É possível ter depressão e ser feliz?

Feita por >futuropsic · 30 mai 2022 Depressão

fui diagnosticado com depressão, e durante a semana realmente me sinto cansado indisposto irritado infeliz prazer em atividades reduzidos e desanimado mas aos sabados e domingos costumo a me sentir muito bem e inclusive sinto prazer em atividades que gosto. Apesar de me sentir constantemente entediado e com baixo valor, não é como nos dias de semana, ao final da semana eu realmente consigo me sentir feliz. É possível que eu não tenha depressão? Se eu tiver necessariamente é um caso leve? Por favor sejam claros.

A melhor resposta 31 MAI 2022

Olá
Segundo a Terapia Cognitiva, os seus pensamentos te levam a ter emoções e comportamentos disfuncionais, ou seja, emoções e comportamentos que não são agradáveis. Portanto se você conseguir ter pensamentos mais assertivos e funcionais, você consegue diminuir as sensações de mal estar.
Considerando seu comentário, de se sentir bem nos finais de semana, é possível que ao chegar no final de semana você muda sua forma de perceber sua vida, alterando seu estado de humor. Porém para que você possa entender sua alteração de humor é interessante que faça atendimentos psicológicos.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

13 JUN 2022

Olá, Futuropsi. Que bom que escreveu!
A depressão é uma patologia que, além de questões biológicas, também sofre influência do ambiente em que o indivíduo está inserido.
De acordo com o seu relato, provavelmente existe algo que possa estar influenciando seu humor no decorrer da semana. Algum fator estressante ou desmotivante que talvez você ainda não tenha percebido, mas que tem contribuído com os sintomas depressivos.
É necessário identificar esses fatores e ressignificá-los ou eliminá-los para que você possa tratar a causa dessa depressão e, consequentemente, tenha uma melhora na sua qualidade de vida.

Gleice Souza Psicólogo em São José dos Campos

1 resposta

4 JUN 2022

Olá, futuropsic. O diagnóstico ajuda a compreender melhor o momento pelo qual a pessoa está passando, não se prenda nisso de uma forma tão determinante. É possível ter depressão e ter momentos de felicidade, assim como você relatou sobre seus finais de semana. Também é possível que alguém faça suas tarefas diárias (trabalho e outros compromissos) e tenha depressão.
Uma diferença entre tristeza e depressão, é que quando estamos tristes, normalmente existe um motivo, ficamos tristes por que algo ocorreu. Na depressão, é como se fosse um sentimento mais geral, como se a vida em uma maneira mais ampla perdesse um pouco da cor.

Psicóloga Mara Dias Psicólogo em Porto Alegre

48 respostas

3 JUN 2022

Olá Futuropsic, tudo bem?
A depressão para alguns estudiosos não são, necessariamente, uma doença e sim uma baixa no humor. Quando a depressão está presente no dia a dia é comum queixa de cansaço, frustração e outras características que você mesmo já relatou na sua dúvida. Todavia, caro sujeito implícito, quando o efeito da depressão passar, são comuns relatos de boa disposição, alegria, felicidade e outros aspectos que envolve carinho e afeto. Respondendo sua dúvida, tanto se estiver passando por estado de Depressão como não tendo esse aspecto que influência na sua baixa no humor/comportamento, você pode ser feliz! O que influência a nossa felicidade (amor, afeto e carinho) não é os nossos Laudos ou Sofrimento Psíquico, mas a nossa capacidade de demonstrar afeto e carinho através dos nossos comportamentos. Sou um profissional que estuda essa vertente e fazer um acompanhamento com Psicólogo/Psicoterapeuta e com seu Psiquiatra, será fundamental para poder lidar com a depressão e transpor essa situação de sofrimento. Deixo meu contato como uma referência.

Att. Psicólogo/Psicoterapeuta Paulo Victor Rodrigues de Oliveira

Paulo Victor R Oliveira Psicólogo em Limeira

55 respostas

3 JUN 2022

Olá Futuropsic, tudo bem?
A depressão para alguns estudiosos não são, necessariamente, uma doença e sim uma baixa no humor. Quando a depressão está presente no dia a dia é comum queixa de cansaço, frustração e outras características que você mesmo já relatou na sua dúvida. Todavia, caro sujeito implícito, quando o efeito da depressão passar, são comuns relatos de boa disposição, alegria, felicidade e outros aspectos que envolve carinho e afeto. Respondendo sua dúvida, tanto se estiver passando por estado de Depressão como não tendo esse aspecto que influência na sua baixa no humor/comportamento, você pode ser feliz! O que influência a nossa felicidade (amor, afeto e carinho) não é os nossos Laudos ou Sofrimento Psíquico, mas a nossa capacidade de demonstrar afeto e carinho através dos nossos comportamentos. Sou um profissional que estuda essa vertente e fazer um acompanhamento com Psicólogo/Psicoterapeuta e com seu Psiquiatra, será fundamental para poder lidar com a depressão e transpor essa situação de sofrimento. Deixo meu contato como uma referência.

Att. Psicólogo/Psicoterapeuta Paulo Victor Rodrigues de Oliveira.

Paulo Victor R Oliveira Psicólogo em Limeira

55 respostas

2 JUN 2022

FututoPSI Como estais?

Compreendo sua angustia, "estar tudo bem, ter depressão" experimente não se julgar ou fugir disso. A melhor alternativa é buscar ajuda, seja leve ou grave, o seu corpo estar pedindo ajuda, estar falando para você que só não consegue.

Patrícia Joana
CRP-17/3748

Patrícia Joana Psicóloga Psicólogo em Natal

8 respostas

2 JUN 2022

Bom dia, futuropsic. Não se prenda ao diagnóstico. Mas busque melhorar os pensamentos. Assim como você trouxe, que aos finais de semana se sente melhor. Percebe que não é o tempo todo que você se sente desanimado?! Isso já é uma evidência de que nem sempre você está infeliz ou desanimado.

É muito importante você procurar a psicoterapia para ressignificar os pensamentos.

Com afeto,
Psi Andreia Almeida

Andreia Almeida Psicólogo em Salvador

14 respostas

1 JUN 2022

Busque identificar o ciclo de tristeza e reclamação constante durante a semana, experimente parar de brigar com essa emoção. Aceitar as emoções, mesmo as desagradáveis, ajuda você a não escalonar ainda mais o que sente. Um exercício que pode ajudar neste momento é perceber se seus pensamentos estão dentro de um contexto de realidade, ou são apenas pensamentos. Deixe-os vir e ir embora, aprenda apenas a observar sem embarcar neles. Viva o aqui e agora, minuto a minuto. Foque nas sensações do seu corpo que a emoção traz. Conecte-se com você! Isso ajudará a olhar a vida sob outra perspectiva diante de situações difíceis. Examine quais os pensamentos e atitudes você tem durante a semana e faça uma comparação com seu comportamento nos finais de semana.
Os nossos pensamentos nos ajudam a refletir e nos conduzem à forma como reagimos diante de conflitos e imprevistos que a vida nos apresenta diariamente. O grande problema é quando estes pensamentos se tornam limitantes dificultando as nossas ações. De nada adianta você pensar que pode conseguir determinado objetivo se não se sente capaz de tal feito. Não permita que pensamentos e sentimentos negativos limitem você. Renove sua forma de enxergar a vida. Há sempre muito mais a se viver, experienciar, aprender e realizar. Quando falamos em saúde emocional, estamos nos referindo a capacidade de gerenciarmos as emoções e sentimentos que nos fazem sentir bem, ou não. Fazer psicoterapia possibilita o autoconhecimento, a solução de conflitos e a melhora da saúde mental. É nela que o paciente olha para si mesmo e pensa nas razões que levam à determinados pensamentos ou atitudes em relação a uma área de sua vida.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

1 JUN 2022

B noite. Vc busca nos fins de semana compensação para o q vc n tem na semana. Prazer imediato não é felicidade.
Diagnóstico só te conhecendo melhor.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

31 MAI 2022

Olá Futuropsic,
O diagnóstico é realizado apenas para melhor compreensão do que está acontecendo com a pessoa. Não se prenda a ele. Se nos finais de semana você se sente melhor, mais disposto, aproveite isso. Além disso, não é porque você foi diagnosticado com depressão que precisa ser triste e infeliz o tempo todo, é fundamental saber disso. É importante que você encontre atividades que te façam sentir bem e que comece a tentar perceber os motivos de não se sentir tão bem durante a semana; se isso relaciona-se ao trabalho, a pessoas, ao ambiente... Fico à disposição.

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

31 MAI 2022

Olá.
Pelo discurso, parece que você desempenha funções durante a semana que te desagradam.
Muitas pessoas trabalham sem identificação com as atividades desempenhadas. Se for esse o seu caso, sugiro que reveja sua função. O trabalho pode desenvolver quadro depressivo.
Estou à disposição para qualquer dúvida ou esclarecimento.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

672 respostas

31 MAI 2022

Pouco importa o diagnóstico... queira ficar fora dessa caixinha que se chama diagnóstico. Importa que resolva o que te deixa desanimado... des + anima = sem alma! Isto pode significar que não esteja caminhando em direção ao seu objetivo de vida.
Objetivo de vida te faz viver com garra, disposição, alegria, apesar dos esforços para executar te dá alegria, entusiasmo.
Quem é voce? Descubra o seu objetivo de vida! Sem isso, a vida é monótona, vazia, sem sentido.
Abraços.

5929 respostas

31 MAI 2022

Olá! vejo que esses relatos de sentimentos durante a semana são sintomas de depressão, acredito que não seja tão profundo, pois nos finais de semana há melhora. Procure observar as atividades que te deixam melhor e procure estendê-las durante a semana, são pequenos passos que podem te auxiliar na melhora. Talvez a rotina ou algo parecido que te deixe com sentimentos e pensamentos negativos, observar quais são os gatilhos e quais são as atividades que dão prazer em realizá-las, pode te auxiliar.

Tawany Souza Secone Psicóloga Psicólogo em Campinas

1 resposta

31 MAI 2022

Olá Futuropsic! Grato por escrever. Há pessoas que contém adoecimentos, mas não adoecimentos que contém pessoas. Teu relato sugere que seu diagnóstico não está sólido, assim como muitos outros. Doença com essa natureza não tem calendário cultural. Sábado e domingo é da cultura, depressão não se submete a finais de semana ou dias úteis.
Você, muito provavelmente precisa amadurecer treinar para ser persistente, desenvolver hábito de interação real de trabalho série e consistente, de estudos sérios e consistentes, de formação de vínculo sólido com turma de colegas e conhecidos. Não é necessário pedir para um psicólogo ser claro, por outro, lado, em espaço público como esse, também não dá para o psicólogo ser tão profundo e específico. Faltam dados e adequações.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "líderes religiosos" tem a religião do dinheiro, são falsos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscara, melhore o afeto, mas evite aglomerações, assim como destrua os criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8767 respostas

31 MAI 2022

Olá, é possível que a depressão esteja relacionada a fatores externos os quais você não está associando com a tristeza, cansaço, irritabilidade e indisposição que sente durante a semana, talvez coisas acontecem nos locais onde passa a maior parte do tempo e que lhe causam emoções negativas como raiva, decepção, descontentamento, inadequação entre outros sentimentos negativos. Faça terapia desenvolver a auto estima e para juntamente com o psicólogo analisem os sintomas e o que eles estão comunicando. Sim, é possível que você tenha depressão. Continue o tratamento médico psiquiátrico até que receba alta, se for o caso de já estar medicado. Fico à disposição.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba