Os pais podem ser culpados pelo filho ter depressão e ansiedade?

Feita por >Camila · 29 abr 2019 Depressão

Bom dia.

Gostaria de saber se a falta de afeto dos pais desde criança pode acarretar depressão, insegurança e ansiedade no filho.
Quando bebê meu noivo não era segurado no colo nem para ser amamentado, a mãe não ficou todo o tempo com ele no afastamento de maternidade pois preferiu ganhar um aumento e retornar antes, do que ficar com ele todo o tempo que tinha direito e o deixando em uma creche. Ele não podia fazer várias coisas, ou porque ia sujar, ou porque não era certo, ou porque era coisa de menina (nunca assistiu um filme da Disney por esse motivo). Sempre estudou em colégio religioso, onde muitas vezes foi exposto pelas freiras de forma negativa e os pais nunca fizeram nada.
Hoje ele é uma pessoa muito ansiosa, tem depressão (já ficou internado), tem crises de ansiedade onde ele fica muito triste e com pensamentos muito negativo, e eu não sei o que fazer para poder ajudá-lo.
Gostaria de saber se isso o que ele tem é consequência da falta de afeto com os pais, se eles tem culpa disso. E o que eu posso fazer para ajudá-lo.

Obrigada

A melhor resposta 30 ABR 2019

OLá Camila
a depressão, a ansiedade e outros transtornos psicológico são consequências da combinação de vários fatores: genéticos e ambientais (que incluem a criação, como os pais foram com a pessoa, a escola, os amigos, etc).

Culpa é uma palavra muito carregada, difícil culpar 100% os pais. Há vários outros indivíduos envolvidos na história de vida de cada pessoa. Os pais tem parcela da responsabilidade sim, mas não é 100%. E saber quem é culpado ou não será pouco útil para ajudar a mudar.
O mais sério é assumir agora a responsabilidade pessoal pelas mudanças que se quer fazer na vida e buscar ajuda profissional para realizar essas mudanças. Uma psicoterapia poderá ajudá-lo muito e com seu apoio ele pode passar por esse processo com mais força, pois é um processo que demanda bastante esforço.

Espero que ele aceite a proposta de fazer psicoterapia.
Estou à disposição se precisarem.
abraço
Roberta Bouchardet.

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu

216 respostas

16 MAI 2020

Olá,
Amor, afeto, paz, sempre são importantes em nossas vidas. No tratamento psicológico, a pessoa se entende melhor, se tranquiliza e faz as pazes com seu passado, presente e futuro. Abraços!

Mateus Adriano de Jesus Souza Psicólogo Psicólogo em Congonhas

75 respostas

20 MAI 2019

Podem sim, por conta da criação e dos estimolos mentais, mais enfim, busque a ajuda de um Psicologo

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

17 MAI 2019

Camila, boa noite! A falta de carinho e acolhimento materno podem sim acarretar uma série de consequências, as quais irão influenciar nas relações afetivas e sociais do sujeito desde a adolescência até sua vida adulta. Porém, não é possível avaliar se somente em função desse fato que tu expõe ele está apresentando os sintomas descritos. Não é possível culpar os pais por tudo o que nos acontece, é necessário compreender o sujeito em sua singularidade e verificar a partir desse encontro, de que forma suas relações parentais influenciaram em quem ele é hoje e na forma como vê o mundo, as pessoas e como se relaciona. Importante analisar se houve falta de carinho em todos os momentos de sua relação com os pais, se não houveram fatores protetivos também. Ainda assim, necessário verificar os recursos internos de que dispõe o sujeito para fazer frente às suas faltas e perdas da infância. Claro que uma falta de vinculação e afeto pode ocasionar um adulto inseguro e ansioso, podendo chegar a casos de depressão. Mas, cada caso é único e precisa ser visto de maneira única, sempre ancorado pela teoria e técnica que nos dá suporte, mas fundamentalmente respeitando a singularidade da pessoa que está a nossa frente. Mas, claro que a terapia irá ajuda-lo muito neste momento. Boa sorte. Se tiveres mais dúvidas, estou a tua disposição. Abração.

Patrícia Padilha Psicólogo em Caxias do Sul

38 respostas

2 MAI 2019

As razões para uma depressão são várias, seria melhor ele procurar um psicólogo pessoalmente para que este, junto com ele, descubra a causa ou as causas dessa depressão

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

30 ABR 2019

Bom dia, Camila, sei que você quer ajudar seu noivo, mas o estado atual de saúde do filho pode sim ou não ter ligação direta com a falta de afeto, você sabe desses eventos que ele vivenciou durante a vida, desde o nascimento, a fase escolar, a interferência do colégio de freiras na educação dele.

Camila como ele tem histórico de depressão, crises de ansiedade e já passou por internação nesse caso há a necessidade de uma avaliação psicológica, um acompanhamento da história do seu noivo para se realizar um diagnóstico preciso, afirmando ou não que a falta de afeto dos pais ao longo da vida dele desencadeou o quadro de depressão e ansiedade. Boa sorte. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

30 ABR 2019

Filhos são um reflexo direto da atitude dos pais, um espelho ou opostos.
Como vão lidar com isso, só a vida e suas próprias escolhas vão dizer.
Se quiser saber mais, estou às ordens.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos