É normal não sentir vontade de conhecer as pessoas?

Feita por >Girl · 5 jun 2020 Desenvolvimento pessoal

Tenho 23 anos, já passei por decepções amorosa na qual me fez muito mal até entrei em depressão, mas graças a Deus consegui sair disso.
Bom a 3 anos não entro em nenhum relacionamento pois não sinto vontade em conhecer alguém até mesmo já apareceu pessoas incríveis, mas não senti nada pela pessoa, só me senti pressa, angustiada até que conseguia afastar a pessoa de mim.
A minha autoestima é baixa sinto que não mereço tal pessoa.

A melhor resposta 6 JUN 2020

Olá Girl! Grato por participar. Perguntas diretas, respostas diretas: não é normal não sentir vontade de conhecer pessoas, assim como essa afirmação, além de anormal, não é á tua verdade. A tua verdade está disfarçada pela insegurança, pelo medo de sofrer. Acontece que, assim (sem tentar) você está sofrendo. Você precisa organizar a melhora da autoestima, consolidar a ideia de que você é uma pessoa única, rara, riquíssima de possibilidades, cara; que não está se dando o devido valor. Apesar,disso, como todos nós, você tem carências, precisa de interagir, trocar amor. Muitas pessoas te percebem e perceberão, como um pessoa que pode ser um amor. A vida é composta de riscos: tentar namorar é de risco, a maior parte dos namoros, como experimento que são, terminam sem dar certo. É exercício, investigação, melhor conhecimento. Ficar sozinho é risco total. Melhor tentar, mas com razoável harmonia interna, com pesquisa, observação cuidado. Estou à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de uma pessoa próxima!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8761 respostas

8 JUN 2020

Girl
A depressão não passou, não estás curada.
Bloqueou a emoção, a energia, por isso quando encontra pessoas "incríveis" se sente angustiada e se afasta.
Criou um bloqueio para não voltar a sofrer.
Precisa de Psicoterapia para resolver isso.

5912 respostas

8 JUN 2020

Olá Girl! Sinta-se acolhida! Decepções amorosa causam memórias traumáticas. (O conceito de trauma surge da palavra grega τραῦμα que significa “ferida”, e em Psicologia compreende-se o trauma como algo que tem origem no exterior, num acontecimento externo, mas que apresenta repercussão em nível interno, que é o nível do funcionamento psíquico). Uma ferida pode ser cuidada e ainda assim poderá deixar uma cicatriz, que traz a lembrança do ocorrido. Na decepção amorosa você foi ferida, se cuidou. No entanto, existe uma cicatriz que é essa memória traumática, que a faz tentar evitar sentir a mesma dor, criando uma barreira que está prejudicando sua vida! E com a autoestima baixa faz com que isso se intensifique. O mais indicado nessa situação é fazer psicoterapia.

Espero ter ajudado!

Psicóloga Patricia Queirós de Sousa Psicólogo em São Paulo

17 respostas

6 JUN 2020

Olá ,boa noite , depois de diversas decepções é normal querermos estar sozinhos ou não nós sentirmos preparados ou não merecedores do sentimento que o outro sente ! É necessário rever essas decepções e traumas vivenciados trabalhar todo nosso potencial , trabalhar está perda , levantar essa autoestima com um autoconhecimento e se amar novamente
Você já deu o primeiro passa e você é muito corajosa , agora se faz necessário o próximo passa
Atr A.G

Terapia para Todos Psicólogo em Guarulhos