É normal não sentir vontade de beijar ninguém?

Feita por >Mariia1 · 30 mai 2021 Psicologia clínica

Eu namoro à 2 meses e eu imagino várias situações em que eu possa vir a beijar o meu namorado pela primeira vez, mas quando chega à hora eu simplesmente, não sinto vontade de o beijar. Não quero beijá-lo.
Eu sei que ele gosta imenso de mim, e eu também gosto muito dele, mas eu sinto que o estou magoar por ainda não lhe ter conseguido dar um beijo.
O que faço?

A melhor resposta 2 JUN 2021

Olá Marilia1
Grata por participar.
Esse tipo de repulsa frequentemente está ligada à questões como experiências ruins do passado, questões religiosas, ou até mesmo fatos que ocorrem no momento como pandemias e medo de engravidar, entre outros. Procure observar os seus pensamentos à esse respeito tanto antes de estar ao lado dele como na hora que estiver ao seu lado. Talvez você encontre o motivo que a leva a agir assim. De qualquer forma procure se expor à essa experiência para "quebrar o gelo" e também poder se observar melhor.
Procure fazer terapia se esse desconforto se estender.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

31 MAI 2021

Olá Mariia1!
A sua falta de vontade pode estar relacionada a diversos fatores, como medo, timidez, repulsa, insegurança, alguma lembrança do passado que não foi positiva para você, baixa autoestima, etc... Seria interessante você avaliar os seus pensamentos nos momentos em que vocês estão juntos, assim como suas emoções.
Além disso, já que você gosta dele, procure conversar com ele sobre os seus desconfortos, talvez alinhando com ele a vontade apareça.
Caso tenha dificuldade para compreender seus pensamentos e emoções, busque ajuda de um dos profissionais do site para autoconhecimento e se fortalecer emocionalmente.
Fico à disposição,
Letícia de Paulo - Psicóloga clínica

Letícia de Paulo Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

51 respostas

31 MAI 2021

Olá Marília! Grato por perguntar. Você trás um tema muito interessante: beijar não algo tão universal como parece. Nem todos os lugares, nem todas as culturas apresentam esse costume. O beijo envolve uma intimidade diferente, envolve o contato de mucosas da boca ( o mesmo local de onde saem as elaborações de pensamentos, o mesmo local por onde entram os alimentos, podem entrar coisas boas e coisas ruins), isso apresenta uma importância muito grande na representação de vida de cada pessoa.
Ocorre que na nossa cultura é habitual as pessoas se beijarem, assim espera-se que você passe a praticar esse comportamento.
Você verá que com o tempo se acostumará a isso, vendo como algo habitual. Permita-se iniciar.
Com o tempo ficará menos desafiador.
Caso persista e não consiga lidar com isso, com maior leveza, sugiro que nos contate e passe por uma avaliação mais sistematizado, do ponto de vista da Ciência - Psicologia.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia - o Brasil apresenta o pior do mundo - façamos fechamento total por quinze dias para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, para que obtenhamos os mesmos ganhos que Serrana - SP, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.