 FEV 2021

Olá Maria!
Pelo seu relato, é perceptível o quão sofrido está para você passar por tudo isso e me parece que está passando por isso sozinha. Na sua escrita também se percebe um certo sentimento que se aproxima da culpa em ter tantos pensamentos que, para você, são ruins. Não é somente por respostas em um site, mesmo que seja de psicólogos, que você vai compreender melhor o que lhe ocorre. Procure começar uma terapia o quanto antes, visto que você já pensou em suicídio e sofre bastante com esse excesso de pensamentos.
Grato pela pergunta, qualquer coisa estou à disposição.
Psicólogo / Psicanalista Túlio Bueno R. Martins.

Túlio Bueno R. Martins Psicólogo em São Paulo