Ela me pediu um tempo, dizia que me amava.

Feita por >Coliv · 25 fev 2023 Abordagem psicológica

Nosso relacionamento ia completar 3 anos. Estávamos bem, aparentemente. Viajei dia 20 de dezembro, para passar as festas de fim de ano com a minha mãe! Ela, minha namorada (até então), não tinha como ir, mas apoiou que eu fosse sozinha. Nos despedimos com um beijo e um "sentirei saudades". Falávamos-nos todos os dias, via whatsapp.
Mensagens diárias, com afeto e curiosidades do dia-a-dia. Até que no dia 29, ela ficou meio "seca". Eu, acabei ficando também. No dia 30, dia do aniversário dela e o dia que completaríamos 3 anos de namoro, escrevi um texto e recebi um "obrigada, may! ❤️". Ela me disse que não estava bem, seu gato (que ela tinha há 12 anos), havia morrido. Compreendi a dor e acolhi, mas também ressaltei outros motivos para ela celebrar a vida dela! Sua mãe estava internada, quando viajei, ela já estava no hospital, mas como ela passava alguns períodos internada, acreditamos que seria só mais uma internação "comum". Porém, o estado dela estava se agravando.
Em decorrência destes acontecimentos, acreditei que tinha motivos pra ela "secar" comigo, afinal, coisas desagradáveis estavam acontecendo. Não cobraria flores num momento como aquele. Mas, no dia 31, quando pensei em retornar pra casa, fazer uma surpresa do tipo: "olha! tô aqui com você!". Ela nem deu importância pro meu retorno, disse que ia para casa de uma amiga, que fica em um distrito, no nosso município.

Estranhei, ela havia me dito que queria ficar sozinha até o dia 07, que era o dia previsto de alta médica da mãe dela. Até então, ok!
Mas quando ela viajou, eu a questionei se o afastamento seria só comigo! Ela disse que não.

Depois, eu disse que estava decepcionada porque ela tinha os "humanos" preferido dela, nitidamente. Eu sempre estive ao lado dela, queria estar naquele momento também, mas parecia que ela tava me expurgando a todo custo. Foi aí que ela disse: " foi por comentários como esse, que chegou onde chegou! Acabou!!! E nada mais do que você me disser, vai me afetar!"
Nossa, aquilo foi profundo pra mim, porque sempre que havia equívoco de ambas, conversávamos e ficava tudo bem.

Bom, no dia 05 de janeiro, ela me comunicou que a equipe médica havia comunicado a ela e ao pai, que o estado da mãe dela era terminal.
Retornei pra casa no dia 06, havia uma certa indiferença entre nós, pouquíssimas palavras trocadas. Só falávamos sobre o estado da mãe dela, porque sobre nós, ela disse que não tinha condições de conversar, eu respeitei.

No dia 07, a mãe dela veio a óbito. Fui correndo pro hospital, nos abraçamos, e ela foi para casa. Eu fiquei no hospital, junto do pai dela (ele é idoso e tem uma deficiência na perna). Velamos o corpo da mãe dela, ele e eu.

Uns três dias depois, fomos conversar sobre nós. Ela disse que me amava, mas precisava de um tempo, porque muitas coisas tinham acontecido e ela precisa de um tempo pra pensar. Concordei!
Depois de uma semana, ela disse que não voltaria mais, porque ela nunca tinha voltado assim. Eu a fiz repensar sobre aquilo, afinal, tínhamos uma história juntas e, se havia amor, havia esperança pra nós.

Depois, quando conversamos novamente, ela disse que me amava, mas que iria começar a terapia, pra realinhar as ideias, compreender o que estava sentindo. Eu, na minha ansiedade, fui perguntar a ela, sobre nós, 5 dias depois, e ela disse que o amor tinha se transformado em amizade.
Nossa, isso me atravessou de um jeito! Eu ainda tô "remoendo" isso! Tem uns 10 dias que ela me disse isso. Ela ainda não começou a terapia, mas pareceu muito firme no que disse.
Me dói perder um amor como o que acreditei que tínhamos. Minha cabeça está com vários pontos de interrogação!

Preciso de ajuda! Quero terapia! E o pior, queria reavivar o nosso amor! Mas ela disse que o amor se transformou, e disse que seria impossível de reverter. Nós moramos na mesma casa, mas minha veio passar um tempo na nossa cidade, então resolvi passar uns dias com ela, pra eu poder me distanciar fisicamente da minha ex.
Inclusive, ela me disse, ontem: "Já que você está passando uns dias com sua mãe, receberei visita em casa, sábado e domingo, então, não tem como vir esse fim de semana pra cá." Isso me afligiu tanto!

O que faço?

A melhor resposta 27 FEV 2023

Olá! Que bom que buscou ajuda.
Parece que você se sentiu desvalorizada, desrespeitada.
Dá pra entender que não deve estar sendo fácil pra ela também, a morte de alguém tão próxima, com certeza está mexendo profundamente com ela, talvez até mesmo a fazendo questionar sobre si mesma e sua identidade.
Uma grande oportunidade para que você se conheça e se entenda melhor também.
Estou a disposição para atendimento, me chame e agende; ou busque alguém.
Sucesso!

Daiana Oliveira Alvarenga Dos Santos Psicólogo em Campinas

57 respostas

28 FEV 2023

Oi Coliv
Muitas coisas podem estar acontecendonas cabeças de voces duas...
A situação é tensa para as duas. Cada uma sente de uma intensidade diferente, somada ao que a mente de cada uma interpreta.
Neste momento, o melhor é não "engrossar o caldo", não aumentar o problema; não julgar nada e a ninguém.
Apenas, compreender e aguardar que os ânimos se acalmem.
Deixe as coisas acontecerem com naturalidade, pois, o que tiver que ser, será!
Se voce a ama, a ama! Se ela te ama, te ama! Não há nada superior ao Amor!
Se há qualquer pensamento distorcido que deu origem ao afastamento, o amor e o tempo resolverá.
Mas, enquanto não tiver condições a um diálogo, é pior insistir, agrava o afastamento.
Pode sim iniciar um tratamento para voce, para compreender o acontecido, para conhecer a si mesma, para ser ainda mais de valor, recuperar a ti mesma, resgatar a tua autoestima e ser sinalizadora de alegria e felicidade.
Depois, quando possível, pode sugerir para ambas fazerem Psicoterapia.
Será muito realizador.

Abraços

5817 respostas

27 FEV 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

26 FEV 2023

Olá Coliv! Obrigado por escrever. Certamente há muitas coisas que você poderia escrever no texto, mas ele ficaria muito longo, mesmo assim, não poderia escrever tudo. Do mesmo jeito embora seja possível ler e reler seu texto com atenção e cuidado, não é possível escrever possibilidades mais abrangentes.
Em síntese, é preciso apontar caminhos para você:
- Primeiro ponto é que namoro, relacionamento, é processo de aproximação maior, para se conhecer melhor, para observar de ponto de vista próximo de privilegiado, que faz com que se veja, sinta e viva o que o início não permitiu. Assim sendo, a maior parte dos namoros devem terminar. Devem terminar com a outra pessoa, mas deve ser experiência para enriquecer o namoro consigo mesma, em outras palavras, para o fortalecimento e valorização do amor próprio.
Sem dúvida nenhuma será muito interessante e promissor você poder passar por um processo científico de trabalho com um psicólogo.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, mentirosos e antidemocráticos.

8607 respostas

26 FEV 2023

Sua namorada passou por um momento muito difícil, de emoções muito intensas e confusas, como você mesmo corretamente observou, sua relação foi obviamente afetada por isso, a decisão dela de terminar o namoro pode ter sido abrupta e deve estar sendo tão difícil para ela como está sendo para você, seus sentimentos ainda são fortes, mas difíceis de serem alinhados com os dela. Neste momento recomendo aproveitar esse tempo para você também buscar se reencontrar diante de tantos momentos difíceis que enfrentaram, uma terapia seria de boa ajuda. Em tempo, neste momento se vocês retornarem será uma nova relação, pois serão novas pessoas.

Rodrigo Bastos Mello Psicólogo em Salvador